in , ,

Os novos ambientes de aprendizagem da democracia e as iniciativas políticas que querem ser inovadoras no Brasil

Você apoia?

Em quatro artigos recentes expusemos os motivos pelos quais é urgente apoiar iniciativas de aprendizagem da democracia:

1) Uma iniciativa de aprendizagem da democracia voltada para a inovação | 

2) O que fazer diante do deficit de liberais-políticos: uma proposta | 

3) Por que virou um imperativo democrático da hora configurar novos ambientes de aprendizagem da democracia |

4) Os novos ambientes de aprendizagem da democracia e a “academia” de Steve Bannon | 

Não se trata de reproduzir (muito menos de competir com) as iniciativas já existentes de inovação na política que têm surgido nos últimos anos no Brasil, como, entre outras (intentadas, que tiveram ou não continuidade), o Livres, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), o Brasil 21, o Movimento Acredito, a Bancada Ativista, o Agora, o Quero Prévias, a Nova Democracia, o Instituto Cidade Democrática, o Movimento Transparência Partidária, o Nossas, a Transparência Brasil, a Frente pela Renovação, o Open Knowledge Brasil e o RenovaBR.

Trata-se de induzir a formação democrática com um grau maior de profundidade, não voltada, exclusiva ou precipuamente, para o processo eleitoral, a atuação parlamentar ou a boa gestão governamental. Tudo isso é necessário, mas aqui se trata de encarar outro desafio. Um projeto voltado à aprendizagem da democracia pode ser útil para todas essas (e outras) iniciativas sem concorrer com qualquer uma delas.

Leia os quatro artigos linkados acima. Se você se interessou pela proposta e quer se associar à iniciativa, apoiando-a, escreva para [email protected] para receber um ebook com o projeto piloto completo e as diferentes modalidades de adesão.

Mais evidências da manipulação bolsonarista das mídias sociais

Bolsonaro é inaceitável