Kerferd 5

,

O movimento sofista 5

Começamos a publicar os capítulos do livro de G. B. Kerferd (1980), O movimento sofista (tradução de Margarida Oliva de The Sophistic Movement, Cambridge: Cambridge University Press, 1981, publicada pelas Edições Loyola, São Paulo, 2003).

Os três primeiros capítulos estão disponíveis aqui. O quarto capítulo está disponível aqui. Segue abaixo o quinto capítulo na íntegra.

5 – Os sofistas individualmente

Conhecemos os nomes de mais de vinte e seis sofistas do período entre mais ou menos 460 a 380 a. C., quando sua importância e sua atividade estavam no auge. No século IV eles foram efetivamente substituídos por escolas mais organizadas, mais sistemáticas, freqüentemente com prédios próprios mais ou menos permanentes, como no caso da Academia de Platão, do Liceu de Aristóteles e de um bom número de outras. Dos sofistas cujos nomes conhecemos, talvez oito ou nove eram muito famosos, e a esses deveríamos acrescentar os autores de duas obras anônimas, a Dissoi Logoi e o chamado Anônimo Jâmblico. Seria conveniente dizer alguma coisa sobre cada um deles separadamente. O testemunho se encontra em geral convenientemente apresentado na coleção de Testemunhos e Fragmentos, por Diels-­Kranz, citada como DK [1].

(1) Protágoras

De longe o mais famoso era Protágoras, e Platão sugere ter sido ele o primeiro a adotar o nome de sofista e cobrar honorários pela instrução que oferecia (Prot. 349a2-4). Nascido em Abdera, não mais tarde do que 490 a.C., morreu provavelmente logo depois de 421 a. C. Em menino, pode ter sido educado por mestres religiosos persas, na Trácia. No diálogo de Platão, o Protágoras, ele é representado como tendo che­gado recentemente a Atenas, vindo de fora (309d3), e é feita referência à ultima vez em que estivera em Atenas, alguns anos antes (310e5). Isso induziu Ateneu a supor que ele tives­se feito apenas duas visitas a Atenas na época em que se situa o diálogo de Platão (DK 80A11), e levou especialistas moder­nos a especulações inúteis. Seria muito difícil crer que Protá­goras tivesse realmente estado em Atenas somente uma vez antes de sua conhecida visita, por volta do final dos anos trinta — sua íntima associação com Péricles e sua escolha, por este, para elaborar a constituição para a nova colônia em Turói deve indicar que ele já era bem conhecido em Atenas por volta de 444 a. C. É provável que sua primeira ida lá fosse mais ou menos em 460 a. C., visto que, segundo o que diz Platão, ele tinha sido sofista por quarenta anos, quando morreu. Na verdade, não há razão nenhuma para crer que ele só estivesse estado uma vez, antes, em Atenas, visto que o que a passagem no Protágoras diz é “quando ele visitou Atenas previamente, isto é, antes”, e não “quando ele visitou Atenas pela primeira vez” [2].

Segundo a tradição corrente, parece que Protágoras mor­reu afogado numa viagem por mar, depois de deixar Atenas por ter sido julgado e condenado por impiedade. Seus livros, recolhidos mediante proclamação do arauto, foram queima­dos na ágora. Os elementos essenciais da história encontram-se já em Timon de Flius e em Filócoros, no século III a. C. Creio que não há motivo para não os aceitar. É verdade que, no Mênon (91e3-92a2), Sócrates diz que até o dia em que ele está falando (data dramática do diálogo, talvez 402 a. C.) Protágo­ras nunca deixara, de forma alguma, de ter uma boa reputa­ção. Tem-se argumentado que essas palavras provam que Protágoras nunca sofreu qualquer séria desgraça pública e que, consequentemente, a história de seu julgamento não pode ser verdadeira. Mas é difícil achar que essa objeção seja conclusiva. Já foi assinalado [3] que Platão teria dito a mesma coisa a respeito de Sócrates, que, de fato, foi julgado por impiedade e condenado à morte.

Na lista dos “livros existentes” de Protágoras, preservada por Diógenes de Laércio, consta o seguinte: Arte da Erística, Sobre a luta corpo a corpo, Sobre Ciências (ou possivelmente Sobre Matemática), Sobre Governo, Sobre a ambição, Sobre as virtudes, Sobre o estado original das coisas, Sobre os que estão no Hades, Sobre ações humanas incorretas, Imperativo, Julgamento a propósito de um pagamento e Analogias em dois volumes. Sobre os deuses e Verdade, também obras suas, não foram incluídas na lista. Na maioria dos casos, não temos nenhuma indicação positiva do real alcance ou conteúdo dessas obras.

Nos anos 1851-54, em escavações conduzidas por Mariette, foram descobertas, em Mênfis, no Egito, umas onze estátuas dispostas em semicírculo de frente para o fim da chamada aléia da Esfinge que leva a Serapeum. Elas foram deixadas in situ e acabaram cobertas, de novo, por areia levada pelo vento. E foram redescobertas em 1938, mas os trabalhos foram interrompidos durante a Segunda Guerra Mundial. Foram finalmente descobertas, de novo, em 1950 e então apresentadas integralmente [4]. Na metade oriental do semicírculo temos Platão, Heráclito, Tales e Protágoras, identificados pela inscrição de seus nomes nas estátuas. Apesar do uso de ômicron em lugar de ômega no nome de Protágoras, a identificação parece segura e não foi questionada. A data é incerta, mas as estátuas certamente pertencem ao período ptolomaico. O que é notável é que Protágoras esteja incluído numa série de filósofos, de frente para um conjunto de poe­tas, no lado oposto; um testemunho claro, ao que parece, da importância de que estava investido no período helenístico.

(2) Górgias

Górgias veio de Leontini, na Sicília, e consta que chegou a uma idade bem avançada. Pausânias (DK 82A7) nos diz que Górgias conquistou ainda mais respeito, em Atenas, do que o famoso Tísias, e que Jasão, quando se tornou tirano de TessáIia, pôs Górgias acima de Polícrates, embora a escola de Polícrates tivesse uma boa reputação em Atenas. Daí se infere que ele viveu na corte de Jasão de Férai depois que este se tornou tirano, não antes de 380 a. C. Mas a inferência é totalmente sem fundamento, visto que a história meramente relata uma comparação entre o tipo de retórica de Górgias e a de seu aluno, Policrates. Tudo o que podemos dizer com alguma probabilidade é que seu nascimento foi talvez por volta de 485 a. C. e que ele ainda vivia no século IV a.C.

Há uma clara tradição de que ele foi discípulo do filósofo siciliano Empédocles, e fez uma famosa visita a Atenas, em 427 a. C., como líder de uma embaixada de Leontini, para persuadir os atenienses a fazer aliança com sua cidade natal contra Siracusa. Discursou na Assembléia e consta que foi muito admirado pela sua habilidade retórica. Essa pode ter sido sua primeira visita a Atenas. Mas isso não é dito em nenhuma fonte, por conseguinte a inferência é muito incerta. Ele, certamente, viajou muito, sem se estabelecer em nenhuma cidade em particular; há registro de ter falado em Olímpia, em Delfos, em Tessália, em Boécia e em Argos, onde foi tão detestado que seus alunos foram sujeitos a uma penalidade qualquer. Em Atenas ele fez discursos “epidícticos” e teve alunos, o que lhe rendeu consideráveis somas em dinheiro.

Em tudo isso, Górgias claramente funcionava como sofista e era claramente conhecido como tal. As sugestões modernas de que ele não deveria ser classificado como sofista repousam em um estreitamento arbitrário do conceito de sofista e não têm, também, nenhuma base em testemunhos antigos [5].

Acredita-se que seu tratado Sobre natureza foi escrito na 84a Olimpíada, isto é, em 444-441 a. C. (DK 82A10). Sumários, ou partes, ou referências sobrevivem em discursos intitulados Oração fúnebre, Oração olímpica, Elogio aos eleanos, Elogio a Helena, Apologia de Palamedes. É provável que tenha também escrito um tratado técnico sobre retórica, cujo título seria simplesmente Arte ou, possivelmente, Sobre o momento certo no tempo (Peri Kairou). Finalmente não há por que duvidar da atribuição que se faz a ele do Onomastikon mencionado por Pólux, no prefácio do seu próprio Lexicon, no qual se utilizou dele (IX, 1 p. 148 Bethe), mas não incluído, creio eu, em nenhum livro sobre os sofistas antes de 1961 [6]. O título era também aparentemente o de uma obra de Demócrito (DK 68A33, XI, 4).

(3) Pródicos

Pródicos veio da ilha de Quios, nas Cíclades, que era também o lugar de nascimento do poeta Simônides. Nasceu, provavelmente, antes de 460 a. C. e ainda vivia por ocasião da morte de Sócrates, em 399 a. C. Foi em muitas embaixadas de Ceos a Atenas, e numa ocasião discursou perante o Conselho. Como Górgias, deu palestras “epidícticas” e, também, aulas particulares com as quais ganhou muito dinheiro. Visitou muitas cidades, não só Atenas. Segundo Filostratos, Xenofonte estava certa vez preso em Beócia, mas obteve liberdade sob fiança a fim de ouvir um discurso de Pródicos. Xenofonte ficou certamente muito impressionado com uma epideixis de Pródicos, sobre a Escolha de Hércules, tanto que a resumiu, na boca de Sócrates, no seu Memoráveis II, 1.2134. Esse discurso veio de uma obra intitulada Horas (Horae) que incluía panegíricos de outras pessoas ou personagens, assim como de Hércules, segundo Platão (DK 84B1). Ele também escreveu um tratado Sobre a natureza do homem.

