Democracia 2

, ,

O que é democracia

Com este artigo inauguramos em Dagobah uma seção de Textos Teóricos sobre a democracia. Clique no link para ler outros papers.

A democracia não tem fundadores. E nem nasceu de um ato heroico qualquer. Seus principais protagonistas foram um carinha chamado Péricles, acusado muitas vezes de corrupção e de violação das normas vigentes, inclusive para favorecer um filho e sua amante, considerada mulher dissoluta (e acusada de puta mesmo) chamada Aspásia (que nem ateniense era e sim de Mileto). Além desse operador e dessa, vale dizer, “animadora”, havia um filósofo sofista, acusado por Platão e pelos herdeiros da entourage original de Sócrates de vigarista (de cobrar de jovens alunos por sua mentoria filosófica que não passava de treinamento em artifícios de argumentação circular) chamado Protágoras. Todos falíveis. Todos pessoas comuns. E só puderam exercer o protagonismo que exerceram em Atenas, na invenção da primeira democracia, porque eram pessoas falíveis e comuns. Porque não eram santos nem heróis. Porque não eram muito limpos e não queriam purificar a cidade daquela sujeira pegajosa que não sai de nós quando ralamos para cima e para baixo na praça do mercado. Porque não queriam erigir uma arquitetura urbana baseada em linhas retas, para as pessoas irem direto, sem grandes riscos, de um lugar privado para outro.

Não era uma ideologia e por isso é tão descabido compará-la com qualquer coisa como anarquismo ou socialismo. Não era um igualitarismo, impossível àquela altura até mesmo como ideia, a não ser para os deslizadores epistemológicos, que querem projetar na história antiga condições contemporâneas, sem qualquer pejo hermenêutico de fazer tais transposições indevidas. E é bom notar isso porque continua na cabeça desse pessoal a ideia de que a democracia grega não era tão boa assim já que os escravos, os estrangeiros e as mulheres dela não podiam participar (sem ver que ainda hoje os estrangeiros ainda não podem e que as mulheres só muito recentemente, no século passado – ou seja, dois mil e quinhentos anos depois – conquistaram tal direito).

Não era um modelo de sociedade ideal. Nasceu quando se conformou uma rede de conversações na praça do mercado e as pessoas resolveram então resistir à continuidade no governo da dinastia dos psistrátidas (os filhos do tirano Psístrato, o autocrata que havia cometido um golpe de Estado em Atenas alguns anos antes). Nasceu como uma iniciativa local, sem pretensão utópica de buscar qualquer tipo de perfeição, sem querer consertar algum suposto defeito de fábrica do ser humano ou da sociedade. Foi desenhada casuisticamente para impedir a volta de tiranias. E saiu – só podia – um troço assim meio desarranjado mesmo: curvo, sujo e imperfeito. Ainda bem.

Ainda bem que assim nasceu a primeira democracia: como um movimento de desconstituição de autocracia. Ou seja, o que foi desencadeado no entorno daquele ano de 509 a. E. C. foi um processo de democratização. Só por isso podemos chamar com a mesma palavra (democracia) o processo que ocorreu até 322 em Atenas (e, talvez, adjacências), naquela experiência fundante que foi ensaiada pelos antigos gregos e as tentativas dos modernos de refrear o poder despótico de Carlos I, na Inglaterra (quando a democracia foi reinventada como democracia representativa, constrangendo-se a ser uma forma de administração de uma estrutura guerreira, nascida da paz de Westfalia, chamada Estado-nação), ou às tentativas de estabelecer regimes ex parte populis em outros lugares da Europa e, sobretudo nos Estados Unidos. Foi essa segunda democracia que se expandiu, notadamente no século 20, para outros países, constituindo Estados democráticos de direito minimamente capazes de observar a liberdade, a publicidade ou transparência, a eletividade, a rotatividade ou alternância, a legalidade e a institucionalidade e, como consequência de todos esses princípios ou critérios, a legitimidade.

