Foram prorrogadas para segunda-feira, 25/07/2022, as inscrições gratuitas para o segundo ciclo da Escola de Agentes Democráticos. Quem se inscreveu para o primeiro ciclo não precisa se inscrever de novo. Quem não fez o primeiro ciclo pode se inscrever para o segundo. Para ver mais detalhes acesse o site do programa. Para se inscrever clique neste link.
O programa tem o apoio institucional do Instituto Jatobás e o apoio técnico das Casas da Democracia. Tem parcerias com o Sivis, a Fundação Tide Setubal, o Gife, o Instituto Jus, a Ponte A Ponte e o Bem Querer Mulher.
REFERÊNCIAS TEÓRICAS
1 – A concepção de democracia na qual se baseia o programa de aprendizagem da Escola de Agentes Democráticos está disponível aqui: https://agentedemocratico.org/democracia/
2 – As principais referências internacionais adotadas pelo programa para monitorar o desenvolvimento da democracia no mundo são: a Freedom House, a The Economist Intelligence Unit e o V-Dem da Universidade de Gotemburgo.
3 – As revistas especializadas acompanhadas são, entre outras, o Journal of Democracy e a Democratization.
4 – Os autores atuais frequentemente consultados são, também entre outros, Larry Diamond, Timothy Snyder, David Runciman, Steven Levitsky e Daniel Ziblat, Yascha Mounk, Roberto Foa, Jordan Kyle, Anna Lührmann, Marcus Tannenberg, Jan Teorell, Michael Coppedge, Staffan Lindberg.
5 – A “tradição democrática” que o programa busca recuperar é composta por uma linha imaginária que conecta Clístenes, Efialtes, Péricles, Aspásia, Protágoras e outros sofistas, Spinoza, Rousseau, Jefferson e os Federalistas, Paine, Tocqueville, Mill, Dewey, Popper, Arendt, Bobbio, Lefort, Castoriadis, Maturana, Rawls, Havel, Dahrendorf, Sen, Dahl, Rancière.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Eis alguns dos convidados especiais para o segundo ciclo:
PROGRAMAÇÃO
Todos os eventos virtuais são realizados em terças-feiras, sempre das 20h00 às 22h00, pelo Zoom Webinar ou pelo Zoom Meetings. O programa piloto para 2022 contempla os seguintes eventos:
CICLO 1 – ENTENDENDO A DEMOCRACIA
Primeira Etapa | O que é democracia? E por quê democracia?
Evento 01 – 22/03 – Interação entre os participantes – As ferramentas virtuais do programa
Evento 02 – 05/04 – Objeções correntes à democracia: como respondê-las (primeira parte). Conversação nas Comunidades de Aprendizagem e diálogo final entre Augusto de Franco e Gabriel Azevedo.
Evento 03 – 19/04 – Objeções correntes à democracia: como respondê-las (segunda parte). Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.
Evento 04 – 03/05 – A democracia como regime político e como modo-de-vida: uma visão panorâmica. Conversação com Gabriel Azevedo.
Evento 05 – 10/05 – A democracia como regime político e como modo-de-vida: análise aprofundada e conversação. Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.
Segunda Etapa | Reconstruindo uma “tradição” democrática
Evento 6 – 17/05 – História da democracia: como a democracia surgiu ou foi inventada e como ela foi reinventada pelos modernos. Captando o DNA da democracia. Exposição de Elimar Nascimento e interação com os participantes.
Evento 8 – 24/05 – Textos clássicos sobre a democracia: leituras obrigatórias. Exposição de Augusto de Franco e conversação em plenário.
Evento 9 – 31/05 – Indicadores de democracia: Freedom House, The Economist Intelligence Unit e V-Dem. Exposição de Renato Jannuzzi e interação em plenário.
Evento 10 – 14/06 – A necessidade de novos indicadores de democracia: construindo um sistema de detecção precoce dos sinais de desconsolidação da democracia. Exposição e diálogo entre Renato Jannuzzi, Augusto de Franco e Gabriel Azevedo.
Evento 11 – 28/06 – Construindo uma “tradição” democrática e cocriando novos indicadores e sistemas de detecção precoce de sinais de desconsolidação da democracia. Cocriação nas Comunidades de Aprendizagem.
CICLO 2 – EXERCITANDO A DEMOCRACIA
Terceira Etapa | Como defender a democracia que temos e dar continuidade ao processo de democratização para alcançar as democracias que queremos
Evento 12 – 02/08 – Reconhecimento de padrões autocráticos: elementos de uma teoria. Exposição de Augusto de Franco, diálogo com Gabriel Azevedo e interação com o plenário.
Evento 13 – 09/08 – Reconhecimento de padrões autocráticos: a investigação das distopias ficcionais e dos totalitarismos antigos e modernos. Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.