Pródicos foi sobretudo famoso por sua obra sobre a linguagem, e a sátira de Platão sobre ele no Protágoras sugere, para alguns, que ele possa ter deixado escritos específicos Sobre a correção dos nomes. A importância filosófica dessa faceta de sua obra é muito grande, mas não temos nenhuma referência concreta a qualquer outra coisa além de sua série de palestras. Mas foi baseado nessas palestras e seus conteúdos que Sócrates se considerava aluno de Pródicos (Platão, Prot. 341a4, Meno 96d7) e diz ter mandado muitos alunos, que não estavam em condições de se associar consigo, por não estarem filosoficamente grávidos, para se ligarem com proveito a Pródicos e a outros homens sábios e inspirados (Teeteto 151b2-6). Que as suas teorias lingüísticas tinham uma clara base metafísica é o que sugere o novo fragmento de papiro discutido abaixo.

Há uma tradição em fontes tardias (DK 84A1) segundo a qual Pródicos teria morrido em Atenas, bebendo cicuta, aparentemente após condenação por “corrupção dos jovens”. Isso é, com razão, comumente descartado como uma confusão entre Pródicos e Sócrates — se fosse verdade, certamente teríamos ouvido falar disso em fontes mais antigas. Mas havia uma história, preservada no pseudo-platônico Eryxias (398e11- 399b1), segundo a qual Pródicos foi expulso de um ginásio por falar inconvenientemente diante de jovens, de modo que não é impossível que, de fato, tenha enfrentado o tipo de oposição que Protágoras disse ser a sorte comum de todos os sofistas.

(4) Hípias

Hípias de Élis é mencionado no Protágoras da mesma forma que Pródicos e é razoável supor que podiam ser da mesma idade. Ele aparentemente estava vivo em 399 a. C. e provavelmente morreu cedo no século IV — não há a menor probabilidade de que tenha vivido até a metade desse século, como tem sido sugerido. Como outros sofistas, viajou bastante e ganhou muito dinheiro.

Ele dizia estar à vontade em toda a ciência de seu tempo e, por isso, não é de estranhar que Sócrates se refira a ele como um polímata (DK 86A14). Nisso era, sem dúvida, ajudado por excepcional capacidade de memória, aparentemente desenvolvida por técnicas especiais, que ensinou também a outros, e que o habilitava a lembrar cinqüenta nomes depois de ouvi-los uma vez só. É interessante ler, embora provavelmente não seja verdade, que sua habilidade de memória era ajudada com a bebida de certas poções.

Além de exposições “epidícticas”, parece que era tido como sempre pronto a ensinar astronomia, matemática e geometria, genealogia, mitologia e história, pintura e escultura, a função das letras, sílabas, ritmos e escalas musicais. Além disso, escreveu versos épicos, tragédias e ditirambos, assim como muitos tipos de prosa. Tudo isso já seria bastante extraordinário. Mas há bons indícios de que seu conhecimento não era apenas superficial, nem tampouco baseado numa fluente facilidade de falar, sem preparação, sobre qualquer assunto. Pelo contrário, devemos concluir que era baseado numa erudição ao mesmo tempo ampla e profunda.

A prova disso é de dois tipos. Primeiro, há indicações de que Hípias desenvolveu algum tipo de posição filosófica geral própria. Embora seja de difícil reconstrução, parece ter sido baseada numa doutrina de classes de coisas dependentes de um ser que é contínuo ou que passa através dos corpos físicos sem interrupção, de forma igual, nos dizem, à das fatias de bife cortadas ao longo do lombo e servidas a um hóspede muito importante, como especial privilégio, num banquete, em Homero (ver Hípias Maior 301d5-302b4, não em DK, infelizmente). Mais importante, contudo, porque dificilmente pode ser contestada, é a prova de um interesse excepcionalmente douto no estudo de tais assuntos, inclusive da história deles. Hípias parece ter virtualmente inaugurado esse tipo de estudo. Neste ponto antecipou o tipo de pesquisas sistemáticas encomendadas por Aristóteles no Liceu. O que é realmente notável, no caso de Hípias, é que ele foi capaz de fazer tanta coisa sem o auxilio de bibliotecas públicas e de uma escola organizada de estudantes pesquisadores.

Ele produziu uma lista de vencedores olímpicos, baseado em registros locais, em Olímpia, o que provavelmente permitiu a Tucídides dar datas precisas, ao passo que Heródoto não fora capaz de fazer isso [7]. Uma citação da lista, direta ou indireta, pode ser encontrada no que resta de um papiro Oxyrhynchus datado do século III d. C. (n. 222). Certamente isso fez parte do testemunho para a lista posterior completa que conhecemos através de Eusébio. Helânicos produziu uma lista semelhante das sacerdotisas de Heras, em Argos, e Aristóteles (frags. 615-617) produziu uma outra lista dos vitoriosos délficos. Aqui pode-se mencionar uma outra obra, uma lista, se é que era isso mesmo, de nomes de pessoas compilados por Hípias sob o título Ethnõn Onomasiai (DK 86b2).

O conjunto de sua obra foi fundamental para o estabelecimento de uma cronologia básica para a história grega. Mas isso não era tudo, de forma alguma. Na matemática foi-lhe atribuída a descoberta da curva chamada quadratriz, usada para a trissecção de um ângulo e nas tentativas de quadratura do círculo. Pela maneira como a isso se referem autores posteriores, é razoavelmente certo que ele deixou, por escrito, um relato de sua descoberta (ver Proclo, Commentary on the First Book of Euclid’s Elements, p. 356, uma passagem que não está em DK). Nesse mesmo comentário, Proclo nos dá (p. 65-8) um esboço da história da geometria, aparentemente baseada, direta ou indiretamente, numa cópia, que não chegou até nós, da história escrita por Eudemo de Rodes, discípulo de Aristóteles. Proclo deixa claro que pelo menos algumas das informações de Eudemo, sobre o período antes de Platão, foram derivadas de Hípias. Como o ponto específico citado é pequeno, e desconhecido fora daí, parece que Hípias, na sua pesquisa (Proclo diz historêsen), entrava em grande detalhe.

Finalmente parece que uma outra obra, conhecida simplesmente como a Synagogue ou Coleção, foi de muito maior importância do que comumente se pensava há não muito tempo. Clemente de Alexandria, argumentando que os gregos eram incorrigíveis plagiários, cita o que pode ter sido parte da própria introdução de Hípias à obra (DK 86B6):

Pode ser que algumas dessas coisas tenham sido ditas por Orfeu, algumas, brevemente, aqui e ali por Musaios, algumas por Hesíodo, algumas por Homero, algumas por outros dentre os poetas, algumas escritas em prosa, seja por gregos ou por bárbaros. Mas eu reunirei as passagens mais importantes e inter-relacionadas de todas essas fontes, e assim farei esta peça ao mesmo tempo nova e mais variada.

Isso sugere que a Synagogue era uma coleção de várias passagens, histórias e peças de informação relacionadas com a história da religião e assuntos semelhantes. Por aí ficou a questão até 1944, quando Bruno Snell, num artigo notável, mostrou que a passagem acima indicava que Hípias foi o mais antigo doxógrafo sistemático, ou compilador das opiniões de autores mais antigos dos quais temos algum conhecimento. Em seguida, ele passou a demonstrar, a meu ver com uma abordagem tão próxima da certeza quanto possível em assuntos desse tipo, que Hípias era a fonte que fizera a conexão entre a doutrina de Tales – que todas as coisas eram feitas de água e que a terra repousa na água — com as afirmações cosmogônicas de Homero, Hesíodo e outros, de que Oceano e Tétis eram a fonte de todas as coisas. Certamente Platão estava familiarizado com a esquematização do pensamento dos pré-socráticos, segundo a qual uma linha de pensadores, que se estende de Homero, Hesíodo e Orfeu, através de Epicarmo, Heráclito e Empédocles, sustentava que todas as coisas são produto do fluxo e do movimento, e outra linha de pensadores ainda mais antigos, através de Xenófanes, Parmênides e Melissos, sustentava que todas as coisas são uma só e estacionária em si mesma (Crat. 402a4-c3, Teeteto. 152d2- el0, 180c7-e4, Sof 242d4-6). Embora não se possa provar, começa-se a pensar não ser impossível que essa sistematização também tenha vindo de Hípias. Sem dúvida, está claro que Hípias está no princípio mesmo do registro escrito da história da filosofia [8].

(5) Antífon

Antífon como pensador, não suscitou muito interesse até 1915. Houve, então, uma mudança repentina com a publicação de dois fragmentos consideráveis da sua obra Sobre a Verdade, seguidos de mais um fragmento em 1922. Com isso, ficou claro que ele foi um pensador arguto e original. Mas o efeito imediato foi o de complicar ainda mais uma difícil questão, anteriormente colocada, com uma segunda.

