O que está acontecendo é mais profundo do que se pensa. Recentes estudos têm mostrado que a extrema-direita construiu uma realidade paralela manipulando as mídias sociais. Criaram enormes bolhas de validação de mentiras, maiores do que as da esquerda e das mídias tradicionais.
O próprio presidente Jair Bolsonaro acabou prisioneiro das bolhas reacionárias das mídias sociais que ele mesmo mandou manipular. Ele acha (talvez sinceramente) que pode aferir a opinião pública lendo o que publicam seus sequazes.
Pablo Ortellado, em artigo de ontem (08/10/2019), na Folha, chamou a atenção para a situação inédita em que vivemos. Boa parte das pessoas que se interessam por política (ou seja, o que chamo de PPA – População Politicamente Ativa, que saltou astronomicamente de alguns milhares, há trinta anos, para a ordem de grandeza de milhões) só acessa as mídias sociais (e os canais do Youtube) que ecoam seus pontos de vista. Isso é grave porque há também evidências de que a direita (na verdade, a extrema-direita) vem substituindo os livros pelo Youtube.
Mais grave, porém, do que o uso massivo de bots – cometido pelo bolsonarismo, seguindo orientações de Steve Bannon – é o aumento astronômico do número de pessoas-bot (borgs) fazendo parte dessa nova PPA.
Temos agora uma parcela crescente de agentes do debate público que não está mais vulnerável ao processo democrático capaz de polinizar e mudar opiniões. É como se fosse uma outra sociedade, uma sociedade fechada crescendo dentro da sociedade aberta (sem a qual não pode haver democracia). Isso, no limite – se o número de agentes da nova PPA ultrapassar alguns patamares – é capaz de desativar os mecanismos políticos, de interação de opiniões com os diferentes, que estão no cerne do processo democrático. Ou seja, a democracia será neutralizada por dentro.
Continente isolado
Pablo Ortellado, Folha de São Paulo (08/10/2019)
No Youtube brasileiro, canais de direita são muito maiores que os demais
Publicamos na semana passada um pequeno estudo mapeando os canais políticos no Youtube (tiny.cc/youtubepolitico). Entre muitos resultados, uma coisa nos chamou a atenção: o tamanho dos canais de direita e seu isolamento em relação aos canais de esquerda e da grande imprensa. Essa característica contraria outros estudos sobre a estrutura do consumo de notícias por meio de mídias sociais no Brasil.
Nos Estados Unidos, estudos têm mostrado que, nas mídias sociais, quem interage com sites partidários de esquerda também interage com sites da grande imprensa; no entanto, quem interage com sites de direita geralmente não interage com a grande imprensa.
Em um livro influente (“Network Propaganda”, Oxford University Press, 2018), Robert Farris e Yochai Benkler argumentam que esse isolamento dos consumidores de notícias de direita nos Estados Unidos faz com que os exageros e as distorções hiperpartidários não sejam corrigidos por reportagens factuais dos grandes meios de comunicação, gerando desinformação sistêmica – o que não ocorreria na esquerda, que teria na grande imprensa uma espécie de contraponto.
Nos estudos brasileiros, porém, esse fenômeno não aparecia. Eles indicavam, geralmente, uma estrutura tríptica, com esquerda e direita nos extremos e a grande imprensa no meio. Isso sugeria que, embora usuários com identidades políticas fortes transitassem mais intensamente em circuitos de informação partidários, eles também interagiam com a grande imprensa. Assim, em tese, os grandes meios de comunicação poderiam cumprir para os dois campos um papel de controle e averiguação factual.
Assim, foi preocupante descobrir, pela primeira vez no Brasil, um padrão semelhante ao americano no Youtube. Vimos que quem comenta em canais de esquerda, como o do Brasil 247, comenta também em canais da grande imprensa, como o da TV Folha ou o da BBC Brasil. No entanto, quem comenta em canais de direita, como o de Nando Moura, não costuma comentar em canais da grande imprensa, com exceção do jornalismo mais partidário (como o da Jovem Pan) e do jornalismo policial.
Benkler e Farris diziam, a respeito dos EUA, que a direita está se isolando do establishment. No Youtube brasileiro, porém, os canais de direita são muito maiores do que os demais – o que nos leva a perguntar quem é que está ficando isolado.
