Deltan e Carlos Fernando

, ,

A visão de democracia da força-tarefa da Lava Jato (3)

Quanto mais os procuradores da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba – em especial Deltan Dallagnol e Carlos Fernando – escrevem, mais fica clara sua concepção salvacionista e sua visão pedestre de democracia. Sim, como já mostramos em dois artigos, intitulados A visão de democracia da força-tarefa da Lava Jato, (1) e (2), eles estão no limite do analfabetismo democrático. Em outro artigo, Quem quer matar a Lava Jato, também comentamos uma nota tipo chantagem de Deltan, escrita para constranger o STF, na qual ele ameaçava o tribunal dizendo que ou se aprova toda a escandalosa armação Janot-Fachin, ou seria o fim da delação premiada e da operação como um todo.

Agora Carlos Fernando comete novamente, no seu mural do Facebook, uma resposta ao excelente artigo de Demétrio Magnoli, publicado ontem (24/06/2017), na Folha de São Paulo, que também foi comentado no artigo Pouco a pouco, os analistas políticos vão acordando.

Vale a pena ler os artigos linkados acima antes de analisar a nota de Carlos Fernando, reproduzida abaixo:

A voz da verdade que ressoa nos corações corrompidos se parece com os sons que retumbam nos sepulcros sem despertar os mortos. (Georges Jacques Danton – advogado e um dos líderes da Revolução Francesa)

A única motivação que encontro nesse artigo de Demétrio Magnólia (sic) é amedrontar as pessoas com ameaças sobre o caos que virá se não nos contentarmos com o pouco, com as migalhas de mudança que foram conseguidas até agora. Os argumentos de Magnoli têm os mesmos pais daqueles que tentam amedrontar a população com o caos econômico, e são primos daqueles que atemorizam os trabalhadores com supostos prejuízos de uma reforma na legislação trabalhista. Direita e Esquerda nos querem reféns igualmente. Querem que tenhamos medo da liberdade. Querem que acreditemos que somente eles podem nos salvar. Para isso só querem que cedamos nosso suor e sangue para mantermos a indecorosa festa desses vampiros.

Liberdade sempre assusta, mas o destino está nas nossas mãos. Para honrar o espírito da Revolução Francesa, lembramos que apesar do Termidor, os seus ideais prevaleceram e são hoje o coração de todo o mundo político ocidental.

Carlos Fernando dos Santos Lima – cidadão

As alegações do procurador são injustas e falsas. A motivação do autor (que ele, Carlos Fernando, reputa como única) não é “amedrontar as pessoas” e sim chamar a atenção para os métodos que estão sendo utilizados. Os argumentos de Magnoli não “têm os mesmos pais daqueles que tentam amedrontar a população com o caos econômico” (não há uma linha sobre isso, nem no artigo em tela, nem em qualquer publicação anterior do autor) e nem “são primos daqueles que atemorizam os trabalhadores com supostos prejuízos de uma reforma na legislação trabalhista” (onde ele leu isso?). A defesa (na verdade, ataque) de Carlos Fernando não se justifica. Na nota reproduzida acima ele não está discutindo com Demétrio Magnoli e sim tentando enquadrar o autor em uma das frentes que atacam a Lava Jato, à direita ou à esquerda (o que não se aplica ao artigo). O ataque, portanto, é gratuito.

Em seguida Carlos Fernando vem com duas alegações genéricas. Na primeira ele diz: “Querem que tenhamos medo da liberdade”. Ora, quem quer? E o que a liberdade tem a ver com isso? Por acaso caracterizar a ação de alguns procuradores (sobretudo o PGR, Rodrigo Janot) de estarem adotando procedimentos jacobinos, restringe a liberdade de quem? Não há mais liberdade de crítica? Todo reparo que se possa fazer à atuação dos procuradores é um ataque à liberdade?

Na segunda, ele – Carlos Fernando – diz: “Querem que acreditemos que somente eles podem nos salvar”. De novo cabe a pergunta: quem quer? Demétrio Magnoli por acaso se apresentou como salvador de qualquer coisa? Ou criticou, justamente, os que se apresentam como salvadores (os que se deixaram embalar “pela fantasia de que corporificam um Comitê de Salvação Pública”)?

A frase “querem que acreditemos que somente eles podem nos salvar” confirma pelo avesso o juízo de Magnoli: é como se o procurador estivesse dizendo, de maneira oblíqua, que somos nós – os cruzados do bem engajados na verdadeira campanha contra toda a corrupção – que podemos salvar alguma coisa. Salvar! Eis a palavra-chave.

Carlos Fernando termina sua nota com um parágrafo estranho:

“Liberdade sempre assusta, mas o destino está nas nossas mãos. Para honrar o espírito da Revolução Francesa, lembramos que apesar do Termidor, os seus ideais prevaleceram e são hoje o coração de todo o mundo político ocidental”.