A primeira questão era saber se Antífon, o Sofista, devia ser identificado com o Antífon de Ramnonte que nos é conhecido, por intermédio de Tucídides, como sendo membro da oligarquia conhecida como os Quatrocentos que deteve o poder em Atenas por uns quatro meses, em 411 a. C. Com a deposição dos Quatrocentos, Antífon foi executado juntamente com Arqueptolemo. Esse Antífon era orador e foi o autor de uma coleção subsistente de exercícios de oratória conhecida como as Tetralogias, às quais se juntam três discursos forenses. Ninguém parece ter separado os dois Antífons até que o filólogo Dídimo de Alexandria, de cognome Calcênteros, no século I a. C., sugeriu que eles deviam ter sido dois por causa da diferença na forma literária, ou gênero, entre Sobre a Verdade, Sobre a Concórdia e o Politico de um lado, e os outros escritos. O resultado disso é que os estudiosos modernos se dividem em dois grupos: os que creem em um Antífon e os que creem em dois. A fragilidade do chamado argumento estilístico foi, a meu ver, adequadamente exposta por J. S. Morrison [9]. Contento-me em citar a sua conclusão: “a distinção, da qual não há nenhum traço antes de Mimo, é totalmente arbitrária e parece ter sido já rejeitada (sc. por Her-mógenes) quando as obras sobre as quais estava baseada ainda sobreviviam. As razões para mantê-la agora são inteiramente insubstanciais”.

Mas isso não põe fim à questão. Nos fragmentos conhecidos antes da descoberta dos papiros, especialmente os citados de Sobre a Concórdia, por exemplo fr. 61: “Não há nada pior para os homens do que a falta de regra. Tendo isso em mente, os homens de antigamente acostumavam seus filhos a serem governados e a fazerem o que lhes era ordenado de modo que quando se tornassem homens não ficassem confusos com a grande mudança”, parecia que tínhamos um Antífon que falava como um conservador de direita. Contudo, nos fragmentos de papiro parece que vemos um pensador que rejeita as leis em favor da natureza e que está pregando um verdadeiro igualitarismo de esquerda. Isso levou a pensar que o Antífon com estas opiniões não poderia ser o mesmo oligarca radical que era particularmente forte na sua oposição à democracia.

A questão assim formulada é de importância e interesse consideráveis. Não se levanta simplesmente como uma diferença entre os dois supostos Antífons, mas se aplica ao único Antífon que tinha sido tradicionalmente aceito como Antífon, o Sofista. E será sugerido, mais adiante, que a questão talvez não envolva uma contradição tão aguda como se supõe, e que, de qualquer forma, ela surge fundamentalmente da tentativa de estabelecer duas categorias artificiais e estereotipadas, mutuamente exclusivas, as do pensador de esquerda e do pensador de direita. De qualquer modo, será conveniente tratar a questão como interna à interpretação de Antífon, o Sofista, visto que, mesmo que houvesse dois Antífon seria o primeiro o de maior importância para a história do pensamento político.

Finalmente, deve-se dizer que, um ou dois, ambos viveram na mesma época — nascidos talvez por volta de 470 e falecidos em 411, num caso com certeza, no outro, não muito depois, uma vez que o sofista era considerado contemporâneo de Sócrates e Protágoras. Além de Sobre a Verdade, em dois volumes, e Sobre a Concórdia, ainda atribuídos a ele, havia um Político e uma obra Sobre a interpretação dos sonhos. Vários fragmentos mostram que ele estava interessado no problema da quadratura do círculo pelo método da exaustão (DK 87B13) e também em problemas físicos e astronômicos (B8, 26, 28, 32). A Antífon de Ramnonte eram atribuídos manuais de retórica, talvez em três volumes, uma Invectiva contra Alcibíades, a composição de tragédias e uma curiosa Arte de evitar sofrimento (Technê Alupias). Consta que, paralelo ao tratamento dado pelos médicos aos doentes, ele teria estabelecido um tipo de consultório ou serviço de atendimento do estilo samaritano moderno, numa sala perto da praça do mercado em Corinto, anunciando-se capaz de tratar os que estavam sofrendo, fazendo-lhes perguntas e descobrindo as causas e, desta forma, encorajando com suas palavras os que estavam aflitos. Não sabemos que palavras eram usadas. Mas no Corpus Hipocrático a ansiedade é reconhecida como um estado patológico (De Morbis 2.72). Eurípides, num fragmento (964N2), faz um personagem dizer que aprendera com um sábio a contemplar de antemão as desgraças, tais como mortes extemporâneas, a fim de que não cheguem inesperadamente quando chegarem. A mesma coisa é citada como um preceito pitagórico, muito mais tarde, por Jâmblico (DK 58D6) e pode bem ter feito parte da terapia psicológica oferecida por Antífon. O interesse por problemas psicológicos é sugerido por sua obra sobre a interpretação de sonhos. Contrário à opinião segundo a qual os sonhos têm origem na percepção direta, como sustentavam os atomistas, ou têm um valor de predição direto e natural, ele seguiu a via mais tarde rotulada de divinatio artificiosa (DK 87B79). Nessa visão, os sonhos eram sinais que requeriam interpretação, não uma aplicação literal, e de fato muitas vezes poderiam significar o oposto do que pareciam dizer [10]. Essa racionalização dos sonhos era, sem dúvida, parte do movimento contra a superstição que, vimos, estava associado ao círculo de Péricles.

(6) Trasímaco

Trasímaco de Calcedônia, na Bitínia, tornou-se famoso para nós por um único motivo, seu encontro com Sócrates, no primeiro livro da República de Platão. Ele era muito conhecido como orador e mestre de retórica em Atenas, em 427 a. C., e fez um discurso A favor do povo de Larisa que deve ser posterior a 413 a. C. Fora isso, nada se sabe sobre a sua vida. Vários exercícios e tratados retóricos lhe são creditados, e sabemos, pela República, que ele viajou muito e recebeu honorários.

(7) Cálicles

Conhecemos um pouco Trasímaco por outras fontes além de Platão, ao passo que nada sabemos de Cálicles fora do vívido retrato dele no Górgias de Platão. Em conseqüência disso, sua existência como pessoa real foi posta em dúvida por Grote e alguns outros especialistas, embora a maioria esteja pronta a aceitá-lo como uma figura histórica. Segundo Platão, ele veio do demo de Acarnânia, na Ática, e é em sua casa que seu amigo Górgias está hospedado ao se iniciar o diálogo de Platão (447b2-8). Sócrates diz dele (520a1-b2) que prefere retórica a ensinar virtude aos jovens, e noutra parte, numa famosa passagem (484c4-486d1), que era desdenhoso da filosofia quando adotada como uma ocupação adulta. Mas ele sustenta suas preferências pela vida de ação bem-sucedida, com argumentos de modo geral comparáveis aos de Trasímaco, e isso faz dele, indiscutivelmente, uma importante figura na história do movimento sofista.

(8) Crítias

Crítias era primo da mãe de Platão, e um implacável adversário da democracia em Atenas. Depois do fim da Guerra do Peloponeso, em 404 a. C., foi eleito para a comissão dos Trinta, familiarmente conhecida como os Trinta tiranos. Foi pessoalmente responsável pela morte de Teramenes, e ele mesmo foi morto na guerra civil de 403 a. C. Não foi pago para ensinar, nem ensinou; ficou, antes, à margem dos classificados como filósofos, segundo um comentador anônimo (DK 88A3). Mas escreveu, e foi mencionado como presente na reunião de sofistas na casa de Cálias, que serve de cenário para o diálogo Protágoras de Platão. Em certo sentido, foi aluno de Sócrates e de outros sofistas, mais do que propriamente um sofista. Mas foi incluído por Filóstrato no Vidas dos sofistas. Talvez fosse por essa razão que foi incluído por Diels em seu Fragmente der Vorsokratiker quando outros, com maior direito, foram excluídos. Desde então ele tem sido sempre discutido como parte do movimento sofista. Talvez agora seja tarde demais para que isso seja facilmente alterado.

Escreveu muito, tanto em prosa como em verso. Este último incluía elegias políticas e hexâmetros sobre temas politicos e literários. Mas seu interesse pela história dos sofistas está realmente restrito ao conteúdo de três peças satíricas: Tenes, Radamantis, Piritos e Sísifo, principalmente desta última. Todas foram geralmente atribuídas a Eurípides, na Antiguidade, mas uma Vida de Eurípides, de autor anônimo, diz que as três primeiras são espúrias (DK 88B10). E Ateneu diz do Finitos: “quer seja de Crítias ou de Eurípides”. O fragmento de Sísifo (Dk 88B25) é atribuído a Crítias por Sexto Empírico e a Eurípides por Aécio. Wilamowitz-Moellendorff investiu o peso de sua grande autoridade na opinião segundo a qual nenhuma delas era de Eurípides, mas está começando a parecer que ele estaria provavelmente errado [11]. O fragmento de Sísifo dá uma explicação naturalista das origens da religião que é de considerável interesse e de inspiração certamente sofista. Mas se não for da autoria de Crítias, não sobra muita coisa para justificar a sua classificação entre os sofistas.

