Como dizia Rubem Alves, o sexo é o “nervo exposto” dos autocratas religiosos
Este artigo aproveita uma ótima oportunidade para a aprendizagem democrática. Ele relata o resultado de uma enfurecida reação de Olavo de Carvalho e de seus fanáticos seguidores a um post sobre a mentalidade autocrática cujo objetivo nem era criticar esse filósofo de baixo calão.
Critiquei, sim, Olavo de Carvalho: pelos seus modos, pelas suas ideias autocráticas e pela influência deletéria que tem sobre jovens brasileiros de pouco trato intelectual e nenhuma intimidade com a política democrática, mas não nesse texto em que ele se sentiu ofendido (e acusou um golpe que não foi desferido particularmente contra ele). No referido texto – intitulado Armas e autocracia, de 23/02/2017 – que irritou Olavo e seus fanáticos seguidores, falei apenas que a fixação em armas revela uma mentalidade autoritária e coloquei como exemplo sua foto exibindo uma arma, mas não sozinho e sim juntamente com a de Donald Trump, fazendo, en passant, a observação de que as armas, neste caso, são uma espécie de brinquedo mortal para crianças patriarcais ou um provável substituto para a potência reduzida (o que é uma condição biológica que vem com a velhice e nenhuma pessoa por volta de 70 anos deveria se incomodar com isso). Não usei palavras chulas, ao contrário do que costumam fazer esse sujeito e seus seguidores, que não admitem a menor crítica ao mestre que sempre “tem razão” (deve ser algo assim como a infalibilidade papal). O texto em que critico Olavo é este que vai linkado a seguir e foi publicado em 19 de janeiro de 2017, portanto, há mais de um mês, intitulado Olavo não tem razão. Leiam.
A reação fanática dos seguidores de Olavo, entretanto, revelou muito mais do que seus ataques a mim. Só posso agradecer. Ler esta thread é como dizer: C. Q. D. Ela fornece farto material, já não diria propriamente político, senão, talvez, psiquiátrico, para o levantamento do perfil da chamada nova direita (olavista e bolsonarista). Forneço abaixo alguns exemplos:
Ricardo M. P. Frota Analise essa:
[a imagem de um pênis foi apagada]
João Uilson Lima Silva Que velho idiota. Mais um anti-olavo à procura de atenção. Você já bem velhinho pra mendigar atenção, hein?
Olavo de Carvalho [o próprio] De Frango mexe no pinto alheio sem a menor provocação e ainda quer sair da conversa com ares de dignidade superior.
Ecirne Cirne De Frango sai correndo. Típico de galináceos.
Francisco Modesto Aristides nunca tinha ouvido falar desta figura.
Carlos Marques De que buraco infecto saiu esse tal Augusto de Franco?
Leonardo Celestino como sair da irrelevância? 1. construa uma obra intelectual que o torne um farol na bagunça geral do país; ou 2. ataque Olavo de Carvalho. A segunda é mais fácil, mas padece de um problema: apesar de tentadora, simplesmente não funciona.
Olavo de Carvalho [o próprio novamente] O De Frango agora posa de quem criticou minhas idéias. Ele não criticou idéia nenhuma. Criticou minhas armas e meu pinto.
Alexandre Kayanoki Pensei que era o Kid Vinil, mas é só um desconhecido.
Renan Cardoso dos Santos Professor [referindo-se a Olavo, presente na thread], disseram que um católico não combina com discurso de ódio e ofensas. Seria “discurso de ódio” o cu da mãe?
Davi Marciglio A fala afetada e um tanto afeminada desse Augusto de Frango, que vê pinto em tudo, é suficiente para desprezá-lo como um farsante meio baitola. Não, não. Ele não vê cu no que não é cu. Ele chama de cu o que é por definição isto: cu. Já o seu amiguinho fica vendo pinto em tudo, até em armas de fogo. Além do mais, cu é algo que mulher tem, mas pinto não. Sob qualquer perspectiva seu amiguinho toma no cu.