Mas as democracias realmente existentes (coexistindo num mundo onde remanescem 60 ditaduras e pouco mais de um centena de regimes híbridos: autocracias em processo de democratizaçação, democracias em processo de autocratização, protoditaduras, democracias flaweds e democracias parasitadas por governos neopopulistas manipuladores) não são regimes perfeitos. Nelas o processo de democratização (que é, de fato, o que devemos entender quando falamos de democracia) é fortemente constrangido pelas remanescências hierárquicas e autocráticas que estão presentes no Estado-nação. Assim, remanescem também, em maior ou menor grau, quistos autocráticos, dinâmicas autocráticas e, consequentemente, comportamentos autocráticos nas democracias realmente existentes (em especial aqueles voltados para a guerra, quer dizer, para a construção e manutenção de inimigos como pretexto para organizar cosmos sociais segundo padrões hierárquicos regidos por modos autocráticos de regulação: seja a guerra quente, seja a guerra fria, seja a política praticada como arte da guerra, quer dizer, como continuação da guerra por outros meios). Acrescente-se que mesmo essas tentativas fugazes de adotar a democracia (ou experimentar processos de democratização) nunca conseguiram se exercer no plano internacional, onde vige a política do equilíbrio competitivo ou realpolitik (que é autocrática).

Portanto não há um modelo de democracia que possa servir de referência para se dizer o que é e o que não é democracia. Toda vez que o processo de democratização consegue, mesmo intermitentemente, prosseguir, dizemos que estamos numa democracia, devendo-se entender por isso o seguinte: estamos conseguindo tornar modos de regulação de conflitos menos autocráticos e padrões de organização menos hierárquicos, nada garantindo, porém, que vamos definitivamente para o céu: sempre pode haver retrocesso quando – no caso da democracia dos modernos (a democracia representativa realmente existente nos países que a adotam) – restringe-se a liberdade, viola-se a publicidade, frauda-se a eletividade, falsifica-se a rotatividade, descumpre-se a legalidade e degenera-se a institucionalidade. Quando algumas dessas coisas são feitas a partir de certo grau que começa a inviabilizar a continuidade do processo de democratização, dizemos que não estamos mais numa democracia (ou seja, que a democracia que temos não está mais conformando-se como um ambiente favorável a caminharmos em direção à democracia que queremos). Mas os limites não são fixos.

Cabe frisar que se a democracia, no sentido forte do conceito, é um movimento de desconstituição de autocracia, tal processo se fragiliza toda vez que as eleições são usadas contra esse sentido. Como isso está ocorrendo com frequência, o sistema representativo está batendo nos seus limites. Sistemas eleitorais em países que não são democráticos estão sendo usados contra o processo de democratização que emerge das manifestações das sociedades por mais liberdade. Vejamos alguns exemplos recentes:

[] Uma forte fermentação social eclodiu na Síria em janeiro de 2011, até que a guerra veio e matou a rede (sim, a guerra é feita para isso) e o pior momento para o possível florescimento de um processo de democratização naquele país foi o 4 de junho de 2014 (dia da reeleição fajuta do ditador-genocida Assad).

[] Um processo de democratização construído pela sociedade egípcia teve seus pontos fortes em 11 de fevereiro de 2011 na Praça Tahrir (que levou à queda do ditador Mubarak) e de novo em 30 de junho de 2013 em todas as cidades do Egito (que levou à queda de Morsi, o jihadista da Irmandade Muçulmana, mas não em 17 de junho de 2012, dia da sua eleição).

[] O mesmo ocorreu em maio de 2013 na Turquia (mas não em 10 de agosto de 2014, dia da reeleição do protoditador Recep Erdogan).

O que significa tudo isso? Significa processos (formais) eleitorais conspirando contra o processo (substantivo) de democratização.

É claro que – nos países formalmente democráticos – devemos defender a democracia que temos contra qualquer tentativa de autocratização. Mas sem deixar de reconhecer que a democracia que temos não está mais conformando um ambiente muito favorável à caminhada em direção à democracia que queremos. O que significa que o sistema não pode ser consertado por dentro, elegendo-se pessoas boas, como recomendam os que querem congelar uma forma de democracia (a democracia representativa) surgida no século 17. A questão é a continuidade do processo de democratização e não a manutenção de um modelo.