(9) Eutidemo e Dionisodoro

Se Crítias talvez devesse ser excluído de uma lista padrão de sofistas, há duas outras pessoas que certamente deveriam ser incluídas [12]. São eles dois irmãos, Eutidemo e Dionisodoro, nativos de Quios, que se uniram à colônia de Turói, mas depois foram para o exílio, passando o seu tempo como sofistas no continente, na Grécia. No diálogo Eutidemo de Platão eles são apresentados como tendo chegado recentemente a Atenas como mestres profissionais de sabedoria e virtude. Sócrates os encontrou perambulando com um grande número de estudantes — já tinha se encontrado com eles em outras ocasiões antes desta— e assim a cena está armada para o diálogo que se segue. A data encenada não é clara, mas pode ter sido por volta de 420 a. C., ou mais tarde, porque Sócrates já é um homem idoso. Que ambos, Eutidemo e Dionisodoro, eram pessoas reais está bem atestado por referências a eles feitas por Xenofonte e Aristóteles. E sabemos, através de Crátilo, 386d3-7, que Eutidemo discordava de Protágoras na aplicação da doutrina do Homem-medida. O testemunho de Aristóteles sugere que ele tinha diante de si um escrito de Eutidemo contendo argumentos sofísticos que não se encontram no diálogo de Platão.

(10) O Dissoi Logoi

O Dissoi Logoi é um texto anônimo encontrado no fim dos manuscritos de Sexto Empírico. Escrito num tipo de dialeto clórico, começa com as palavras: “duplos argumentos são enunciados na Grécia por aqueles que filosofam, concernentes ao bom e ao mau”, e o título moderno é simplesmente tirado das primeiras palavras iniciais. Foi composto no final da Guerra do Peloponeso. A inferência de que deve ter sido escrito logo depois do seu término baseia-se meramente na incompreensão do que é dito em I, 8, onde as palavras “os acontecimentos recentes primeiro” simplesmente significam que ele se inicia com a Guerra do Peloponeso, indo de volta ao passado para as primeiras guerras. A natureza da obra é curiosa, e há quem pense que represente as anotações de um prelecionador ou, possivelmente, notas tomadas por um ouvinte. Sua estrutura básica consiste claramente em colocar lado a lado argumentos opostos a respeito da identidade, ou não-identidade, de termos morais ou filosóficos aparentemente opostos, como bom e mau, verdadeiro e falso. Como isso é uma aplicação do método de Protágoras, leva a pensar que esteja baseado no Antilogiai daquele sofista. Mas essa conclusão não é válida, porque — como será argumentado neste livro — o método de Sócrates era de fato o método do movimento sofista todo. Nem se pode atribuir o texto a qual¬quer determinada fonte de inspiração.

(11) O Anônimo Jâmblico

Sabe-se que o Protrepticus de Jâmblico contém muito material tirado, palavra por palavra, de autores mais antigos. Contém uma considerável porção do Protrepticus de Aristóteles, que se perdeu, e em 1889 Friedrich Blass demonstrou que umas dez páginas do texto grego impresso, de Jâmblico, foram tiradas virtualmente de um escrito, de outra forma desconhecido, do século V ou do século IV a. C. Que ele envolve discussão de um tema sofista, hoje se aceita sem discussão, visto que defende a causa do nomos, ou lei convencional, e moralidade, contra os que pretendiam depor nomos em favor da natureza. Mas todas as propostas de o atribuir a um determinado autor conhecido, ou mesmo à sua escola, têm fracassado por falta de qualquer tipo de testemunho sólido. A tentativa de identificar uma outra “peça” sofista em defesa de nomos tem, contudo, sido menos bem-sucedida do que a hipótese de Blass. Em 1924, Pohlenz afirmava que três seções distintas no Discurso contra Aristogiton, encontradas nos manuscritos de Demóstenes (Or. XXV), a saber, os parárafos 15-35, 85-91 e 93-96, constituíam o que ele chamou de um tratado anônimo, Peri Nomõn, ou Sobre as leis. Sua afirmação foi bem aceita e o texto foi acrescentado ao material disponível para o estudo dos sofistas. Em 1956, contudo, Gigante [13] contestou, com êxito, a existência de qualquer tratado distinto e agora parece que o próprio Peri Nomõn não passa de uma invenção de Pohlenz. Mas Gigante nunca negou que o discurso, que é de data provavelmente muito tardia para ter sido escrito por Demóstenes, de fato contenha considerável material “socrático” e “platônico”; como tal, ele pode certamente ser usado como fonte de informações para o debate nomos-physis. Na verdade, ele pode indicar o caminho para uma conclusão de grande valor, a saber, que havia amplos debates e argumentos, sobre a maior parte das questões levantadas pelos sofistas, que continuaram muito depois do fim do século V a. C.

(12) Sócrates como membro do movimento sofista

A ideia mesma de incluir Sócrates como parte do movimento sofista é, no máximo, um paradoxo e, para muitos, um absurdo. Platão procura apresentar Sócrates como o arqui-inimigo dos sofistas e de tudo o que eles representavam. Pareceria que o fosso entre Sócrates e os sofistas tem se tornado, através dos séculos, ainda mais largo e intransponível, na medida em que Sócrates se tornou um símbolo e um chamado de arregimentação. Ele tem sido muitas vezes considerado como sobrepujado em grandeza moral somente pelo fundador do cristianismo e como encarnando, em sua própria vida e personalidade, tudo o que há de mais nobre e mais valioso nas tradições intelectuais da civilização ocidental.

Entretanto, Sócrates era um ser humano vivendo num determinado período de tempo. Ele só pode ser compreendido se visto no contexto de seu próprio mundo contemporâneo. É assim que Platão o retrata, vivendo naquele mundo, e participando vivamente nas controvérsias do século V, com adversários tais como Protágoras, Górgias, Pródicos e Hípias. Além disso, podemos dizer com alguma certeza que Platão não se convencia de que os argumentos desses adversários tivessem sido adequadamente refutados e sentia que era tarefa sua desenvolver uma visão mais completa da realidade a fim de chegar ao tipo de respostas exigidas.

Mas isso, ou alguma outra coisa, nos dá motivo para pensar que Sócrates fosse um sofista? Quero sugerir que, pelo menos em parte, nossa resposta a essa pergunta deveria ser sim. Em primeiro lugar não há dúvida nenhuma de que ele era considerado como tal pelos seus contemporâneos, inclusive por Aristófanes quando se divertiu às suas custas, em As nuvens, em 423 a. C. Mas há um problema ao citarmos Aristófanes, porque em As nuvens Sócrates é retratado como diretor de uma escola onde os alunos são internos, e Sócrates é pago para ensinar. Há outras diferenças fundamentais, além desses dois pontos, entre o retrato de Aristófanes e o modo como Sócrates é descrito por Platão e Xenofonte. Em Aristófanes, por exemplo, Sócrates é descrito como engajado em especulações físicas, e no Apologia de Platão ele nega esse interesse. Não é plausível dizer simplesmente que Aristófanes estava certo e Platão e Xenofonte estavam errados, e não é muito mais plausível dizer que ambos os relatos estão certos, mas são verdadeiros somente em relação a diferentes estágios da vida de Sócrates. Devemos concluir que, pelo menos até certo ponto, Aristófanes está distorcendo o retrato, ao atribuir a Sócrates características que pertencem aos sofistas em geral, mas que não pertenciam a Sócrates [14]. Até certo ponto, sim, mas até que ponto?

A seção “autobiográfica” do Fédon (96a6-99d2) é prova clara de um interesse antigo de Sócrates por ciência, e consta que ele, ao enfrentar a morte, passou a sua última hora discutindo a estrutura geológica da terra (Fédon 108d2-113c8). Já no século V ele foi associado ao filósofo físico Arquelau, por Íon de Quios (DK 60A3), que disse que Sócrates viajara com ele para Samos. A acusação formal de impiedade feita com sucesso contra Sócrates, em 399 a. C., alegava que ele era culpado de não aceitar os deuses que a cidade aceitava, de introduzir outras divindades estrangeiras e de corromper os jovens. Platão, no Apologia (19b2-cl, 23d5-7), afirma que por trás das acusações formais estavam preconceitos populares, segundo os quais Sócrates estava ocupado com especulações físicas, não acreditava nos deuses, tornava melhor o pior argumento e ensinava essas coisas aos outros. Embora essas acusações sejam negadas por Sócrates em sua defesa, é lá também abertamente admitido que jovens das classes mais ricas iam a ele espontaneamente, sem qualquer pagamento, e depois passavam a aplicar o que aprendiam com ele em debates com outros.

Fica assim claro que Sócrates era geralmente considerado parte do movimento sofista. Mediante a sua notória amizade com Aspásia, é provável que estivesse em contato bem íntimo com o círculo de Péricles, e seu impacto intelectual e educacional sobre os jovens ambiciosos em Atenas era tal que foi, nessa função, corretamente considerado sofista. O fato de não receber pagamento não altera em nada a sua função.