Cris Oliveira Olha só ,,,
?
?,,, vai carpir um lote , molhar as plantas , qqer coisa mas mantenha a boca fechada ,,, faça um bem ao menos nessa fase da vida , ta feio !!!
Marcelo Mendes Quem é esse cara? Só ouvi falar dele agora por causa dessa treta com o Olavo…
Jamil Felippe Junior Idiota tem que ser xingado mesmo.
Ane Hauagge Ney Latorraca careca!
Alan P. de Oliveira Sr. Augusto de Franco, com todo respeito: O sr. é um imbecil…
É desnecessário ser o que chamam de “olavete” pra concluir isso! Aliás, até opositores do sr. Olavo de Carvalho saberão que o sr. É um IMBECIL!Elder Ladeia Ane, todo dia uma polêmica nova de famosos desconhecidos hahahahha.Elder Ladeia Único Augusto possível [comentário acompanhado da foto abaixo].[a imagem foi apagada, mas retratava o ditador chileno Augusto Pinochet]
.
Pedro Almeida Antes UM olavista do que mil De Frangos. Contenha-se na vaidade. O senhor precisaria nascer 30 vezes para se tornar meio Olavo de Carvalho.
Pedro Almeida Chorando de rir com o texto do De Frango. Parece um punheteiro gramatical usando de uma narrativa totalmente nonsense para gritar ao mundo “Olavo, eu preciso do seu pinto”.
Mauricio Ceceli Se não fosse pelo Olavo de Carvalho, eu nem saberia que é você. Mas, antes disso, se não fosse você falando mal dele, eu nem saberia quem é você. Que tal conseguir notoriedade com um trabalho sério ao invés dessas presepadas?
Andre Chilano Ele teve que pedir os livros do vizinho que juntando com os 3 dele deu pra tirar essa foto com 6 livros na estante. Só o arquivo morto do Olavo já bate neste caquético. Mais um que quer ibope as custas do Professor. Acho que nunca teve tanta visibilidade depois disto. só que dura pouco.
Carlos Alberto Guedes Pereira Você acha que falar do pinto do Olavo é conversa de alto nível, mas responder com piada é baixaria.
Henrique Xavier Medíocres nunca irão entender gênios. É como a Carla Perez ler Russell Kirk e destilar a mesma verborréia… O anti-olavismo emburrece. Senta e chora. O mimimismo é livre.
José Arthur Oliveira Silva Ele [Olavo] é um gênio.
Henrique Xavier Olavo é o único que está despertando verdadeiramente a inteligência das pessoas e resgatando a alta-cultura que há muito se perdeu nesse país. Não adianta se escandalizar com os palavrões super fundamentados do Olavo, não adianta rotulá-lo de coisíssima nenhuma. O cara é um gênio com G maiúsculo. Ponto.
Olavo de Carvalho [o próprio, mais uma vez] Augusto de Franco, famoso consulpone do empresariado mais bobo do mundo, escreve sobre os colecionadores de armas, num texto ilustrado com a minha foto: “Parecem psicopatas infantis, crianças patriarcais maravilhadas com seus brinquedos mortais, ainda que, na maioria, não passem de velhos senis embevecidos com ‘próteses’, instrumentos substitutivos para a potência que, talvez, já lhes falte.” Você tem razão, Augusto de Franco: estou velho demais para poder satisfazer o seu bumbum guloso.
Alex Alex Dos mais novos ele espera uma piroca na boca e um cano no cu.
Matheus Santos Olavo mito
Daniel Borges Ahhahahahaha boa mestre, Olavo mito.
Aretha Stecconi Mitoooo. Mais uma vez #OlavoTemRazão
Celia Leal E eu profetizo igual ao Raulzito: O consulpone só vai entender o que OdeC escreveu no esperado dia do eclipse. Tem gente que passa a vida inteira / Travando a inútil luta com os galhos / Sem saber que é lá no tronco / Que está o coringa do baralho / Eu já passei por todas as religiões / Filosofias, políticas e lutas / Aos 11 anos de idade eu já desconfiava / Da verdade absoluta…
Junior Briisa Mito!
