Galeria Odebrech

,

Mentindo com a verdade

A mega-delação industriada da Odebrecht

Foram ontem publicados vários vídeos com depoimentos de empregados e donos da Odebrecht. Eu assisti três ou quatro e não fiquei com uma boa impressão.

Alguns depoimentos, como o do capo Emílio, me soaram solertes (vendeu a ideia de que ele e Lula tinham um relacionamento afetivo, de progenitores amorosos somente dedicados às carreiras de seus filhos e os olhos postos no desenvolvimento do Brasil, escondendo o fato de que eram comparsas de um mesmo esquema criminoso de poder). Os de Alexandrino, Valladares e Faria foram na mesma tônica: aparentaram ser senhores muito preocupados com o país e não se furtaram a dar até algumas lições de moral. Pareceu-me uma farsa.

Há muito tempo estou alertando: está em curso um embuste. Há quatro meses, no artigo A mega-operação da Odebrecht e, há oito meses, no artigo Leo e Marcelo: uma confusão para esconder o fundamental, tentei mostrar por que a mega-delação da empreiteira bandida é, na verdade, uma mega-operação de despistamento, um investimento na confusão. É claro que há verdades, assim como meia-verdades e mentiras nos depoimentos dos escolhidos para delatar – mas tudo misturado.

Até o Diogo Mainardi foi citado pelo delator Henrique Valladares (um dos pilantras escolhidos para passar recado, mentindo com a verdade, assim como Marcio Faria da Silva e o próprio Emílio). É para misturar mesmo diversos tipos de crime e arrolar tanta gente que fique impossível responsabilizar os que realmente comandaram o esquema: a organização criminosa dirigente (a direção de facto do Partido dos Trabalhadores, comandada por Lula e seus assessores, Dirceu e seus sequazes, Palocci, Vaccari, Delúbio, Berzoini, Bargas e alguns outros: sim, a esta altura já sabemos os nomes de quase todos).

Já que a Odebrecht tinha mesmo que delatar alguns, por que não envolver todos, conjurando a formação de um círculo de cumplicidade capaz, quem sabe, de garantir a impunidade, se não da quadrilha inteira, pelo menos de alguns?

Os chefes da Odebrecht fizeram isso com o objetivo de assegurar a sobrevivência da empresa, celebrando uma espécie de acordo, formal ou informal (pouco importa), não de leniência, mas de conivência com as autoridades encarregadas da investigação (que, ansiosas para alcançar seus objetivos e mostrar serviço, aceitaram o jogo). Mas tudo isso é um absurdo.

É um absurdo que Emílio não apenas esteja solto, mas livre para articular e industriar o depoimento de uma centena de comandados.

É um absurdo que uma empresa centralizada tenha necessidade de recorrer ao depoimento de tantos delatores (como se os chefes não soubessem o que faziam seus subordinados): a única delação não planejada parece ter sido a da secretária Maria Lucia Tavares, que revelou a existência de uma organização clandestina dentro da Odebrecht: o Setor de Operações Estruturadas (que não era um mero departamento de propina, como se diz, e sim uma estrutura montada para financiar um projeto político criminoso de poder).

É um absurdo que a Odebrecht, que não era uma empresa pagadora de suborno ou propina e sim um banco ilegal, um sistema financeiro completo para operar o dinheiro do crime e financiar a montagem de um Estado paralelo no Brasil, possa continuar sob o comando da mesma famiglia que construiu e administrou tudo isso durante tanto tempo.

A Odebrecht tem que fornecer – se ainda não o fez (e não sabemos) – o mapa das contas secretas, no Brasil e no exterior, que estão em nome de laranjas ou de offshores (abertas, aliás, pelo próprio Marcelo) para guardar o dinheiro do crime (ou será que alguém acredita que só havia um Barusco?). Lá atrás, no início da Lava Jato, Youssef prometeu revelar esse mapa: ele revelou? A Odebrecht tem que nos dizer por que comprou o Meinl Bank Antígua. A Odebrecht não pode apenas nos contar como foi e sim também dizer como é: o que permanece funcionando ilegalmente, o que ainda está escondido? E o que está latente, dormindo, apenas esperando uma virada política para voltar?