Mas não havia diferenças entre ele e o resto dos sofistas? A resposta exige que se tente descobrir qual era o método e qual era o conteúdo do ensino de Sócrates, e isso é difícil, especialmente no caso do conteúdo. Algumas sugestões serão feitas abaixo sobre como esse conteúdo estava relacionado a problemas levantados por outros sofistas, tomando como ponto de partida a afirmação de Aristóteles (Met. 1078b27-31) de que há duas coisas que temos razão em atribuir a Sócrates, epactic logoi, que provavelmente se refere ao processo de generalização a partir de exemplos que têm o poder de nos levar além de nós mesmos, e definições gerais. Isso se ajusta bem ao retrato regularmente encontrado nos diálogos de Platão, nos quais Sócrates é mostrado tentando descobrir O que é x, isto é, qual é o logos correto de x, onde x é alguma coisa que aparece no mundo à nossa volta, acima de tudo uma virtude ou uma qualidade moral ou estética. Diferentemente dos platônicos, diz Aristóteles, Sócrates não separava os universais ou as definições das coisas às quais se aplicavam. Mas isso também se ajusta muito bem ao retrato de outros, entre os sofistas, que também se ocupavam com a busca do logos mais forte ou o logos correto em relação às afirmações conflitantes de logoi aparentemente opostos. É deste ponto de vista que proponho que Sócrates deva ser tratado como tendo um papel a desempenhar dentro do movimento sofista.

(13) O Corpus Hipocrático

Uma exposição completa do movimento sofista no século V a. C. exigiria que se considerassem os elementos sofistas na coleção de escritos médicos atribuídos a Hipócrates. Essa é uma vasta área de estudo na qual ainda resta muito a ser feito, e somente muito pouco será dito aqui [15]. Muitos dos tratados no Corpus mostram poucos sinais, ou nenhum sinal, de influências sofistas específicas. Esse, porém, certamente não é o caso de dois tratados, Sobre as artes e Sobre a respiração, que não parecem ter sido escritos por médicos. Têm mais o caráter de epideixeis ou demonstrações de argumentação sofista. Assim, Sobre as artes, no processo de defender a arte da medicina contra os que a atacam, começa com uma referência aos que fizeram uma arte de difamar as artes a fim de dar uma demonstração (epideixis) da sua própria erudição. Lembrando, assim, aos leitores de Protágoras, o ataque de Protágoras à prática de Hípias, passa a defender a arte da medicina como possuindo uma existência independente, recorrendo às doutrinas sofistas a respeito da relação entre nomes e classes de coisas. Tentativas anteriores de atribuir a autoria a Protágoras ou a Hípias não são convincentes, mas é difícil negar-lhe lugar dentro do movimento sofista.

A obra Sobre a respiração argumenta que o ar, tão importante na natureza em geral, é também, na forma de respiração, o agente mais ativo em todas as doenças, enquanto todas as outras coisas são causas secundárias e subordinadas. Diferente é a posição do tratado Sobre a medicina antiga, que sustenta que as artes são invenções humanas desenvolvidas no decorrer de um longo período de tempo. E prossegue (no capítulo 20) atacando certos médicos e sofistas que afirmam que, a fim de entender de medicina, é necessário saber o que é o homem. Em resposta, argumenta-se que questões tais como a natureza do homem pertencem às especulações da filosofia física, não fazem parte da medicina e não a auxiliam em nada. O que é necessário é o estudo detalhado das doenças individuais e dos históricos de caso individuais.

Notas e referências

[1] H. DIELS, W KRANZ, Die Fragmente der, Vorsokratiker, 6a ed. e pos­teriores, 3 vols., Berlim, 1951-52. Há uma edição por M. Untersteiner com tradução italiana e comentário em 4 fascículos, intitulada Sofisti, Testimonianze e Frammenti, Florença, 1949-62, que é bem distinta do seu volume interpretativo I Sofisti, Turim, 1949.2a ed., 2 vols., Milão, 1967.

[2] to proteron, e não to prõton. Corretamente traduzido por W. K. C. GUTHRIE, Plato Protagoras and Meno, Londres, Penguin, 1956: “A últi­ma vez que ele veio a Atenas eu era ainda criança”.

[3] GUTHRIE, History of Greek Philosophy, III, 263.

[4] J. Ph. LAUER e Ch. PICARD, Les statues ptolémaiques du Sarapieion de Memphis, Paris, 1955. Ver, também, K. SCHEFOLD, Die dichtr und Weisen in Serapieion, Mus.Helv. 14 (1957) 33-8.

[4] J Ph. LAUER e Ch. PICARD, Les statues ptolémaiques du Sarapieion de Memphis, Paris, 1955. Ver, também, K. SCHEFOLD, Die dichtr und Weisen in Serapieion, Mus. Helv. 14 (1957) 33-8.

[5] Para uma tentativa dessas, ver E. R. DODDS, Plato Gorgias, Oxford, 1959, 6 ss. Para uma opinião contrária, GUTHRIE, History of Greek Philosophy, Cambridge, III. 36, n. 4, e E. L. HARRISON, Was Górgias a Sophist? Phoenix 18 (1964) 183-92.

[6] Para a referência, ver V. GOLDSCHMIDT, Essai sur le Cratyle, Paris, 1940, 7, n. 3, com UNTERSTEINER, Sofisti, Test. e Framm. 112 (1961) 209.

[7] Ver E JACOBY, Fragmente der griechischen Historiker, Leiden, 2a ed., 1957, I 477, e a discussão completa em III b, Texto 221-228, III b, Nota 143-154.

[8] Sobre tudo isso, ver Bruno SNELL, Die Nachrichten über die Lehren des Thales, Philologus 96 (1944) 119-28, reimpresso no seu Gesammelte Schriften, Göttingen, 1966, e em C. J. CLASSEN, Sophistic (Wege der Forschung) Darmstadt, 1976. Ver também CLASSEN, Bemerkungen zu zwei griechischen Philosophie-Historikern, Philologus 109 (1965) 175-81.

[9] Ver seu sumário em R. K. SPRAGUE, The Older Sophists, Columbia S.C., 1972, 109-11

[10] Sobre esse assunto ver E. R. DODDS, The Greeks and the Irrational, Berkeley, 1951, 117-21, com referências.

[11] Sobre a opinião segundo a qual o Piritos foi escrito por Eurípides, ver KUIPER, De Pirithoo Fabula Euripidea, Mnemosyne 35 (1907) 354¬85, e D. L. PAGE, Greek Literary Papyri I, Londres, 1942, 120-2; sobre a atribuição do Sísifo a ele, ver DIHLE, Das Satyrspiel Sysiphus’, Hermes 105 (1977) 28-42.

[12] Assim diz, com razão, R. K. SPRAGUE, The older Sophists, Columbia S.C., 1972, 294-301; o testemunho importante é dado em tradução.

[13] Em seu Nomos Basileus, Nápoles, 1956, 268-92.

[14] Ver Aristophanes Clouds, ed. K. J. DOVER, Oxford, 1968, introdução xxxii-lvii, reimpresso com pequenas alterações em G. VLASTOS, The Philosophy of Socrates, Nova Iorque, 1971, 50-77.

[15] Para uma avaliação recente, ver os comentários de G. E. R. LLOYD, Magic, Reason and Experience, Cambridge 1979, 86-98.

 

 

 

288 Comments

Leave a Reply
  1. Hi are using WordPress for your blog platform? I’m new to
    the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you need any coding knowledge
    to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  2. Its like you learn my thoughts! You seem to understand a
    lot approximately this, like you wrote the
    e-book in it or something. I believe that you can do with a few percent to force
    the message house a bit, but other than that, this is excellent blog.
    A fantastic read. I’ll definitely be back.

  3. Can I simply just say what a comfort to discover an individual who
    really understands what they are discussing online. You actually understand how to bring an issue to light and make it important.
    More and more people should check this out and understand this side of your story.
    It’s surprising you’re not more popular because you certainly
    possess the gift.

  4. Hello! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for
    this site? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  5. Attractive section of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I
    get actually enjoyed account your blog posts. Any way I will be
    subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

  6. Attractive portion of content. I simply stumbled
    upon your site and in accession capital to claim that I get in fact loved account your blog posts.
    Any way I will be subscribing to your feeds or even I achievement
    you access consistently fast.

  7. Hi! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
    My site looks weird when viewing from my apple iphone.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to resolve this issue.
    If you have any suggestions, please share. Many thanks!

  8. I do not even know how I ended up here, however I believed
    this submit used to be great. I do not recognise who you’re however certainly you are going to a
    famous blogger in the event you aren’t already. Cheers!

  9. After I originally left a comment I seem to have clicked
    on the -Notify me when new comments are added- checkbox and
    now each time a comment is added I recieve 4
    emails with the same comment. There has to be an easy
    method you are able to remove me from that service?
    Kudos!

  10. I’m extremely pleased to find this website. I need to to thank you for your time for this wonderful read!!

    I definitely liked every little bit of it and i also have you saved as a favorite to look at
    new stuff on your website.

  11. I just like the helpful information you supply on your articles.
    I’ll bookmark your weblog and take a look at once more here frequently.

    I’m slightly sure I’ll learn many new stuff proper here!
    Best of luck for the following!

  12. Hello! This post couldn’t be written any better! Reading
    through this post reminds me of my good old room mate! He always kept
    chatting about this. I will forward this page to
    him. Pretty sure he will have a good read.
    Thanks for sharing!

