in ,

Informações sobre o projeto Casa da Democracia e um convite

Este artigo é dirigido às pessoas que já conhecem ou às que, ao conhecerem, possam vir a ter interesse pelo projeto Casa da Democracia (clique no link para saber o que é).

Seguem aqui alguns informes importantes.

Já há uma equipe de várias pessoas trabalhando no projeto, preparando os oito itinerários de aprendizagem que foram propostos. É trabalho árduo, de vez que temos que digitalizar muitos textos e publicá-los com comentários e questões provocativas para a reflexão e o debate. Dentro de quatro meses, porém, este trabalho deve estar concluído.

As articulações institucionais para implementar o projeto também avançaram. Um movimento importante de educação política, de âmbito nacional, está estudando como poderá abraçar a proposta. Ainda está sendo estudada a forma como a Casa da Democracia será lançada por essa iniciativa no segundo semestre de 2020. Em breve poderemos revelar o identidade desse parceiro e anunciar seu lançamento público.

Um convite

Enquanto isso, eu (Augusto de Franco), que escrevo este artigo – como um dos propositores da iniciativa -, preciso de apoio para continuar trabalhando. Por isso resolvi iniciar, para quem tiver interesse, uma espécie de programa de aprendizagem baseado nos itinerários da Casa da Democracia.

Num primeiro momento vamos focalizar o segundo itinerário composto pelas perguntas usuais que questionam a democracia, do tipo: Como pode haver verdadeira liberdade (e democracia) sem um mínimo de igualdade (cidadania plena)? De que adianta ter democracia se o povo passa fome (ou como pode haver democracia política enquanto não for reduzida a desigualdade social)? Um líder identificado com o povo não pode fazer mais (pelo povo) do que instituições cheias de políticos corruptos controlados e financiados pelas elites? Como a democracia pode funcionar direito quando faltam aos cidadãos os conhecimentos necessários para interpretar a realidade social e escolher conscientemente os melhores caminhos? Os seres humanos, abandonados à sua própria sorte, sem uma direção política capaz de conduzi-los, não acabarão entrando em luta uns contra os outros, instaurando um verdadeiro caos social? E muitas outras. O objetivo é responder às objeções comuns à democracia que permanecem sendo repetidas ad nauseam por autocratas e analfabetos democráticos.

Como vai funcionar

Será um curso online (ao vivo) de apenas três sessões (de 1 hora cada). Todos os participantes aparecerão no vídeo e poderão fazer perguntas, observações e sugestões.

As sessões ocorrerão em três dias consecutivos da semana (quarta, quinta e sexta) das 17 às 18 horas. As discussões poderão ser feitas ao vivo e também em um grupo fechado do Facebook ao qual todos terão acesso. As sessões serão gravadas e os vídeos ficarão disponíveis no grupo por tempo indeterminado.

Quando vai custar

O preço deste curso é R$ 399,00, mas cada participante poderá pagar o que achar justo ou o que puder.

Quando vai começar

O curso ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2020. As vagas são limitadas para possibilitar a conversação online através do programa de vídeo-conferência (webinar) adotado.

Como fazer sua inscrição

Para fazer sua inscrição já arbitrando o preço que você quer pagar basta clicar no link abaixo.

Inscreva-se e ponha o preço que deseja pagar: https://pag.ae/7VSSjZ89p

O que vem em seguida

Logo que fizer sua inscrição você receberá um e-mail com todas as instruções e será incluído no grupo fechado do Facebook usado pelo programa.

Até breve e um abraço do

Augusto de Franco

http://augustodefranco.org

Nós não sabemos quem deve morrer e quem deve viver

A pandemia e como nos comportamos diante dela