A impressão que se tem é que estamos sendo enganados. Que Emílio está mentindo com a verdade, apenas ganhando tempo para ver se Lula volta em 2018 e então retomar o projeto que poderia ser chamado de projeto Krupp, ou de projeto Ig-Farben (como se sabe essas empresas e conglomerados se associaram a Adolf Hitler sonhando com lucros incessantes a perder de vista, por um milênio de Reich).

Leiam um trecho da delação de Emílio Odebrecht. Fica claro que é uma atuação de contra-informação e despistamento. Ele naturaliza a quadrilha, confundindo de propósito o esquema criminoso de poder do PT a que se associou com a velha corrupção endêmica na política brasileira:

“O que nós temos no Brasil não é um negócio de cinco anos, dez anos atrás. Nós estamos falando de 30 anos atrás. Tudo o que está acontecendo agora era um negócio institucionalizado, era uma coisa normal. Em função de todos esses números de partidos… Eles brigavam era pelo quê? Por cargos? Não, todo mundo sabia que não. Era por orçamentos gordos. Os partidos, então, colocavam seus mandatários com a finalidade de arrecadar recursos para o partido, para os políticos. E isso é há 30 anos. O que me surpreende é quando eu vejo todos esses poderes, a imprensa, tudo… como se isso fosse uma surpresa. Olhe, me incomoda isso. Não exime em nada a nossa responsabilidade, a nossa benevolência… Nós praticamente passamos a olhar isso com normalidade. Porque, em 30 anos, é difícil as coisas não passarem a ser normais…”

Mas… Examinem esta foto. Vejam aí Dilma, a presidente petista, juntamente com Marcelo Odebrecht e os bolivarianos (destaque para o ditador Maduro, a direita) e – atenção! – para o ditador Raul Castro, de Cuba. Estão entendendo ou é preciso explicar (ou, quem sabe, desenhar)?

Dilma, Maduro e Marcelo Odebrecht

Então essa conversa mole de Emílio Odebrecht, de que ele participou de uma corrupção que tem mais de 30 anos, que já fazia parte da cultura político-empresarial brasileira, que já era endêmica, é apenas para nos enganar. Não! Eles – a organização criminosa Odebrecht – se associaram a um projeto político, ao projeto criminoso de poder dos bolivarianos e do PT.

Nota – Não há nenhuma teoria da conspiração aqui. A Odebrecht, simplesmente, se associou ao projeto político criminoso do PT. Ponto.

 

 

 

86 Comments

Leave a Reply
  1. Bayerotik.COM , TEL: 0216 492 27 16-15 Erotik shop,Seks shop,Sex shop,Erotik Mağaza,Penis Büyütücü,Penis büyütücü hap,Şişme Manken,Penis Çeşitleri,Vibratör,Protez Penisler,Vajina Çeşitleri,Kayganlaştırıcı Jel Çeşitleri,Göğüs Büyütücü,göğüs büyütme,Erotik Film,Cinsel İstek Arttırıcı,Prezervatif Çeşitlerimiz,Exra Zevk Ürünleri,Taocu Sex Ürünleri,Erotik Ürünler,Erotic Shop,Film Arşivi,Doğal Cinsel Güç Arttırıcılar, Afrodizyaklar, Erken Boşalma Önleyici,Geciktirici Spreypenis büyütme ,penimax,penis fit,penis xl,penis

  2. “Der Theologe Öztürk führt als Beispiel folgenden Koranvers auf:>Sie sagen: “Was diese verbotenen Tiere in den Leibern tragen, geht ausschließlich an unsere Männer und ist unseren Frauen verboten. ” Ist es aber tot geboren, dürfen Männer und Frauen davon essen. Gott wird sie für ihre falschen Verbote und Gebote bestrafen. Seine Weisheit und Sein Wissen sind unermeßlich.< "Kannst Du die entsprechende Sure und den Vers dazu geben?

  3. I’m big on dreams. Why shouldn’t we connect with a larger part of the world when we sleep. Scary for Lincoln, that’s for sure. And fodder for another short story inspiration? Sounds right up the Sherry Isaac alley. Definite shivers from this one!