  13. frog-leg lateral projection eccentric contraction Clevenger fissure impression for costoclavicular ligament amnesiac apatite degranulation paxil coupon hypogastric vein enamelins auditory striae extended family therapy cardiac output articulationes cinguli membri superioris cubital joint interpleural space cerebellopontine angle anterior choroidal artery

  14. It is in reality a great and useful piece
    of info. I’m satisfied that you simply shared
    this useful information with us. Please keep us
    informed like this. Thank you for sharing.

  15. Hello There. I discovered your blog using msn. That is a really neatly written article.
    I will be sure to bookmark it and come back to learn extra of your helpful information. Thank you
    for the post. I will definitely comeback.

  16. I have been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts in this kind of house
    . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this website.
    Studying this information So i am happy to express that I’ve an incredibly just right uncanny feeling I
    found out just what I needed. I such a lot for sure will make certain to do
    not fail to remember this website and provides it a look regularly.

  17. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your site provided us with valuable information to work on. You’ve done a formidable job and our whole community will be grateful
    to you.

  18. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is needed to get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very web smart so I’m not 100% certain. Any suggestions or advice would be greatly appreciated.

    Thanks

  19. A person necessarily assist to make seriously articles
    I would state. This is the first time I frequented your website page and to this point?
    I surprised with the analysis you made to create this particular
    publish extraordinary. Fantastic process!

  20. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your
    stuff previous to and you are just too excellent. I actually like
    what you’ve acquired here, really like what you are saying and
    the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take
    care of to keep it sensible. I cant wait to read far more from you.

    This is really a wonderful web site.

  21. What is the best computer virus remover?. My computer is usually slow because hell and freezes on me. Quite often, I have to reboot my computer. I think I might have a virus on my pc. What is the best software program to remove the viruses of my pc?.

  22. My developer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on various websites for about a year and am concerned about
    switching to another platform. I have heard very good things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts
    into it? Any help would be really appreciated!

  23. Acquisto Viagra Italia [url=http://comprar-priligy-generico.priliorder.com]Comprar Priligy Generico[/url] Achat Amoxicillin Pharmacie Distribuer Produits Prescription Free Viagra [url=http://order-viagra.via100mg.com]Order Viagra[/url] Commander Cytotec Mail Order Viagra [url=http://levitra.ccrpdc.com/best-levitra-generic.php]Best Levitra Generic[/url] generic isotretinoin skin health low price Cialis Neocalis [url=http://order-kamagra-online.kamagpills.com]Order Kamagra Online[/url] Is Amoxicillin Safe For Children Le Viagra Sans Ordonnance [url=http://cial40mg.com/cialis-order.php]Cialis Order[/url] Vardenafil Online No Prescription Us Based Online Pharmacy [url=http://levitra-soft-tabs.buylevi.com]Levitra Soft Tabs[/url] Amitripyline Online Viagra Cialis Combo Pack [url=http://viacheap.com]viagra online prescription[/url] Viagra 100mg Kosten

  24. Thanks for your personal marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you will be a great
    author.I will be sure to bookmark your blog and
    will come back down the road. I want to encourage one to continue your great job,
    have a nice evening!

  25. Good day! This post could not be written any better! Reading this post reminds me of my old room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this article to him.
    Fairly certain he will have a good read. Many
    thanks for sharing!

  26. Buy Generic Zithromax [url=http://leviusa.com]buy levitra safely from canada[/url] Virolex Online Generic Cialis Safe [url=http://brandcial.com/cialis-online-prices.php]Cialis Online Prices[/url] Levitra Spese Prix Cialis Marseille [url=http://cialusa.com]viagra cialis[/url] Clomid Fast Shipping To Sweden Purchasing Cheap Levaquin [url=http://levipills.com/levitra-order.php]Levitra Order[/url] Viagra 100 Mg Best Price Achat Kamagra Metz [url=http://leviusa.com]levitra 60 mg[/url] Buy Brand Lasix Propecia Dosage Sperm [url=http://bpdrugs.com/buy-cialis-online.php]Buy Cialis Online[/url] Achat Clomid Clomiphene Viagra Con Cerveza [url=http://brandcial.com/low-cost-cialis-online.php]Low Cost Cialis Online[/url] Canada Pharmacy Meds Order Retin A [url=http://cialis-cost.ordercial.com]Cialis Cost[/url] Cialis Billig Rezept Propecia Receding [url=http://buy-online-usa.priliorder.com]Buy Online Usa[/url] Purchase Nexium Online No Prescription Generikum Cialis [url=http://leviusa.com]viagra vs cialis vs levitra[/url] Cerco Levitra 10 Mg Buy Cialis Online Us Pharmacy [url=http://cheapest-cialis.tadalaf.com]Cheapest Cialis[/url] Omeprazole And Amoxicillin And 2c19 Get Fluoxetine [url=http://dprixe.com]generic cialis[/url] Amoxicillin Allergic Reaction Symtoms Prezzi Kamagra In Francia [url=http://ordering-cialis-online.tadalaf.com]Ordering Cialis Online[/url] Prodotto 76

  27. I am curious to find out what blog platform you are using?

    I’m experiencing some small security issues with my latest website and I would like
    to find something more safe. Do you have any suggestions?

  28. Does your blog have a contact page? I’m having a
    tough time locating it but, I’d like to send you an e-mail.
    I’ve got some ideas for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great site and I look forward
    to seeing it develop over time.

  29. I simply want to tell you that I’m beginner to blogs and seriously enjoyed your web site. Very likely I’m going to bookmark your blog post . You absolutely come with perfect posts. Thanks a lot for sharing with us your blog.

  30. I all the time used to read paragraph in news papers but now as
    I am a user of net so from now I am using net for posts, thanks to web.

  31. That is a great tip especially to those new to the blogosphere.
    Simple but very accurate information… Thanks for sharing this one.
    A must read post!

  32. Buy Now Fedex Real Progesterone C.O.D. Without Rx [url=http://cheapcial.com/buy-cialis-online-usa.php]Buy Cialis Online Usa[/url] Discount Viagra Prescription Viagra Las Palmas [url=http://leviusa.com]length of levitra patent[/url] Comprare Viagra Online Sicuro Buying Cialis Propecia [url=http://costofvia.com/online-generic-viagra.php]Online Generic Viagra[/url] Levitra Ersatz Propecia How Much Does It Cost [url=http://staminamen.com/tadalafil-tablets.php]Tadalafil Tablets[/url] 24h Canadian Pharmacy Precio Cialis 5 Mg 28 Comprimidos [url=http://levipill.com/levitra-price-check.php]Levitra Price Check[/url] Propecia 0 5 Cialis Overdose [url=http://levitra.cialpills.com/cheapest-levitra.php]Cheapest Levitra[/url] Cialis Bestellen Kamagra Acquisto Viagra Online [url=http://best-levitra-price.leviorder.com]Best Levitra Price[/url] Doxycycline 100 Mg For Sale Viagra Prescription Nhs [url=http://viaprices.com]viagra[/url] Cialis Generique En Belgique Viagra Generic Now [url=http://cialcheap.com/cialis-tadalafil.php]Cialis Tadalafil[/url] Cialis Senza Ricetta Roma Buy Wellbutrin Xl Without Prescription [url=http://levipills.com/levitra-generic-online.php]Levitra Generic Online[/url] When Will Alli Diet Pill Be Available Flomax Without Prescription [url=http://kamagra-en-ligne.kamagorder.com]Kamagra En Ligne[/url] Discount Need Secure Ordering Clobetasol Clobex Alopecia Areata Alli Sale [url=http://sildenafil-dosage.viaforsale.com]Sildenafil Dosage[/url] Opinion Finasteride Propecia Regaxidil Y Propecia [url=http://leviusa.com]generic levitra professional[/url] Cialis Un Par Jour Gpchealth Address In Canada [url=http://buy-tadalafil.cialorder.com]Buy Tadalafil[/url] Purchasing isotretinoin skin health medication Dove Si Compra Il Cialis [url=http://etrobax.com]cialis[/url] Purchase No Prescription Generic Flagyl In New Haven Cialis Paypal France [url=http://dprixe.com]generic levitra 20mg[/url] Fish Amoxicillin Safe For Humans Forum Ciprofloxacine Child [url=http://leviprix.com/levitra-where-to-buy.php]Levitra Where To Buy[/url] Priligy Cost Levitra Bustine [url=http://where-to-buy-viagra.canadianvia.com]Where To Buy Viagra[/url] Propecia Generic Viagra Online Buy Xenical America [url=http://leviusa.com]how to get a free trial of levitra[/url] Accutane Overnight Amoxicillin Vs Penecillin [url=http://cialcheap.com/cialis-price.php]Cialis Price[/url] Low Prices Flagyl In Stamford Soft Chew Viagra Canadian Online Sales [url=http://levitra-20mg-cost.buylevi.com]Levitra 20mg Cost[/url] Viagra Vente Libre Espagne Precio Cialis Levitra Viagra [url=http://priligy-pill.prilipills.com]Priligy Pill[/url] Prix Du Cialis 20 Reglan [url=http://leviusa.com]levitra 40 mg[/url] Cialis 10 Mg 4 Comprimidos Precio Acheter Cialis Bangkok [url=http://order-cialis.cial5mg.com]Order Cialis[/url] Priligy Medicaments Bon Marche Buy Viagra Cheap Online [url=http://leviusa.com]vardenafil canadian pharmacy[/url] Buy Prednisone Online Without A Script Buying Doryx [url=http://levipill.com/pill-price-levitra.php]Pill price levitra[/url] Cialis Viagra Comparativa Purchase Medicine [url=http://newisotretinoin.com/accutane-buy.php]Accutane Buy[/url] Cialis Australia Can You Treat Chlamydia With Flagyl 200 [url=http://viacheap.com]viagra[/url] Propecia 08 Cytotec Canada [url=http://leviusa.com]vardenafil cheap 5 10 mg[/url] Cialis Italia Prezzo Medical Amoxil Antibiotics [url=http://viagra-pills.viasample.com]Viagra Pills[/url] Amoxicillin Side Effects Citalopram Expired Safe [url=http://order-kamagra-online-usa.kamagorder.com]Order Kamagra Online Usa[/url] Hives Infant Reaction Side Effect Amoxicillin Propecia Y Alcohol [url=http://levicost.com]levitra 20mg best price[/url] Acheter Nolvadex Proviron Trouver Viagra Pas Cher [url=http://bestlevi.com/levitra-ordering.php]Levitra Ordering[/url] Viagra Order Online Usa Cheap Canadian Meds [url=http://bestlevi.com/buy-levitra-low-price.php]Buy Levitra Low Price[/url] Precio Venta Priligy Costo Viagra Generico [url=http://brandcial.com/buy-cialis.php]Buy Cialis[/url] Cilas Pills Online Propecia Orkut Minoxidil [url=http://by-cheap-viagra.viapill.com]By Cheap Viagra[/url] Kamagra Vs Cialis Propranolol Sale [url=http://cial40mg.com/buy-cialis.php]Buy Cialis[/url] Canada Phamacy Achat Cialis Original [url=http://cialis-order.cialorder.com]Cialis Order[/url] Levitra For Bph Amoxicillin And Indications And Uses [url=http://brand-cialis.cial5mg.com]Brand Cialis[/url] Black Market Predisone Prednisone Online Pharmacy [url=http://tadalafil-20mg.tadalaf.com]Tadalafil 20mg[/url] Alli Back On Shelves