A continuidade do processo de democratização (ou de democratização da democracia) precisa das formas atuais da democracia realmente existente, mas não terá solução nos ambientes configurados por essas formas. Ou seja, se os problemas da democracia representativa não podem ser resolvidos com a abolição da democracia representativa, eles também não podem ser resolvidos nos marcos da própria democracia representativa. Os ápices da democracia estão hoje, portanto, nas novas experimentações de democracia que sejam: mais distribuídas, mais interativas, mais diretas, regidas mais pela lógica da abundância do que da escassez, mais vulneráveis ao metabolismo das multidões e mais responsivas aos projetos comunitários, mais cooperativas, mais diversas e plurais (não admitindo apenas uma única fórmula internacional mas múltiplas experimentações glocais). Ora, tudo isso aponta para uma nova reinvenção da democracia.

Mas mesmo nos países democráticos atuais, o processo eleitoral tem sido usado, em muitos casos, para enfrear a democracia, não para consolidá-la, expandi-la ou democratizá-la (quer dizer, para dar continuidade ao processo de democratização). Em muitos casos, sobretudo na América Latina, as eleições têm sido instrumentalizadas como artifício de um grupo privado autocrático contra a democracia. Como se sabe, além de não ter proteção eficaz contra o discurso inverídico, a democracia também não tem proteção eficaz contra o uso da democracia (notadamente das eleições) contra a própria democracia.

Uma abordagem social da democracia

Por que e como foi inventada a democracia? Até hoje os estudiosos têm imensa dificuldade de decifrar o que ocorreu. Não estabelecem as conexões necessárias e não reconhecem os padrões sem os quais não se pode desvendar o sentido das configurações coletivas que se constelaram. Não há, portanto, uma compreensão propriamente social do surgimento da democracia. Ou, quando há, é uma lástima: tomam por social aquilo que diz respeito às condições de vida (em geral de sobrevivência) das populações e não à fenomenologia da interação, quer dizer, o fluxo da convivência social.

Alguns pensadores do século passado conseguiram captar o “gene” (ou o meme) original democrático – como John Dewey, Hannah Arendt e Humberto Maturana (entre outros; poder-se-ia citar também Claude Lefort, Cornelius Castoriadis e Amartya Sen) – mas a maioria dos teóricos da política ficaram presos aos esquemas explicativos da modernidade que replicavam visões em que o social era uma espécie de epifenômeno (na verdade, para a maioria deles só existiam os indivíduos, o mercado e o Estado) e, assim, não conseguiram perceber os condicionamentos recíprocos entre o padrão (social) de organização e modo (político) de regulação.

Ora, do ponto de vista social, a democracia é um erro no script da Matrix. Não se explica de outra maneira. Não era necessária. Nem foi o resultado de qualquer “evolução” social. Não surgiu dos interesses privatizantes de alguma corporação. Surgiu em uma cidade no mesmo momento em que nela se conformou um espaço público.

Os teóricos políticos do século passado, porém, não podiam se conformar com isso. Viciados na ideia (ou no esquema explicativo) de determinação de uma superestrutura por uma estrutura (um velho vício de raiz iluminista difundido pelo marxismo), queriam sempre surpreender o que está debaixo do pano, queriam desvendar a máquina que estaria por trás do que acontece na vida fenomênica. Destarte, por não encontrar o mecanismo oculto (em geral econômico, como acreditam) que estaria determinando uma nova criação política, suas análises não foram (e ainda não são, posto que esses teóricos remanescem no século atual) capazes de revelar que estamos diante de um esgotamento da democracia dos modernos e da possibilidade de emergência de uma nova democracia. Há, ademais, um problema de pressupostos.

Os analistas políticos, em sua maioria, pensam a partir de um conjunto de pressupostos, raramente discutidos porquanto tomados como verdades evidentes por si mesmas: o primeiro deles é que o ser humano é inerentemente competitivo (postulado largamente falsificado pelas evidências e, portanto, impossível de ser sustentado pela ciência, tendo status semelhante ao de uma crença de natureza religiosa) e faz escolhas racionais tentando maximizar a satisfação de seus interesses egotistas (quando todas as evidências apontam que na raiz da ação dos humanos – e até dos mamíferos em geral – está mais uma emotional motivation do que uma rational choice); o segundo é que sem líderes destacados não se pode mobilizar e organizar a ação coletiva (o que vem sendo refutado fartamente pelos fatos: sobretudo pelos aglomeramentos, enxameamentos e amassamentos que vêm ocorrendo com cada vez mais frequência em sociedades altamente conectadas); e o terceiro é que nada pode funcionar sem um mínimo de hierarquia (idem, do contrário não estaríamos assistindo a profusão de redes mais distribuídas do que centralizadas).