Guilherme Augusto Olavossaurus Rex. Chupa, Augusto de Franco, seu merdinha. Olavo é o único filósofo do Brasil; e você, uma bichona velha senil _!_
Domingos Salomão Filosofia do autor do post: Para que ter uma arma se você pode sentar numa? É uma “assumidade”.
Gerson Medeiros Bumbum guloso foi demais. Mas também, quis fazer analogia de pau de fogo com pau de sebo, tomou!
Leo Rachmaninov Armas são essenciais para a defesa da população honesta contra bandidos (sejam eles indivíduos ou o Estado). Qualquer criança sabe disso. No entanto, um velho semi-analfabeto como o Augusto de Franco parece não entender uma coisa tão lógica; mas, vai saber, pode ser somente uma incapacidade cognitiva acentuada do sujeito mesmo.
Fábio Christóforo Sossega esse bumbum guloso. Olavo é muito bem casado.
Felipe Torezani Vai tomar um cacete do Olavo que vai perder até o rumo de casa.
Vinícius Gomes Alves Pela nota do professor Olavo não vai rolar esse lance do cacete
?
?
?
Fábio Christóforo Faz o seguinte. Peça um debate com o Olavo e veremos até onde você consegue refutá-lo. Mas vá preparadíssimo.
João Ricardo Nascimento Você é mais um picareta, rapaz!
Flavio Souza É xingamento mesmo, pessoas como você devem ser desmascaradas, todos devem ser alertados para tipos como você. Não tem sabedoria alguma, é apenas mais um enganador, no Brasil estamos fartos de lixos como você. Ainda bem que a realidade sempre coloca vcs na lata do lixo da história e o que fazem não dá fruto, sua mente é estéril e só traz terra seca.
Sérgio Cantidio Ferreira Nunca tinha ouvido falar nessaporra, agora ele se candidatou a algo né, a galinha de óculos. (risos).
Silas Feitosa Vc é um imbecil querendo publicidade. O Olavo usa palavrões para designar casos perdidos como o seu. Como falar sério com vc? Este assunto está muito além do seu horizonte de compreensão. Aliás, ele já o descreveu há quase três décadas no ” O imbecil coletivo”.
Amanda Kelly Não adianta: já virou Augusto de Frango, mesmo. Os apelidos que Olavo bota costumam pegar até depois do túmulo.
Vinícius Gomes Alves Eu particularmente vejo o nome hoje e já me aparece na mente uma galinha de óculos
?
?
?
Felipe Martinez Mais um louco tentando “refutar” Olavo. Agora segura o tranco…
Amanda Kelly O mais engraçado é que os posts do cara têm a metade da minha média de curtidas, e eu não sou pessoa pública!
Vinícius Gomes Alves Imagino que por hoje essa paulada já saciou o tal bumbum guloso um pouco
?
?
?
Flavio Souza Ele quer fama, por isso atacou o professor Olavo, essa gente vive roendo o mérito alheio, como não tem capacidade para subir por conta própria, cria polêmica com quem está lá em cima. Estou cansado deste tipo de gente, este país é uma porcaria.
Felipe Martinez Só mais um pobre louco, infeliz e carente, buscando fazer fama em cima do Olavo.
Silvano L Biondo Mais um querendo alcançar algum status atacando a luz alheia!
Ricardo De Almeida Esse é um frango sem pena “do” rabo. Passa ky que vai arder agora.
Daniel Camargo Esse cara parece o Walter White versão Vilage People.
Eli James O Sr. Frango com certeza deve ter cheirado o cu de um cabrito.
Vivi Orto Pois eu acho que está mais para Galinha D”Angola. Olavo foi muito gentil mantendo o frango. Galinha D”Angola é que canta querendo chamar a atenção. Por isso o senhor, não tendo capacidade de raciocínio e intelectual, usa a mesma técnica esquerdopata de atacar e depôs se vitimizar. Isso é sintoma de Patologia chamada inveja. Qualquer criança percebe isso.