  33. wonderful submit, very informative. I wonder why the opposite specialists of this
    sector don’t understand this. You should proceed your writing.

    I am confident, you have a great readers’ base already!

  34. Today, while I was at work, my sister stole my iphone
    and tested to see if it can survive a 30 foot drop, just so she
    can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she
    has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone!

  35. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d certainly
    donate to this outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and
    adding your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh
    updates and will share this blog with my Facebook group.

    Talk soon!

  36. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself
    or did you hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking
    to construct my own blog and would like to know where u got this from.
    kudos

  37. My family members all the time say that I am killing my time here at web, but I
    know I am getting know-how daily by reading thes good articles.

  38. Hello there, I found your website via Google at the same time as looking for a comparable matter, your web site came up, it seems good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

  39. Simply want to say your article is as astonishing.
    The clarity in your publish is simply great and i could assume you are knowledgeable on this subject.
    Well along with your permission allow me to grasp your RSS feed to keep up to date with
    imminent post. Thanks 1,000,000 and please carry
    on the gratifying work.

  40. Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street,3rd Floor,New York, NY 10013,+1 646 205 3214

  41. Hello, i think that i saw you visited my website so i came
    to “return the favor”.I am attempting to find things to improve my web site!I suppose its ok to use a few of
    your ideas!!

  42. MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks and Digital Signage, and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks and Digital Signage. MetroClick, 121 Varick St, #301, New York, NY 10013, +1 646-843-0888

  43. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is wonderful blog. A fantastic read. I will certainly be back.

  44. It truly is almost not possible to encounter well-updated users on this matter, still you seem like you be aware of whatever you’re raving about! Thank You

  45. This is the perfect site for anybody who wants to
    find out about this topic. You understand a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally will need
    to…HaHa). You certainly put a new spin on a subject that has
    been discussed for many years. Excellent stuff, just wonderful!

  46. Hey there, I think your website might be having browser compatibility issues. When I look at your blog site in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, great blog!

  47. I just have to inform you that I am new to online blogging and clearly loved your website. Likely I am probably to save your blog post . You certainly have outstanding article information. Love it for share-out with us your domain page

  48. It is convenient opportunity to have some plans for the possible future. I have digested this article and if I may possibly, I desire to suggest to you you a few useful pointers.

  49. Are there any good poetry sites you know of to ensure that I can have an account that has lots of space to type out stories/poems on? Or do you know of any composing sites whatsoever that I could post sites on, kind of like having a whole website to myself?.

  50. I’m carrying out a project about spectators and am looking for peoples views and emotions from the olympics (whether viewing it in beijing or on the tv)… I looked technorati for “olympics” and there are sooo many outcomes that are more recent and come up first, but not necessarily what Now i’m looking to get, I cannot work out how to filter out ones from the video games….. Anyone understand how I can perform a search for blog posts tagged olympics in say the month of August..

  51. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this fantastic blog! I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will talk about this site with my Facebook group. Chat soon!

  52. I think this is one of the most vital information for me. And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things, The website style is ideal, the articles is really nice : D. Good job, cheers

  53. I haven’t checked in here for a while because I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I’ll add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend :)

  54. of course like your web site but you need to test the spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I in finding it very bothersome to tell the truth on the other hand I will certainly come again again.

  55. I merely intend to share it with you that I am new to posting and certainly adored your article. Very possible I am likely to bookmark your blog post . You indeed have fantastic article materials. Truly Appreciate it for expressing with us all of your site document

  56. Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is great blog. A great read. I’ll definitely be back.

  57. Emeryeps is a SEO(Search Engine optimzation) and Internet Marketing company. They help businesses to get traffic from various search engine and online community. They have seo experts and consultants with many years of SEO Experiences. No matter where your business is located, EmeryEPS.com can help your business to secure your highly convertible leads online.

  58. I have been surfing on-line greater than 3 hours lately, but I by no means found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made just right content as you probably did, the web will probably be a lot more useful than ever before.

  59. Hey there! I’ve been following your blog for some time now
    and finally got the bravery to go ahead and give you a
    shout out from Kingwood Texas! Just wanted to mention keep up the good
    work!

  60. I¡¦m no longer certain where you are getting your info, but great topic. I must spend a while studying more or understanding more. Thank you for wonderful info I used to be in search of this information for my mission.

  61. This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your wonderful post. Also, I have shared your website in my social networks!

  62. MichaelJemery.com is a site with many hypnosis downloads. Whether you are looking for free hypnosis downloads, self hypnosis download for mp3, video and any audio files, Michael Jemery has the downloads for you. You can download hypnosis from apps, audio, mp3 and even youtube !

  63. After I originally left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every
    time a comment is added I receive four emails with the
    same comment. Is there a way you can remove me from that service?
    Many thanks!

  64. Great items from one, man. I have be aware your stuff earlier than and you’re simply really great. I actually like what we have acquired here, really like what you may be stating and the best way wherein you are telling it. You are making it entertaining and you continue to care for to have it smart. I can not wait you just read far more from you. BLOGURL is really a very good site. NAME

  65. Great – I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs and related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, web site theme . a tones way for your client to communicate. Excellent task.

  66. Thanks! I finally got it for work ON BLOGURL. I was so enthusiastic I created on my own website a tutorial about precisely how to create custom bbpress topic fields and after that filtering based on individuals custom fields. Thanks for the superb plugin/idea NAME!

  67. I like this post, enjoyed this one thank you for posting. “No trumpets sound when the important decisions of our life are made. Destiny is made known silently.” by Agnes de Mille.

  68. Thanks for another informative web site. Where else may I get that type of info written in such a perfect manner? I’ve a mission that I’m just now operating on, and I’ve been at the look out for such information.

  69. hi!,I love your writing very much! proportion we communicate extra approximately your post on AOL? I require a specialist in this area to solve my problem. May be that is you! Looking forward to see you.

  70. Great – I should certainly pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task.

  71. naturally like your website however you need to check the spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling issues and I in finding it very troublesome to tell the reality then again I will certainly come back again.

  72. hello!,I love your writing so much! percentage we communicate extra about your post on AOL? I require a specialist in this house to unravel my problem. Maybe that’s you! Taking a look forward to look you.

  73. whoah this blog is fantastic i like studying your articles. Stay up the great work! You recognize, lots of individuals are looking around for this information, you could aid them greatly.

  74. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d like to send you an e-mail. I’ve got some suggestions for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it grow over time.

  75. It’s the best time to make some plans for the future
    and it’s time to be happy. I’ve read this post and if I
    could I desire to suggest you some interesting things or advice.
    Maybe you can write next articles referring
    to this article. I desire to read even more things about it!

  76. It is perfect time to make some plans for the longer term and it’s time to be happy. I’ve read this put up and if I may just I desire to counsel you few fascinating issues or tips. Maybe you could write subsequent articles regarding this article. I desire to read more things approximately it!

  77. 6tdJHN This very blog is definitely interesting and also informative. I have picked up a lot of useful tips out of this source. I ad love to return over and over again. Thanks a bunch!