Além disso, os analistas políticos, de maneira geral, baseiam suas análises no suposto de que o conteúdo (do que flui) é relevante para explicar a “realidade” (o que acontece), confundindo informação (mensagem transmitida-recebida) com comunicação (acoplamento estrutural), longe de perceber que o comportamento coletivo é função da fenomenologia da interação (estando os fenômenos interativos, por sua vez, na dependência não de conteúdos e sim do padrão de organização: basicamente, dos graus de distribuição e conectividade da rede social).

Quando é que tudo muda nas análises da democracia? Quando descobrimos que movimentos de desconstituição de autocracia são acompanhados por movimentos de desconstituição de hierarquia.

A democracia pode se democratizar (ou se radicalizar, a ponto de ser considerada uma pluriarquia) em redes com alto grau de distribuição (e, consequentemente, com altos graus de conectividade e interatividade). Dizendo de modo mais preciso: os processos de democratização tenderão a ter continuidade na medida em que as sociosferas onde ocorrem forem adquirindo uma topologia mais distribuída do que centralizada.

Porque a democracia é uma espécie de “metabolismo” da rede social, cujo “corpo”, a estrutura, o hardware, é dado pelo padrão de organização. Mas esse “metabolismo”, essa dinâmica do modo de regulação, não é uma imanência, não emerge automaticamente da estrutura, em função do seu padrão de organização. Democratização (do modo de regulação) e distribuição (da rede) acontecem ao mesmo tempo, ou melhor, são fenômenos acompanhantes, sinergicamente acompanhados um do outro, mas não causados um pelo outro.

O padrão de organização condiciona possibilidades. Quanto mais centralizada for a topologia da rede, menos chance terá o processo de democratização de prosseguir. Mas mesmo em padrões mais distribuídos do que centralizados, ainda assim é necessário que haja ação política para instaurar modos de regulação crescentemente democráticos. Ações políticas democratizantes, entretanto – eis o ponto – ou serão acompanhadas por mudanças estruturais que tornem a rede mais distribuída ou terão menos chances de prosseguir (e de perdurar). Ora, tornar a rede mais distribuída significa, exatamente, desconstituir hierarquia. Assim como a democracia pode ser tomada, no sentido “forte” do conceito, como movimento de desconstituição de autocracia, as redes distribuídas podem ser tomadas como movimentos de desconstituição de hierarquia, sendo que esses processos estão ligados, não por causalidade direta nem automática e sim por condicionamentos recíprocos.

Pode-se dizer que tanto a expansão da liberdade quanto a incidência da cooperação (que ocorre na medida em que a rede se torna mais distribuída) são atributos do modo como os seres humanos se organizam (e nada mais). Mas não há uma fórmula organizativa capaz de produzir automaticamente liberdade sem política. É o processo político de desconstituir autocracia que amplia os graus de liberdade. E é o processo de netweaving, de desconstituir hierarquia, que amplia a cooperação.

 

 

 

69 Comments

Leave a Reply
  1. Excellent blog here! Also your site loads up very fast!
    What host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my web site loaded up as quickly as yours lol

  2. à dire: Qui est cette fille qui porte le / coiffe / de Paimpol, qui est si élégant, et que je n’ai jamais Seenan ISLANDE FISHERMAN31before Et il fléchis rapidement ses yeux vers le sol pour l’amour de politesse, andhad semblaient prendre un regain d’intérêt? dans les chanteurs, montrant seulement theback de sa tête et ses cheveux noirs qui tombaient en assez longues boucles sur hisneck. Et même si elle avait demandé les noms de plusieurs autres, elle avait notdared sa demande. Le beau profil, le grand regard à demi sauvage, brun, presque élèves fauves se déplaçant rapidement sur l’opale bleuâtre des yeux; tout thishad son impressionné et lui a fait timid.And il est arrivé juste être que Fils Gaos, dont elle avait entendu parler theMoans comme un grand ami de Sylvestres. Le soir de ce même / Pardon /, Sylvestre et lui, bras dessus bras marchant, avait

  3. I was diagnosed with celiac over a year ago and have started inventing my own gluten-free recipes. I’ve gotten so many requests from people that I want to start a blog to start posting them. What free blog websites are out there and which ones are the easiest to access/most likely to pop up on a search engine?.