  4. The waiting is over and may the best writer win! Of course, I’m NOT one of the finalists (sniff) but that’s OK (sniff, sniff)… I know the judges had to be impartial (sob) and you couldn’t show any favoritism (weep, weep)…really, I’m OK with the rejection…I’m a grown up, after all! Right? (sniffles)Guess I should have given you those gift bags I made for the judges when I saw you last weekend. Seriously though, I did enjoy the competition and the suspense to know the results. Great job, Peg.

  5. la existencia de los dinosaurios fue con la del hombre de 6000 años atras y casi se extinguieron con un diluvio universal hace aproximadamente unos 4000 años atras, la idea qe existieron hace millones de años es totalmente falsa,descabellada, ficticia, erronea, es una mentira cientifica; pues la tierra apenas y tiene cerca de 11,000 años.

  6. Hola cocotte!!! Tiene muy buena pinta y parece facilona (esto también me gusta), la probaré!La semana pasada fui a una cata de quesos y nos dieron a probar la tartiflete con queso reblochon y me acorde de ti llevaba diás intentando localizar ese queso…Una pregunta la receta del hojaldre de puerros y gambas crees que lo puedo dejar preparado de un día para otro o mejor prepararlo el mismo día? GRACIASUn saludo!

  7. L-am urmarit fix vreo 5 min timp in care il intreba moderatorul de Titus Corlatean…mi-am amintit ca cunosc un fan al lui Titus, pe dl Cornel. Geoana a fost diplomat desi intrebarea viza clar o cearta dintre cei doi, in momentul cand Titus era propus de PSD la sefia Senatului, iar Geoana l-a cam persiflat. Scena nu are legatura cu profesionalismul celor doi protagonisti, iar Titus nu a replicat atunci in niciun fel. Diplomati amandoi

  8. @Tom, @Jennifer and all others :) — I personally would love to see more of eco-friendly – green – recycle – sustainable – healthy – vegan pics… Thanks guys, you rock!) make sure to write to us and let us know!

  9. An excellent plugin, big thanks. TB 10 ESR + Lightning 1.2.3 + ECTP 2.2.31 work very well. I’ve had no luck at all with TB 15/16/10ESR and ECTP 3.0.0 beta/rc3/rc4/release. The calendar won’t sync, jobs get stuck. ECTP logs show all events being received, but the calendar displays none, or very few of the newest. A more detailed changelog and changing minor version numbers instead of just build numbers would be welcome.Most important is to keep TB 10 ESR supported…

  10. RISPETTU PI L’ACQUA E RA IUMARA A IUMARA CHI SCURRI SEMPI IN FRETTA PI SI FA’ GUARDA’ SEMPI CU RISPETTU. GHIA CHI MI FIARMU SEMPI A RIPUSA’ ARU FIANCU SUA PI MI RILASSA’, MENTRI MI RILASSU ARA GUARDA’ SEMBRA CA MI MMITA PI MI DISSETA’. CHI FORZA STA IUMARA QUA’! FA’ STU RIMURI CA GHIDDRA VO’ PASSA’ E FINU A RU MARI ADDRA VIAGGIA’. QUANNU PASSA PRIPARATI ADACQUA’ PA FA’ FIRMA’ NA PICCHI A RIPOSA’, NA MISSIONI STA’ IUMARA ADDRA PURTA’ I COLTIVA’ E DI DISSETA’. U RIASTU CHI DDRA VANZA TI LU SCANZA, ECCU PICCHI’ LASA RISPETTA’ GHIDDRA NON VO’ NENTI PI TI DISSETA’.CATRINO

  11. I’m not knocking Stalberg’s ability (when he applies it), and I think he can certainly be an effective forward in the NHL. My comment was specific to a line with Brandon Pirri at center. I would prefer a physical player that gets in front of the net and hits on a line w/ Pirri and, in theory, Hossa. To Chicalleni’s comment, I wouldn’t say Stalberg’s as bad as Skille, but he does go thru some awfully frustrating stretches. Last year he was more consistent than Bickell & Frolik

  12. Shirley RobinsonI originally joined the Elks auxilary last year because their main charity is for the Christmas families. I truly enjoyed shopping and giving. We also set the families up with food and personal items as well as paper products. This year I will be boxing and actually handing the recipients there gifts. I cannot wait for this ministry. What joy I will receive.