Evento 14 – 16/08 – Os elementos de totalitarismo remanecentes nos autoritarismos modernos e contemporâneos. Exposição de Joel Pinheiro da Fonseca e interação com o plenário.
Evento 15 – 30/08 – A crise atual da democracia e a recessão democrática: a terceira onda de autocratização. Diálogo de Renato Jannuzzi com Augusto de Franco e Gabriel Azevedo e interação com o plenário.
Evento 16 – 13/09 – A literatura sobre a crise atual da democracia e as revistas especializadas sobre a democracia. Exposição de Sergio Fausto e interação com o plenário.
Evento 17 – 27/09 – A democracia na emergente sociedade-em-rede: a crise e os limites da democracia representativa e a experimentação de novas formas mais interativas de democracia. Exposição de Pedro Dória e interação com o plenário.
Evento 18 – 04/10 – Como montar um sistema de detecção precoce de sinais de desconsolidação da democracia: exposições de diferentes visões e conversação. Cocriação nas Comunidades de Aprendizagem.
Evento 19 – 09/10 – SESSÃO EXTRA | Reformas democratizantes na política do Brasil atual. As grandes tarefas democráticas de uma reforma política: parlamentarismo, voto distrital, voto facultativo, candidaturas independentes, inovações no sistema eleitoral, municipalismo, novos mecanismos de interação democrática dos cidadãos. Exposição de Sergio Fausto e interação com o plenário.
Quarta Etapa | Experimentando a democracia como modo-de-vida
Evento 20 – 11/10 – A democracia como processo de desconstituição de autocracia: como experimentar a democracia para desprogramar cinco a seis milênios de cultura autocrática. Conversação com os mentores-netweavers da Escola de Agentes Democráticos e interação com o plenário.
Evento 21 – 18/10 – Multiplicação do número de agentes democráticos: difusão de visões democráticas na sociedade. Debate de Augusto de Franco e Gabriel Azevedo com representantes de movimentos de renovação da política e interação com o plenário.
Evento 22 – 25/10 – Renovação do sistema político: democratizando o espaço público social. Exposição de Eduardo Jorge e interação com o plenário.
Evento 23 – 08/11 – Democracia e capital social: criação de ambientes sociais favoráveis ao desenvolvimento. Diálogo de Augusto de Franco e Gabriel Azevedo e cocriação nas Comunidades de Aprendizagem.
Evento 24 – 22/11 – Netweaving. Como experimentar mudanças democráticas na gestão de organizações: trocando a lógica da escassez pela lógica da abundância. Exposição de Augusto de Franco, diálogo com os mentores-netweavers e interação com plenário.
Evento 25 – 29/11 – Para experimentar a democracia como modo-de-vida nas organizações. Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.
Entrega final – Cada participante apresenta seu projeto pessoal de experimentação da democracia como modo-de-vida (em alguma localidade, setor de atividade etc.)
Evento 26 – 17/12 – Festa de Encerramento e Diplomação (com transmissão ao vivo).
Diferenciais da Escola de Agentes Democráticos
1 – Formação de Agentes | Não é mais um centro para ministrar cursinhos de política e sim uma escola de agentes de inteligência (democrática).
2 – Pedagogia Interativista | Adota uma pedagogia interativista: a aprendizagem pela convivência (conversação recorrente).
3 – Mentoria Individual e Coletiva Permanente | Ninguém fica sozinho, perdido ou diluído em uma turma. Os alunos se conectam em comunidades de aprendizagem. Cada aluno tem um mentor (amigo) com quem pode interagir a qualquer hora.
4 – Democracia como Regime Político e como Modo-De-Vida | Não toma a democracia apenas como modo político de administração do Estado e sim também como modo de vida e convivência social.
5 – Viver em Rede | Parte da ideia de que, assim como o sentido da política é a liberdade, o objetivo da democracia é a rede (ou seja, as pessoas viverem socialmente, organizando-se segundo padrões mais distribuídos do que centralizados). Entende que a rede não é um instrumento para fazer a mudança: ela já é a mudança.
6 – Papel Inovador da Democracia | Procura redescobrir o papel inovador da democracia, propondo e cocriando novas soluções para a política.
7 – Plantar Tamareiras | Tem uma perspectiva de longo prazo. Não há democracia sem democratas, mas nosso deficit de agentes democráticos não pode ser preenchido a não ser com trabalho constante de uma geração. Não é como plantar nabos ou rabanetes para colher em duas semanas e sim como plantar tamareiras.
8 – Acendendo Miríades de Pequenas Velas | Entende que a democracia não é a luz de um holofote e sim a de miríades de pequenas velas. Cada agente democrático é uma pequena vela acesa na escuridão, que pode produzir mais democracia em sua localidade ou setor de atividade, investindo em capital social e usinando e polinizando, nos seus ambientes, as sementes de novos mundos sociais mais livres e mais colaborativos.