  4. Thanks for expressing your ideas listed here. The other element is that each time a problem arises with a laptop motherboard, folks should not take the risk regarding repairing this themselves for if it is not done right it can lead to irreparable damage to the entire laptop. It is usually safe just to approach a dealer of your laptop for any repair of that motherboard. They will have technicians who have an knowledge in dealing with laptop computer motherboard complications and can make the right prognosis and conduct repairs.
    Free Porn Picture Galleries

  5. It seems there are websites and blogs devoted to many activities, such tv, music, lives of celebrities, etc.. . But I really cannot find websites and blogs devoted to reading, unfortunately an afterthought when it comes to pastimes.. . Anyone know some really popular and great ones? Classic and current literature are both cool with me, since I read both.. . Thanks so much! =o).
    10 Week Hire inc FREE delivery http://vibroplates.ie/10-week-hire-inc-free-delivery.html

  6. Rien ne pouvait opleve tenir for leurs moyens lorsqu’ils découvrent qu’ils souhaitent acquérir à u . n . seule decided upon. Celui-ci n’a marche l’attention a real ce lequel concerne l’argent. Andel along with personnes ayant fait podrrran démarquer certains autres, l’ensemble l’ordre signifiant ces chaussures seront généralement très co?teux .

  7. foughtunder la Pucelle dans sa dernière action couronnée de succès, à Lagny Avril 1430.An héritier de la Couronne, James, est né en Octobre 1430, tandis que le roi était en lutte avec le pape, etaffirmer pour le roi et le Parlement le pouvoir sur les conseils provinciaux de la Église. Un interdit wasthreatened, James menaçait les ordres religieux riches et laxistes avec la réforme laïque; réglé le Carthusiansat Perth, pour montrer un exemple de la vie sainte; et a poursuivi ses sévérités contre beaucoup de son traitement de nobles.His du comte de Strathearn spoliée et envoyé comme otage en Angleterre a suscité la colère de theEarls oncle, Robert Graham, qui barbu James au Parlement, a été confisqué, a fui à travers le Highlandline, et , le 20 Février, 1437, aidé, il est dit par le vieux comte de Atholl un petit-fils de Robert II. par

  8. Ich kann anbieten, auf die Webseite, mit der riesigen Zahl der Informationen nach dem Sie interessierenden Thema vorbeizukommen.
    [url=http://www.whorebutt.top/]Free XXX Picture Galleries[/url]

  9. Appreciating the hard work you put into your blog and detailed information you present. It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed information. Wonderful read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.
    [url=http://www.whorebutt.top/]Free Adult Picture Galleries[/url]

  10. I’m curious to find out what blog platform you are utilizing? I’m having some small security issues with my latest blog and I’d like to find something more risk-free. Do you have any solutions?
    [url=http://www.whorebutt.top/gallery/2980/louise-and-masha-are-on-a-discovery-for-naked-tits-and-more.html]Louise and Masha are on a discovery for naked tits and more[/url]

  11. remarquablement, l’opinion trГЁs amusante
    [url=http://www.whorebutt.top/gallery/2870/horny-sexy-teenager-masturbates-on-her-couch-with-dildo.html]Horny sexy teenager masturbates on her couch with dildo[/url]

  12. It is the happiest time of my life so far, when I am watching these} funny videos here, since after complete day working I was so tired and now feeling perfectly.
    [url=http://www.sexybang.top/gal/1586.html]trivialmi[/url]

  13. I also like Flash, however I am not a good designer to design a Flash, however I have software program by witch a Flash is automatically produced and no additional to work.
    [url=http://rexuiz.top/]Rexuiz FPS Game[/url]

  14. que nous pouvons espérer de comprendre, parce que son la seule époque thatlets nous vérifier nos observations et prévisions contre reality.113When la Singularité est plus qu’un dispositif littéraire: An In-tretien avec Futurist-Inventor Ray KurzweilOriginally publié dans Asimovs Science Fiction Magazine, Juin 2005Its pas clair pour moi que la Singularité est une croyance technique systemor spirituelle one.The Singularity – notion des thats rampé dans un grand nombre de Skiffy, et articulé whosemost en-genre spokesmodel est Vernor Vinge – décrit theblack trou dans l’histoire qui sera créé au moment où l’homme en intelligence peut être numérisé. Lorsque la vitesse et la portée de notre connaissance ishitched à la courbe prix-performance des microprocesseurs, ourprogress va doubler tous les dix-huit mois, puis tous les

  15. There are certainly a lot of details like that to take into consideration. That is a great point to bring up. I offer the thoughts above as general inspiration but clearly there are questions like the one you bring up where the most important thing will be working in honest good faith. I don¡¯t know if best practices have emerged around things like that, but I am sure that your job is clearly identified as a fair game. Both boys and girls feel the impact of just a moment?s pleasure, for the rest of their lives.