Uma antiga anedota inglesa diz que, certa vez, após um temporal que cortou a comunicação do Reino Unido com a Europa, um jornal londrino estampou na capa a manchete “Nevoeiro no canal da Inglaterra. Continente isolado”.
Eis o estudo citado:
Monitor do Debate Político no Meio Digital
Grupo de Políticas Públicas para o Acesso à Informação – Escola de Artes Ciências e Humanidades – USP
Nota Tecnica 5
Uma descrição dos canais políticos do Youtube
Rainer H. F. de Oliveira, Márcio M. Ribeiro e Pablo Ortellado
27 de Setembro de 2019
Resumo
Este estudo apresenta um mapa do Youtube político no Brasil. Por meio da API do Youtube mapeamos canais criados sob a categoria “Notícias e política” com mais de 10 mil inscritos e, junto com outros canais sugeridos por informantes e compartilhados por páginas influentes de Facebook, recolhemos de um total de 320 canais os vídeos publicados nos últimos 30 dias, os números de visualizações dos vídeos e dos canais, assim como os comentários. Produzimos um grafo tendo os canais como nos e comentadores em comum como arestas. O resultado mostra que os canais políticos do Youtube estão divididos em três comunidades de comentadores, uma reunindo os canais de esquerda e da grande imprensa, outra reunindo os canais de direita e um terceiro mais diretamente associado ao bolsonarismo. Em termos tanto de volume de inscritos como de visualizações, os canais de direita são muito maiores do que os de esquerda.
1 – Estrutura dos canais políticos do Youtube
Utilizando uma metodologia híbrida, parte automática e parte manual, selecionamos 320 canais do YouTube do Brasil que fazem parte do ambiente político do país. No grafo abaixo, os nós representam os canais de Youtube e seu tamanho é proporcional ao número de visualizações em seus vídeos no período considerado, 17 de agosto a 16 de setembro. O tamanho das conexões entre nós é proporcional ao número de comentadores em comum em vídeos dos canais. Na construção do diagrama, as arestas aproximam os nós e agrupamentos de nós com muitos comentadores comuns são representados por diferentes cores. A imagem destaca alguns dos canais de cada agrupamento com mais visualizações no período considerado.
O grafo está estruturado em 3 grandes agrupamentos. No centro, o agrupamento em amarelo e formado por canais com grande público de direita. Todos os 10 canais com maior número de inscritos estão neste agrupamento e a maioria deles apoia diretamente Jair Bolsonaro. Esse agrupamento combina tanto canais de programas da grande imprensa (Pânico, Cidade Alerta, Jovem Pan News etc.) como canais bastante populares no YouTube com conteúdo exclusivo para essa plataforma (Mamãe Falei, Nando Moura etc.).
À direita, o agrupamento azul agrega canais menores fortemente associados ao bolsonarismo, como Ficha Social e Joice Hasselmann TV.
À esquerda, o agrupamento vermelho contém tanto canais de jornalismo alternativo de esquerda (TVT, TV 247, Conversa Afiada etc.) quanto canais de jornalismo tradicional (TV Folha, Estadão, Jornal da Gazeta etc.). Por fim, há um pequeno conjunto de canais, em cinza, que não está associado a nenhum desses agrupamentos.
A estrutura do grafo indica que os comentadores da direita formam um público isolado do público da grande imprensa, o que não ocorre na esquerda. Apesar disso, nessa plataforma, o público da direita parece ser muito mais numeroso.