Eis aí uma cabeça que não foi violada pela ideia de democracia. Ora, isso só confirma que Magnoli escolheu bem a comparação histórica. Eles – os procuradores salvacionistas – se acham mesmo missionários jacobinos (“o destino está em nossas mãos”). Os jacobinos, como se sabe, eram estatistas, assim como seus sucessores em linha direta: os bolcheviques. Ambos queriam usar o Estado para promover a mudança social que limparia o velho mundo por meio de grandes vassouradas.

É preciso informar a Carlos Fernando e aos seus pares que a democracia não foi reinventada na chamada revolução francesa e sim, mais de um século antes, na resistência à tirania de Carlos I na Inglaterra. E que não foram as ações de cortar cabeças que “são hoje o coração de todo o mundo político ocidental” e sim a vontade de viver sem um senhor, que está enraizada nos Bill of Rights do parlamento inglês na resistência ao poder despótico de Carlos I (o primeiro deles ainda em 1625). Sim, a democracia é, geneticamente, um processo de desconstituição de autocracia: foi assim com os democratas atenienses que resistiram à tirania dos psistrátidas, na passagem do século 6 para o século 5 AEC e foi assim quando os modernos reinventaram a democracia no século 17 na Inglaterra.

Os democratas atenienses e os membros do parlamento inglês não eram livres de toda corrupção. A democracia não é o regime sem corrupção e sim o regime sem um senhor (por certo os procuradores da Lava Jato não tiveram tempo nem de ler Os Persas, de Esquilo (472 AEC), onde aparece, pela primeira vez de forma escrita, o genos da democracia: referindo-se aos atenienses, em resposta à Atossa (viúva de Dario), ele escreve: “não são escravos nem súditos de ninguém”).

Se Carlos Fernando vivesse no século 5 antes de Cristo, em Atenas, Péricles, o principal expoente da democracia nascente, não escaparia da sua sanha persecutória, posto que ele foi acusado várias vezes de quebra de decoro e prevaricação (casou com uma mulher estrangeira, tida por prostituta, Aspásia, que não podia interferir como o fez na vida da Polis – que não era a cidade-Estado, como se julga e sim a koinonia política), corrupção (desvio de dinheiro de obras públicas, como o Partenon) e nepotismo (nomeou um filho ilegítimo para um cargo público). Um Comitê de Salvação Pública na Atenas daquela época, varreria tudo em nome da limpeza, inclusive a democracia.

Os democratas atenienses não eram estatistas, não eram um corpo meritocrático querendo limpar a sociedade. A democracia tem uma raiz social, nasce das livres conversações na praça do mercado, não nos gabinetes de burocratas constituídos como um enclave estatal, que – a partir desse lugar – quisessem propor ao povo uma cruzada para limpar a cidade.

Os jovens procuradores têm muito que aprender sobre democracia. Mas eles não têm – ao que tudo indica – a necessária humildade para tanto. Infelizmente, eles parecem possuídos por um espírito vingador, como se fossem “agentes kármicos” que estão chegando para punir os maus e recompensar os bons. Os bons, é claro, são os que estão do seu lado, enquanto que os maus são todos aqueles que ousam criticar seu comportamento e suas concepções.

Ora, os democratas não reconhecemos nenhum Comitê de Salvação Pública. Sobretudo um comitê eleito por ninguém, mas aprovado por concurso estatal, como se o saber específico de alguma matéria jurídica, política, sociológica, histórica ou antropológica, conferisse a alguém (a algum ator organizado corporativamente: sim, o MP é uma corporação) poderes regulatórios aumentativos em relação aos demais. Isto é, não há como negar, um enclave autocrático na democracia dos modernos (a democracia realmente existente hoje, nos países que a adotam), pois a matéria prima da democracia é a opinião (doxa), não o saber (seja techné ou episteme). Rigorosamente falando, eles são funcionários do Estado que cumprem uma função no establishment, aceitável no arranjo institucional dos poderes vigente (embora nunca se saiba bem que Poder da República realmente são: se judiciário ou executivo); mas não, stricto sensu, não nos representam.

 

 

 

54 Comments

Leave a Reply
  1. Very good blog! Do you have any suggestions
    for aspiring writers? I’m planning to start my own website soon but
    I’m a little lost on everything. Would you recommend starting with a free platform
    like WordPress or go for a paid option? There are so
    many options out there that I’m completely overwhelmed ..
    Any recommendations? Many thanks!

  2. Amazing blog! Do you have any tips for aspiring
    writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything.

    Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that
    I’m totally confused .. Any ideas? Thank you!

  3. Aw, this was an exceptionally nice post. Taking the time and actual effort
    to create a top notch article… but what can I say… I put things off a lot
    and never manage to get anything done.

  4. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew
    of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.

    I’ve been looking for a plug-in like this for
    quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I
    look forward to your new updates.