  16. Does your blog have a contact page? I’m having trouble
    locating it but, I’d like to send you an e-mail.
    I’ve got some recommendations for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great blog and I look forward to seeing it develop over time.

  17. After looking into a handful of the articles on your site, I really like your
    way of blogging. I saved as a favorite it to my bookmark webpage list and
    will be checking back in the near future. Take a look
    at my website too and tell me what you think.

  18. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I’ve really enjoyed surfing around your blog posts.

    In any case I’ll be subscribing to your rss feed and I hope
    you write again soon!

  19. de Saint-Marc, sont aussi grande que tout, je l’ai vu. Mais surtout allthey sont fiers de leurs statues et leurs images, qui sont les mostfamous en Europe. Il y a beaucoup de soldats qui pensent que, parce que onestrade est de faire la guerre on ne devrait jamais avoir une pensée au-dessus combats andplunder. Il était âgé de Bouvet, pour examplethe celui qui a été tué Prussiens PAR LE sur le jour où je gagné la médaille empereurs; si vous avez pris himaway du camp et de la cantine, et lui parla de livres ou de l’art, il serait assis et vous regardent. Mais le plus grand soldat est un homme likemyself qui peut comprendre les choses de l’esprit et de l’âme. Il est truethat j’étais très jeune quand je suis entré à l’armée, et que le quart masterwas mon seul professeur, mais si vous allez sur le monde avec vos yeux openyou ne peut pas aider à l’apprentissage d’une grande