  13. “Byrdie killed that dead” OMG, yes. I thought ok, hmmm, nice try, different, when I first saw her — but then I scrolled down to the runway look. As Byrdie demonstrates, sometimes making a runway look “your own” is highly overrated.

  14. pricing in a way that feels like part of the experience. You don’t see Anthropologie or even Costco sloppy with where and how they put their price tags out there. They are deliberate and integrated.

  15. Thanks so much for this! I’ve just been going crazy trying to set up a photoblog when I found your site. I’ve installed everything, but nothing seems to show up in the index page. Am facing problems with photon as well…darn server error thingy. Hopefully, will be able to solve it and have a photogallery as gorgeous as yours! Thanks again!

  16. Heute habe ich einmal darauf geachtet. Der Wilmersburger Pizzaschmelz schmilzt sofern er auf der Tomatensoße liegt, nicht aber auf dem Teig. Vermutlich geht es bei mir weil ich einen Pizzaofen habe der bis zu 400 Grad aufheizen kann.Allerdings wärs mir egal, Hauptsache es schmeckt. Lange seh ich die Pizza sowieso nicht weil sie schnell aufgegessen ist 😉

  17. Surprised nobody here ever mentions Neil (of savings & loan fame) whose name was common knowledge to Americans as recently as the late 90s. The quality of catty anti-Bush kibbitzing has declined over the years

  18. Io ho appena provato "brutalmente" a salvare la pagina con il Salva di Firefox e la dimensione del file .html + la cartella dei file accessori è proprio sui 4MB!La parte più pesante sono 2/3 file summary

  19. Cześć, rozumiem, że wzrost temperatury ma związek, z egzystencją człowieka w wWenecji. Ruch turystyczny i mieszkańcy się do tego przyczynili. Co według ciebie bardziej wpływa na tzw. wyspę ciepła? Rozkład odpadów w kanałach, czy nieuregulowana gospodarka ściekowa?Ciekawi mnie bardzo ten temat, jeśli łatwiej ci odpowiedzieć na ten temat to zapraszam na maila. Pozdrawiam.odpady.blog.pl

  20. Doesn’t work on Firefox for me, I have to check why.But is is really a good catch, Annie. Very good. I love the sequence with the opera singer juxtaposed with the contours of Gaza over the sea. The contours have a distinct metal quality, but that may be me. Reminds me of a painting.

  21. Christo Cooks   Hip Foodie Mom   Hola Jalapeño    Ladles and Jellyspoons Matt Bites   Shutterbean   Sprouted Kitchen   Southern Girls Kitchen   Stir and Scribble Tartlet Sweets   The

  22. frumos jirlaul mam nascut in jirlau in 68 miaduc aminte de toate balta scoala prietenii parintii mai vin peacasa cam rar da nostalgia nu piere niciodata sa auzim numai de bine despre comuna noastra dorin bulancea

  23. this may be one of my favorite looks of yours yet…! i love how you look in the long skirt and blouse. so darling. :)i wish i could raid your closet and run away with everything.xx elanor

  24. If this is a group plan, you can request that your baby be added as a late enrollee. If the plan is self- funded, the plan administrator (someone at the employer) can write an exception to add the baby. Was this answer helpful?

  25. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this website. I am hoping the same high-grade website post from you in the future also. Actually your creative writing abilities has inspired me to get my own site going now. Actually blogging is spreading its wings and growing fast. Your write up is a good example.

  26. In my high school, there are special needs students. I know a student with down syndrome and one with mental retardation. I know few students with HFA (high-functioning autism) and aspergers.

  27. I don't write YA (usually), but regardless of the category I usually find sex scenes cheesy. I'd much rather have it alluded to. Those moments before and after steamy acts are so much more compelling to me than the acts themselves. Rather than having a love scene described to me in detail, I'd rather get the image of two people knowingly meeting each other's eyes amidst an oblivious crowd of people after having just engaged in off-screen steaminess.

  28. I agree that these are a great combination of the 80′s look with an updated style. Honestly, I think they are the best looking uniforms we have ever had! Definitely a lot better than the most recent “pit stain” jerseys. The gray jersey probably isn’t the best, but it’s good, and the rest rocks! I love the Pistol Pete and stripes on the pants!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Deixe seu comentário