Este é o quinto artigo de uma série chamada Novos Pensadores. O primeiro foi intitulado É tempo de novos pensadores. O segundo Seja um novo pensador. O terceiro Um roteiro de investigação para novos pensadores. O quarto Quem são os novos pensadores.
Partimos da ideia de que novos pensadores pensam sobre as novas visões emergentes do mundo no dealbar deste século 21, do ponto de vista das redes e da democracia. Novas visões da humanidade, da história humana, da civilização, da cultura, da sociedade, da comunidade, da política, da sabedoria, da inteligência humana, da criatividade e da inovação, da educação, da filosofia e da ciência.
Novas visões exigem novas palavras e ressignificação de antigas palavras. Por exemplo, um vocabulário político adequado ao tempo em que vivemos – na antessala de uma sociedade-em-rede – usa novas e velhas palavras que expressam novos conceitos, sobretudo conceitos da nova ciência das redes.
Como exemplo (não exaustivo) dessas novas palavras e das velhas palavras que estão sendo ressignificadas, podemos esboçar uma lista (tipo índice de um glossário ou vocabulário político) com pouco mais de 100 verbetes:
Anarcocapitalismo
Anarquismo
Anticomunismo
Aprendizagem democrática
Assembleísmo
Autocracia
Bolivarianismo
Capital social
Capitalismo
Castrismo
Centralização
Chavismo
Civilização
Civilização Ocidental Cristã
Cloning
Clustering
Cognitivismo
Colaboração
Commons
Competição
Comunismo
Comunitarismo
Conflito
Conservadorismo
Conspiracionismo
Corrupção endêmica
Corrupção sistêmica
Crunching
Democracia
Descentralização
Desigualdade
Desliberdade
Desobediência
Direita
Distopia
Ditadura
Doutrina
Eleitoralismo
Ensinagem
Esoterismo político
Esquerda
Estado
Estado de direito
Estatismo
Eurasianismo
Fascismo
Fórmula-inversa de Clausewitz-Lenin
Globalismo
Glocalismo
Guerra
Hegemonismo
Hierarquia
Homofobia
Individualismo
Inteligência democrática
Interativismo
Intervencionismo
Islamismo
Jacobinismo
Jihadismo
Ladismo
Legalismo
Liberal-conservadorismo
Liberalismo
Liberalismo político
Liberalismo-econômico
Liberdade
Libertarianismo
Limpeza ética
Localismo
Looping
Lulopetismo
Marxismo
Meritocracia
Militarismo
Miscigenação
Monarquismo
Moralismo
Multiculturalismo
Nacionalismo
Nazismo
Neoeurasianismo
Neoliberalismo
Neopopulismo
Opinião
Opinião pública
Oposição
Padrões autocráticos
Participacionismo
Partidocracia
Patriotismo
Paz
Peer-to-peer
Perturbação no campo social
Platonismo
Pobreza
Política
Populismo
Pós-verdade
Progressismo
Publico
Putinismo
Racismo
Realismo
Rede
Rede social
Resistência democrática
Retroalimentação de reforço
Reverberação
Revolução
Robespierrianismo
Social
Socialismo
Sofistas
Swarming
Terrorismo
Tradicionalismo
Trumpismo
Utopismo
Violência
Viral
Pensamos com palavras (que expressam conceitos). Os desentendimentos que dificultam a conversação, como mostramos no artigo Um roteiro de investigação para novos pensadores, são em geral motivados por diferenças de sentidos atribuídos às palavras. Assim, se uma pessoa fala rede social e a outra entende mídia social (como Facebook ou Twitter), eis um desentendimento importante que pode inviabilizar a compreensão do que está sendo dito. O mesmo acontece se uma pessoa fala espiritualidade e a outra entende religião; ou se uma pessoa fala democracia e a outra entende eleição; ou, ainda, se uma pessoa fala sociedade e a outra entende país (ou Estado-nação).
As construções intelectuais mais complexas, que são feitas com palavras, também permanecem imunes à polinização mútua com outras ideias capazes de desenvolvê-las se os sentidos atribuídos às palavras não se sintonizam (e, consequentemente, não se sinergizam). Ideias (ou conceitos) expressas por palavras “crescem” (ou se desenvolvem) “namorando” outras ideias. Palavras são fertilizadas por palavras, mas, para isso acontecer, é preciso que elas se reconheçam.
Por exemplo, se você diz que o sentido da política não é a igualdade, mas a liberdade e a pessoa entende que você está justificando a desigualdade, isso introduz um ruído na comunicação que é capaz de inviabilizar o entendimento necessário para a continuidade do processo de criação de novas construções intelectuais a partir da interação. O mesmo ocorre se você fala que a democracia valoriza igualmente, em princípio, qualquer opinião e a pessoa acha que você está desvalorizando o saber.
Um roteiro de investigação para novos pensadores deve ser uma espécie de programa de match (como os dos sites de namoro) para as palavras e seus sentidos, ensejando que buscadores também possam ser polinizadores.
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