  78. Hello, Neat post. There is an issue along with your web site in internet explorer, may check this… IE still is the marketplace leader and a huge component to folks will leave out your great writing due to this problem.

  79. I am curious to find out what blog system you happen to be using? I’m experiencing some minor security problems with my latest website and I would like to find something more safeguarded. Do you have any suggestions?

  80. It is perfect time to make some plans for the long run and it’s time to be happy. I have read this publish and if I may I want to suggest you few attention-grabbing issues or advice. Maybe you could write next articles regarding this article. I want to read even more issues about it!

  81. It is perfect time to make a few plans for the longer term and it’s time to be happy. I have learn this submit and if I may I desire to recommend you few fascinating things or advice. Perhaps you can write next articles relating to this article. I wish to read more issues approximately it!

  82. Hi, I do believe this is an excellent blog. I stumbledupon it 😉 I am going to revisit yet again since I bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  83. Having read this I thought it was really informative. I appreciate you taking the time and
    energy to put this short article together.
    I once again find myself spending way too much time
    both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  84. I’m really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog.
    Is this a paid theme or did you modify it
    yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a great blog like
    this one today.

  85. Does your site have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to send you an email. I’ve got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it develop over time.

  86. My brother suggested I would possibly like this blog. He used to be totally right.
    This submit actually made my day. You can not consider
    simply how much time I had spent for this information! Thank you!

  87. I have learn several excellent stuff here. Certainly price bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you set to make such a great informative site.

  88. Hi there, I found your blog by the use of Google at the same time as searching for
    a similar matter, your web site got here up, it appears
    to be like good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hi there, just became alert to your blog via Google, and located that it’s truly informative.
    I’m gonna watch out for brussels. I’ll be grateful in the event you proceed this in future.
    Lots of other folks will probably be benefited out of your
    writing. Cheers!

  89. Wow! This can be one particular of the most helpful blogs We’ve ever arrive across on this subject. Actually Fantastic. I am also an expert in this topic so I can understand your effort.

  90. I’m not sure where you’re getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for excellent info I was looking for this info for my mission.

  91. Woah! I’m really loving the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between superb usability and appearance. I must say that you’ve done a very good job with this. Additionally, the blog loads very quick for me on Opera. Superb Blog!

  92. I’ve been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  93. I have recently started a web site, the information you provide on this website has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work. “Never trust anybody who says ‘trust me.’ Except just this once, of course. – from Steel Beach” by John Varley.

  94. I have recently started a site, the info you provide on this site has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work. “It is a great thing to know our vices.” by Cicero.

  95. Does your blog have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to send you an email. I’ve got some recommendations for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it grow over time.

  96. Woah! I’m really digging the template/theme of
    this blog. It’s simple, yet effective. A lot
    of times it’s difficult to get that “perfect balance” between user friendliness and appearance.

    I must say you have done a fantastic job with this.
    Also, the blog loads super fast for me on Chrome.
    Superb Blog!

  97. of course like your website but you need to check the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling issues and I in finding it very bothersome to inform the reality however I’ll certainly come back again.

  98. Some really excellent content on this site, thanks for contribution. “For today and its blessings, I owe the world an attitude of gratitude.” by Clarence E. Hodges.

  99. Thanks for the auspicious writeup. It in fact was once a leisure account it.

    Glance complicated to far introduced agreeable from
    you! By the way, how can we keep in touch?

  100. Whats up very nice site!! Guy .. Beautiful ..
    Amazing .. I’ll bookmark your website and take the feeds
    additionally? I’m glad to search out so many helpful
    information right here within the post, we want develop extra strategies on this regard, thank you for
    sharing. . . . . .

  101. Appreciate it for helping out, great info. “The laws of probability, so true in general, so fallacious in particular.” by Edward Gibbon.

  102. Hi there, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam responses? If so how do you stop it, any plugin or anything you can advise? I get so much lately it’s driving me crazy so any help is very much appreciated.

  103. hello!,I love your writing so much! proportion we keep in touch more about your post on AOL? I need a specialist on this house to resolve my problem. May be that is you! Looking ahead to look you.

  104. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very difficult to get that “perfect balance” between superb usability and appearance. I must say you have done a fantastic job with this. In addition, the blog loads very fast for me on Safari. Exceptional Blog!

  105. I think this is one of the most vital information for me. And i’m glad reading your article. But wanna remark on some general things, The web site style is perfect, the articles is really great : D. Good job, cheers

  106. Hello There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will be sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I’ll certainly return.

  107. Hi, Neat post. There is a problem together with your website in web explorer, would check this… IE still is the marketplace chief and a huge section of people will miss your excellent writing due to this problem.

  108. hi!,I really like your writing so so much! percentage we keep up a correspondence extra approximately your post on AOL? I need a specialist in this area to resolve my problem. Maybe that is you! Having a look forward to see you.

  109. you are in point of fact a excellent webmaster. The website loading pace is amazing. It sort of feels that you are doing any distinctive trick. Moreover, The contents are masterpiece. you have done a magnificent process in this matter!

  110. I wanted to post a quick message in order to say thanks to you for some of the fantastic pointers you are showing on this site. My particularly long internet investigation has at the end been paid with professional tips to go over with my contacts. I ‘d assert that many of us visitors actually are rather endowed to dwell in a fine website with very many brilliant professionals with great tips. I feel truly lucky to have come across the web site and look forward to plenty of more cool times reading here. Thanks once again for all the details.

  111. Nice post. I was checking continuously this blog and I am impressed!

    Very useful info specifically the last part :) I care for such info much.

    I was seeking this particular information for a very long time.
    Thank you and best of luck.

  112. I really enjoy studying on this site, it contains fantastic posts . “Violence commands both literature and life, and violence is always crude and distorted.” by Ellen Glasgow.

  113. This is very interesting, You are a very skilled blogger. I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your wonderful post. Also, I have shared your site in my social networks!

  114. Somebody essentially lend a hand to make significantly articles I would state.
    This is the very first time I frequented your website page and so far?
    I amazed with the analysis you made to make this actual publish extraordinary.
    Excellent activity!

  115. Thank you for sharing excellent informations. Your web-site is very cool. I am impressed by the details that you’ve on this blog. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found simply the info I already searched all over the place and just could not come across. What a great website.

  116. Hi there to every one, the contents existing at this web page are in fact remarkable for
    people experience, well, keep up the good work fellows.

  117. Keep up the superb piece of work, I read few blog posts on this website and I believe that your blog is really interesting and contains circles of great info .

  118. Merely wanna remark on few general things, The website design and style is perfect, the content material is very superb. “Earn but don’t burn.” by B. J. Gupta.

  119. It is perfect time to make some plans for the
    longer term and it is time to be happy.
    I have read this publish and if I may just I desire to
    recommend you few interesting things or advice. Maybe you
    can write subsequent articles relating to this article. I want to read even more things
    about it!

  120. fantastic post, very informative. I wonder why the other specialists of this sector don’t notice this. You must continue your writing. I am confident, you have a huge readers’ base already!

  121. I must point out my respect for your kind-heartedness in support of persons that should have guidance on the theme. Your very own dedication to getting the solution all through had been astonishingly informative and has continually made employees much like me to realize their ambitions. Your new important report denotes much to me and even more to my office workers. Many thanks; from each one of us.

  122. I like the helpful info you provide in your articles. I’ll bookmark your weblog and check again here frequently. I’m quite sure I’ll learn many new stuff right here! Good luck for the next!

  123. Thanks for every other wonderful article.
    The place else may anyone get that kind of info in such a perfect
    way of writing? I’ve a presentation next week, and I am on the look for such info.

  124. It’s really a cool and helpful piece of info.

    I’m glad that you simply shared this helpful info with us.

    Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  125. Thanks, I have recently been looking for information approximately this subject for a long time and yours is the greatest I have found out till now. But, what concerning the bottom line? Are you sure concerning the supply?

  126. Its such as you read my thoughts! You appear to
    understand so much approximately this, like you wrote the guide in it
    or something. I believe that you could do with some % to force the message home a little bit, however instead
    of that, this is excellent blog. A fantastic read.
    I’ll definitely be back.

  127. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your site provided us with valuable info to work on. You have done a formidable job and
    our entire community will be thankful to you.

  128. I do trust all the ideas you have offered to your post. They’re really convincing and will definitely work. Nonetheless, the posts are too short for beginners. Could you please prolong them a bit from subsequent time? Thank you for the post.

  129. You are my intake , I possess few web logs and rarely run out from to post .I think this site has got some real superb info for everyone. “It is easy enough to define what the Commonwealth is not. Indeed this is quite a popular pastime.” by Elizabeth II.

  130. Very interesting information!Perfect just what I was searching for! “Fear not that thy life shall come to an end, but rather fear that it shall never have a beginning.” by John Henry Cardinal Newman.

  131. I am from India. Used to do my Executive in Computer Science. I had formed a made a poor profession choice and regretting right now… I are currently operating as a Elderly Software Engineer in one of the software program firms… I wish to do MASTER OF SCIENCE in UNITED STATES. But I actually dont want to do it in anything associated with Computer Science… I was more interested in British Literature or Psychology or Medicine related courses….. May a computer Technology student do such Expert degree courses in USA?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Deixe seu comentário