  5. Attractive component to content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I get actually loved account
    your blog posts. Any way I will be subscribing on your feeds and even I fulfillment you get right of entry to consistently fast.

  6. Hey there, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Ie, it looks fine but
    when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, awesome blog!

  7. I am really glad to glance at this web site posts which contains lots of useful facts, thanks for providing these kinds
    of statistics.

  8. Right here is the right site for everyone who really wants to
    understand this topic. You realize a whole lot its almost tough
    to argue with you (not that I personally will need to…HaHa).
    You definitely put a new spin on a subject which has been written about for decades.
    Excellent stuff, just excellent!

  9. Hey there, You’ve done a fantastic job. I will definitely digg it and personally
    recommend to my friends. I am sure they will be benefited from
    this website.

  10. Good day! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Cheers!

  11. Thank you a bunch for sharing this with all people you actually recognize what you are speaking about! Bookmarked. Kindly additionally discuss with my site =). We may have a hyperlink alternate arrangement between us

  12. I got this web site from my friend who informed me concerning this web site and now this time I am visiting this website and reading very informative articles or reviews at this place.

  13. hello there and thank you for your information – I have definitely picked up something new from right here. I did however expertise several technical issues using this website, as I experienced to reload the web site a lot of times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and could damage your high-quality score if advertising and marketing with Adwords. Well I’m adding this RSS to my e-mail and can look out for much more of your respective intriguing content. Ensure that you update this again soon.

  14. Thanks for another informative web site. The place else may I am getting that kind of info written in such an ideal means? I have a project that I am just now running on, and I have been on the glance out for such info.

  15. Absolutely NEW update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil 3.0”:
    captcha breaking of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another size-types of captchas,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM programms: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.
    See you later!

    XRumer201707

  16. I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this site. I’m hoping the same high-grade website post from you in the upcoming also. In fact your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a great example of it.

  17. I believe this is among the so much important information for me. And i’m glad studying your article. However want to commentary on some common things, The website taste is ideal, the articles is truly great : D. Just right process, cheers

  18. My coder is trying to convince me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on various websites for about a year and am nervous about switching to another platform. I have heard very good things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress posts into it? Any kind of help would be greatly appreciated!

  19. Revolutional update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil 3.0”:
    captchas breaking of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another size-types of captchas,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM software: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of demo videos about XEvil in YouTube.
    Good luck 😉

    XRumer201707

  20. Thank you, I have recently been looking for information about this topic for a long time and yours is the greatest I’ve discovered so far. However, what in regards to the bottom line? Are you positive concerning the source?

  21. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who has been conducting a little homework on this. And he actually ordered me dinner due to the fact that I discovered it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to discuss this topic here on your web site.

  22. Absolutely NEW update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil 3.0”:
    captcha recognition of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another types of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM software: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.
    Good luck 😉

    XRumer20170717

  23. Absolutely NEW update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil”:
    captchas solving of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another size-types of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM software: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of introducing videos about XEvil in YouTube.
    Good luck 😉

    XRumer20170718

  24. Aw, this was a very good post. Taking a few minutes and actual effort to make a top notch article… but what can I say… I procrastinate a lot and never manage to get anything done.

  25. Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Very useful info particularly the last part :) I care for such info much. I was seeking this certain information for a very long time. Thank you and good luck.|

  26. Revolutional update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil”:
    captchas breaking of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another subtypes of captchas,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM software: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of demo videos about XEvil in YouTube.
    Good luck 😉

    XRumer20170721

  27. Revolutional update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil”:
    captcha breaking of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another size-types of captchas,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM programms: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? There are a lot of demo videos about XEvil in YouTube.
    See you later 😉

    XRumer20170721

  28. Revolutional update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil”:
    captchas recognition of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another size-types of captchas,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM programms: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of introducing videos about XEvil in YouTube.
    See you later 😉

    XRumer20170721

  29. It’s my belief that mesothelioma is actually the most dangerous cancer. It’s got unusual qualities. The more I actually look at it the harder I am convinced it does not behave like a real solid cells cancer. If perhaps mesothelioma is often a rogue viral infection, so there is the chance of developing a vaccine in addition to offering vaccination for asbestos open people who are open to high risk of developing potential asbestos linked malignancies. Thanks for expressing your ideas on this important health issue.

  30. Revolutional update of SEO/SMM software “XRumer 16.0 + XEvil”:
    captcha breaking of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another types of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM programms: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other software.

    Interested? You can find a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.
    See you later!

    XRumer20170721

  31. Revolutional update of SEO/SMM package “XRumer 16.0 + XEvil 3.0”:
    captcha breaking of Google, Facebook, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another types of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can connect XEvil 3.0 to all most popular SEO/SMM programms: XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other software.

    Interested? There are a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.
    Good luck 😉

    XRumer20170721

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Deixe seu comentário