Olavo de Carvalho [o próprio, incansável] Quem tocou no meu pinto foi você, De Frango. Agora aguente.
Pedro Carvalho Ribeiro A ultima liberdade humana é a liberdade de se defender. É um direito humano fundamental. Depois que este direito é perdido, a humanidade se degenera e passa a gerar tipos como esse tal De Frango…
Alan P. de Oliveira Sr. Augusto de Franco, com todo respeito: O sr. é um imbecil…
É desnecessário ser o que chamam de “olavete” pra concluir isso! Aliás, até opositores do sr. Olavo de Carvalho saberão que o sr. É um IMBECIL!Pedro Almeida Só soube da existência desse tiozão graças ao Olavo. Agradeça ao maior filósofo brasileiro vivo pela meia hora de fama.
Geydson Nóbrega Está querendo os gloriosos 2 minutos de fama com o Olavo de Carvalho, não é? Em vez de tentar formular uma crítica ao pensamento filosófico do professor, resume-se a falar de “pinto” e armas, queixando-se quando esse caso é tomado por piada e levado adiante. Êta Brasil…
Pedro Almeida Nego precisa nascer mil vezes para ser 5% do Olavo de Carvalho. Não adianta pagar de pseudo-intelectual. Para falar do Olavo o senhor primeiro precisa ser alguém. Conviva eternamente com isso. Eu sei que não deve ser fácil.
Melissa Lima Weber De Frango é picareta. Enche a lingüiça e não diz coisa com coisa…Agora usa textos para se promover. Lady Gaga.
Felipe Torezani Duguin foi massacrado num debate pelo cara cuja o rifle vc quer enfiar no cu.
Victor Franca Você é um doente
Nando Moura Colega, para você criticar o Olavo tem que comer muito arroz e feijão… Pegar uma frase isolada e curta no Facebook para tentar desconstruir todo um pensamento é coisa de sem-vergonha.
Helen Da Costa Ribeiro Tá explicado …… mortadela de frango!
Nando Moura Vale muito mais um xingamento honesto do que punhetagem gramatical falsa, burra e mentirosa.
João Paulo Ah como eu queria ter meu próprio fúzil e um rifle de precisão.
Tem muito mais. Mas os exemplos acima já são suficientes, pelo menos, para revelar um tipo de emocionar: adversarial, guerreiro, detrator das pessoas que discordam. Analisem os argumentos, ou melhor, as alegações. Não sou bom porque não sigo Olavo ou não concordo com suas ideias. Sou mau porque sou velho (o mestre também é, mas ele pode – porque é um gênio, um mito, uma sumidade incomparável com qualquer outra na Terra). Sou mau porque critico Olavo: sem condições para fazê-lo, seja porque não possuo a sua sabedoria – sim, o troço é meritocrático – ou porque (supostamente) não escrevi tantos livros. Minha crítica não é válida porque, no fundo, eu sou veado e gosto de rola. Todos que criticam Olavo fazem isso para aparecer (quem é você, um desconhecido, para criticar o grande Olavo?): sim, a ideologia é a fama construída a partir do broadcasting (se a pessoa não é conhecida, então é insignificante e, assim, seus argumentos não têm valor). A fama é uma fixação de boa parte dos seguidores de Olavo e isso explica alguma coisa… E, tal como o mestre, os discípulos não abrem mão dos xingamentos mais torpes, homofóbicos e dessa estranha fixação em cu. Como dizia Rubem Alves, o sexo é o “nervo exposto” dos autocratas religiosos.
