in

Sete perguntas sobre o que é ser de esquerda

Vale para lulopetistas e ciristas

1 – Ser de esquerda é não condenar claramente a invasão da Ucrânia por Putin, ser contra as sanções à sua ditadura e não defender a resistência ucraniana?

2 – Ser de esquerda é achar que a culpa pelos massacres ocorridos na Ucrânia é, em parte, dos neonazistas ucranianos e, em parte, do imperialismo norte-americano que, aliado ao neocolonialismo europeu, usa a OTAN para ameaçar a soberania da Rússia?

3 – Ser de esquerda é dizer que a eleição de Le Pen, apesar de ela ser de extrema direita, seria boa pra acabar com o neoliberalismo e a globalização?

4 – Ser de esquerda é levar a sério a alegação da ditadura chinesa de que podem existir outras formas de democracia, baseadas na redução da desigualdade econômica e na promoçao da prosperidade para todos, diferentes do modelo ocidental eurocêntrico, baseado apenas em cosméticos direitos políticos e liberdades civis?

5 – Ser de esquerda é achar que Taiwan pertence à China e que a ditadura chinesa tem o direito histórico de reintegrá-la ao seu território?

6 – Ser de esquerda é perguntar, como fez Lula (em entrevista a El País de 20/11/2021), “por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder, e Chávez não?”

7 – Ser de esquerda é achar que o culpado por tudo que acontece em Cuba – pelo regime cubano ser uma ditadura cruel, que reprime manifestações de protesto e prende opositores – é o bloqueio norte-americano?

Ser de esquerda é desqualificar esses sete questionamentos, alegando que os que os fazem, só o fazem porque são “de direita”? A lógica é simples: se você não é de esquerda, então é de direita (ou é usado como inocente útil pela direita). Se você diz que não faz mais sentido a divisão esquerda x direita, então é porque é de direita.

Bem… se ser de esquerda é isso, tudo isso ou, pelo menos, uma parte disso, então fica claro que um democrata não pode ser de esquerda.

Notas e referências

1 – Leiam o artigo de Zé Dirceu, intitulado As lições da Ucrânia, publicado no site Poder 360, em 12 de março de 2022, que expressa a posição majoritária entre dirigentes e militantes do PT.

2 – Assistam, a partir do minuto 20, o Ciro Gomes falando das novas formas de democracia da China, atacando a OTAN, culpabilizando indiretamente o imperalismo norte-americano, criticando Putin não por ter invadido a Ucrânia e sim por ter “queimado a largada” de um movimento contra o unilaterismo americano e dizendo que a democracia liberal faliu. https://youtu.be/eOKFC7xGYdc

3 – Confira os papos que rolam no portal Brasil 247. Em especial a entrevista de Carlos Hortmann (de 16/04/2022).

4 – Confira nota 2, acima. Confira também nota 6, abaixo.

5 – Confira nota 2, acima.

6 – Leia a entrevista de Lula, concedida a Pepa Bueno e Lucía Abellán, do jornal El País, em 20 de novembro de 2021.

7 – Confira nota 6, acima.

Nenhum partido populista sai facilmente do poder apenas pelo voto

Não há eleição no Brasil em abril de 2022