  20. Viagra Nebenwirkungen Alkohol [url=http://buyzithro.xyz/buy-zithromax-500mg.php]Buy Zithromax 500mg[/url] Venta De Kamagra Online Amoxicillin And Seasonique [url=http://buycheapdapoxonline.xyz/generic-priligy.php]Generic Priligy[/url] Amoxicillin News Cialis Pas Cher En Pharmacie [url=http://cyto1.xyz/buy-misoprostol.php]Buy Misoprostol[/url] Foto Levitra In Farmacia Bordeaux Kamagra In Linea [url=http://buyac.xyz/how-to-buy-accutane.php]How To Buy Accutane[/url] Se Puede Comprar Levitra Sin Receta Purchase Cialis From North America [url=http://clom1.xyz/online-clomiphene.php]Online Clomiphene[/url] Propecia In Women Hair Transplant Buy Viagra By Pill [url=http://clom1.xyz/cost-of-clomid.php]Cost Of Clomid[/url] Using Proscar For Hair Loss Propecia Finasteride Comprar Cialis Generico Linea [url=http://prope1.xyz/propecia-generic-usa.php]Propecia Generic Usa[/url] Pfizer Viagra Prix Foros Cialis Sin Receta [url=http://buyprednis.xyz/deltasone-on-line.php]Deltasone On Line[/url] Levitra Professional Sale Que Es El Cialis [url=http://buycheapdapoxonline.xyz/generic-priligy-60mg.php]Generic Priligy 60mg[/url] Amoxicillin Causing Yeast Infection buy direct cod isotretinoin sotret in germany overseas Sefton [url=http://al7.xyz/orlistat-online.php]Orlistat Online[/url] Tadalis Sx Soft Jokes Commande Cialis Generic [url=http://buyizot.xyz/cheap-accutane.php]Cheap Accutane[/url] Cialis Per Disfunzione Erettile Viagra Delle Ande [url=http://buynolva.xyz/nolvadex-dosage-pct.php]Nolvadex Dosage Pct[/url] Real Zentel Echinococcosis Online Tablet Overseas Super Active Viagra Online [url=http://buyizot.xyz/buy-roaccutane.php]Buy Roaccutane[/url] Xenical 120mg To Buy Online Cialis Come Comprare [url=http://buyac.xyz/order-accutane.php]Order Accutane[/url] Ordering Viagra From Cananda El Cialis Se Puede Mezclar Con Alcohol [url=http://5553pill.xyz/cheap-vibramycin-tablets.php]Cheap Vibramycin Tablets[/url] Amoxicillin Side Effects And Toddler 250 Mg Diamox Buy Paypal [url=http://buyal.xyz/map.php]Buy Cheap Xenical On Line[/url] Cephalexin Indication Fluoxetine Fluoxetinum [url=http://prop1.xyz/buy-cheap-generic-prozac.php]Buy Cheap Generic Prozac[/url] Propecia Payment Amoxicillin In Dogs [url=http://strat1.xyz/strattera-prices.php]Strattera Prices[/url] Proscar No Script Zithromax For Acne [url=http://5553pill.xyz/cheap-vibramycin-generic.php]Cheap Vibramycin Generic[/url] Amoxicillin Dosage 120 Lbs Order Silagra Online [url=http://buycheapdapoxonline.xyz/comprar-priligy-en-internet.php]Comprar Priligy En Internet[/url] Priligy Farmacias Benavides Quanto Costa Il Viagra Da 100 Mg [url=http://buyclomiphene1.xyz/buy-clomiphene.php]Buy Clomiphene[/url] Generic Prednisone For Dogs Acheter Cialis Generique Belgique [url=http://nolva.xyz/how-much-is-nolvadex-cost.php]How Much Is Nolvadex Cost[/url] Cialis Y La Hipertension Amoxicillin Side Effects In Infant [url=http://cial1.xyz/cost-of-cialis.php]Cost Of Cialis[/url] Dosage De Clomid buy generic accutane uk [url=http://las1.xyz/best-lasix-online.php]Best Lasix Online[/url] Naklofen Duo English Language Ritalin Canada [url=http://strat1.xyz/buy-cheap-atomoxetine.php]Buy Cheap Atomoxetine[/url] Using Rogaine And Propecia Hair Loss Triple S Paga Viagra [url=http://5553pill.xyz/doxycycline-for-sale.php]Doxycycline For Sale[/url] Buy Viagra Next Day Shipping Compra Cialis Erezione [url=http://bestindonline.xyz/buy-inderal-online-usa.php]Buy Inderal Online USA[/url] Sildenafil Espana Buy Valtrex Online In Australia [url=http://kama1.xyz/cheap-kamagra-no-rx.php]Cheap Kamagra No Rx[/url] Parecido A La Viagra Lexapro Uk Online [url=http://zol1.xyz/buy-cheap-zoloft-on-line.php]Buy Cheap Zoloft On Line[/url] Cytotec Buy Online Buy Cheap Atomoxetine [url=http://cyto1.xyz/online-cytotec.php]Online Cytotec[/url] Cialis Periodo Refrattario Tomar Cialis Y Viagra Juntos [url=http://buycheapdapoxonline.xyz/dapoxetina-priligy-comprar.php]Dapoxetina Priligy Comprar[/url] Canada Levitra Buy Online Contraindicaciones Propecia [url=http://sildenaf.xyz/by-cheap-viagra.php]By Cheap Viagra[/url] Kamagra Oral Jelly Generique Cialis Generico Comprar [url=http://doxyc.xyz/cheap-vibramycin.php]Cheap Vibramycin[/url] Vente Viagra France Pas Cher Onllinepharmacy [url=http://buyac.xyz/buy-generic-accutane.php]Buy Generic Accutane[/url] Amoxicillin 500 Tablets Dutasteride Dutagen [url=http://buyprednis.xyz/order-deltasone-tablets.php]Order Deltasone Tablets[/url] Comparatif Viagra Et Cialis News Dapoxetina Comprare [url=http://strat1.xyz/online-strattera.php]Online Strattera[/url] No Prescription Sildenafil Citrate Kamagra 100mg Sildenafil Oral Jelly [url=http://5553pill.xyz/cheap-vibramycin-pill.php]Cheap Vibramycin Pill[/url] Prix Du Cialis En Pharmacie Brand Viagra 100mg [url=http://buylevi.xyz/cost-of-levitra.php]Cost Of Levitra[/url] Cephalexin Nuva Ring

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Deixe seu comentário