Os petistas eram mais educados nos xingamentos. Os olavistas seguem em tudo seu mestre, principalmente na baixaria. Como colegiais de reformatório, atacam os que criticam suas ideias deformando-lhes o patronímico: o Reinaldo Azevedo chamam de “Arruinaldo Azevedo”, o Marco Antonio Villa de “Marco Antonio Vil”, o Rodrigo Constantino de “Rodrigo Cocô”. A mim o sumo sacerdote resolveu chamar de “Augusto de Frango”. Não deixa de ter sua graça. O mais curioso é que falam sem parar de cu e bunda. Pois não é que o filósofo de baixo calão declarou hoje, em comentário no meu mural (reproduzido acima): “estou velho demais para poder satisfazer o seu bumbum guloso”. Em seguida um de seus discípulos acrescentou (confiram também na transcrição acima) que eu “espero uma piroca na boca e um cano no cu”. A sordidez dos sequazes seguiu então a mesma toada. E não é porque o meu post fazia referência à compensação psicológica para a perda de potência pela fixação em armas (e não falei em pinto de ninguém: isso foi inventado pelo Olavo). Não! Vejam como ele tratou o Rodrigo Constantino (que disse – com razão – que os seguidores de Olavo mais pareciam uma seita):
Talvez a psicopatologia já tenha diagnosticado essa fixação com certas concavidades e reentrâncias da anatomia masculina. O prazer obtido por partes do corpo não destinadas por Deus para a reprodução deve ser uma tentação irresistível para os machões de academia que compõem a chusma olavista… Ou, quem sabe, uma grave afronta aos céus. Sim, pois esses educados seguidores são – todas (hehe) – pessoas tementes a deus, defensores dos valores da civilização ocidental cristã ou judaico cristã. Visitei há pouco o perfil de alguns deles, só dos que fizeram os comentários mais chulos no meu mural: encontrei até fotos de conhecidos torturadores como capa (deve ser um tipo de homenagem: afinal, o coronel Ustra faria parte da legião do bem, posto que lutando contra os demônios comunistas). O affaire não deixa de ser instrutivo, fornecendo mais elementos para o levantamento do profile padrão dessa nova direita que está surgindo no Brasil, em parte como reação hidrófoba a mais de uma década de hegemonismo petista.
Sim, visitar o perfil dos fãs de Olavo que me xingaram também é muito esclarecedor (os nomes de alguns estão na lista acima). Observem não apenas os posts e comentários, mas as fotos, inclusive as fotos de perfil (ainda que não seja verdade, ficamos tentados a crer que Cesare Lombroso tinha alguma razão). Boa parte tem um corpo malhado, de academia mesmo, daqueles que conduzem cães da raça Pit Bull e são os valentões do pedaço (que odeiam os que chamam de veados e batem nas que chamam de putas). Quanto ao conteúdo do que propagam, invariavelmente encontramos a ideia de que precisamos de sábios para nos conduzir, de líderes fortes para seguir, de ordem, hierarquia, disciplina, obediência, fidelidade, amor à pátria, reverência à bandeira, ao hino e aos símbolos estatais-nacionais. Ah! E eles são – todos – trumpistas. Um dos comentários que recebi – reproduzido acima – me chamou particularmente a atenção. Foi de um tal Eder Ladeia, uma figura lombrosiana, que escreveu assim: “Único Augusto possível” e aduziu a foto do ditador chileno Augusto Pinochet fardado. Em tudo e por tudo são a base perfeita para o fascismo.
Imaginem se esse pessoal, por algum azar, chegasse a empalmar o poder. Como vocês acham que os que discordam de seu mestre e de suas ideias seriam tratados?
Não tenho nenhuma desejo de ficar esgrimindo com Olavo de Carvalho e, muito menos, com seus fanáticos. Mas não vou deixar de apontar a sua influência maléfica para a democracia. E como aprender democracia é desaprender autocracia, esse acidente que levou ao confronto com os seguidores de Olavo serve como um excelente exercício para a aprendizagem da democracia, sobretudo para o reconhecimento de padrões autocráticos.

[a imagem de um pênis foi apagada]
[a imagem foi apagada, mas retratava o ditador chileno Augusto Pinochet]


Deixe seu comentário