Agrupamento dos canais populares de direita
Número de canais: 98 (30,6%)
Total de inscritos: 53 milhões (58,4%) Número de vídeos no mês: 8.301 (43,7%)
Total de visualizações no mês: 277 milhões (64,6%)
Receita mensal estimada: pelo menos R$ 277 mil
| Canal | Vídeos | Visualizações | Inscritos |
| Folha Política | 407 | 26M | 1,4M |
| Pingos no Is | 111 | 23M | 1,4M |
| O Giro de Notícias | 90 | 16M | 951K |
| Jovem Pan | 946 | 15M | 1,8M |
| Cidade Alerta | 179 | 14M | 2,2M |
| Morning Show | 151 | 14M | 880K |
| Pânico | 157 | 12M | 1,9M |
| Jacaré de Tanga | 74 | 11M | 838K |
| DR News | 21 | 10M | 697K |
| Jornal da Record | 478 | 7,1M | 780K |
| Band Jornalismo | 1148 | 6,6M | 755K |
| Alexandre Garcia | 45 | 6,3M | 776K |
| SBT Jornalismo | 512 | 5,9M | 809K |
| Balanço Geral | 472 | 5,4M | 2,2M |
| Questione-se | 55 | 5,3M | 491K |
Agrupamento dos canais bolsonaristas
Número de canais: 85 (26,5%)
Total de inscritos: 17 milhões (19%)
Número de vídeos no mês: 3.849 (20,3%)
Total de visualizações no mês: 61 milhões (14,1%)
Receita mensal estimada: pelo menos R$ 62 mil
| Canal | Vídeos | Visualizações | Inscritos |
| Ficha Social | 82 | 5,2M | 461K |
| Ricardo Ribeiro | 138 | 5M | 276K |
| Top Tube Famosos | 24 | 4,2M | 827K |
| BRASIL ACIMA DE TUDO | 24 | 3,7M | 414K |
| Ploc Social | 138 | 3,3M | 118K |
| Vlog do Lisboa | 58 | 3,1M | 364K |
| Canal Patriotas | 15 | 2,4M | 1M |
| Visão Panorâmica | 29 | 2,1M | 432K |
| TV BrasilGov | 345 | 2,1M | 261K |
| VLOG Silvano Silva | 40 | 1,6M | 250K |
| Reflexão News | 27 | 1,6M | 210K |
| Notícias Política BR | 37 | 1,5M | 527K |
| Pri & Ma | 176 | 1,4M | Oculto |
| Universo | 118 | 1,2M | 423K |
| Josemi de Deus | 40 | 1,1M | 143K |
Agrupamento dos canais de esquerda e da grande imprensa
Número de canais: 103 (32,2%)
Total de inscritos: 15 milhões (16,8%)
Número de vídeos no mês: 6.468 (34,1%)
Total de visualizações no mês: 88 milhões (20,4%)
Receita mensal estimada: pelo menos R$ 89 mil
| Canal | Vídeos | Visualizações | Inscritos |
| TV 247 | 377 | 8,4M | 450K |
| Paulo Ghiraldelli | 196 | 7,5M | 340K |
| Informa Brasil | 104 | 6,2M | 358K |
| Portal Click Política | 98 | 6,2M | 178K |
| HBO Brasil | 30 | 4,2M | 608K |
| Canal da Resistência | 633 | 3,8M | 146K |
| Blog da Cidadania | 49 | 3,8M | 365K |
| TVT | 641 | 3,4M | 344K |
| UOL | 104 | 3,1M | 293K |
| TV GGN | 32 | 3M | 129K |
| Catraca Livre | 83 | 2,9M | 119K |
| Henry Bugalho | 44 | 2,7M | 298K |
| Poder360 | 109 | 2,2M | 76K |
| DCM TV | 131 | 2,1M | 105K |
| BBC | 24 | 2M | 587K |
2 – Ranking dos canais e dos vídeos
As inscrições nos canais, bem como o número de visualizações é muito concentrado. Os 4 canais com mais visualizações no período considerado (1% dos canais investigados) somam 94 milhões de visualizações em seus vídeos (22% do total) quando estendemos para 32 canais (10% do total) temos esse valor sobe para 270 milhões (63% do total). O mesmo ocorre com o número de inscritos. Os 4 maiores canais somam 13 milhões de inscritos (14% do total) e os 32 maiores, 45 milhões (49%).
Canais com maior número de inscritos
| # | Canal | Inscritos | Crescimento no mês |
| 1 | Nando Moura | 3.375.738 | +10K |
| 2 | Mamaefalei | 2.577.366 | -7K |
| 3 | Jair Bolsonaro | 2.556.390 | +20K |
| 4 | Cidade Alerta | 2.240.741 | +80K |
| 5 | Balanço Geral | 2.221.775 | +60K |
| 6 | Tio Lu | 2.047.419 | +40K |
| 7 | Pânico Jovem Pan | 1.936.045 | +40K |
| 8 | Jovem Pan News | 1.818.714 | +50K |
| 9 | RECORD TV | 1.634.550 | +40K |
| 10 | Folha do Brasil | 1.574.546 | +40K |
Canais com mais visualizações no último mês
| # | Canal | Visualizações | Vídeos | Receita mínima estimada |
| 1 | Folha Política | 26.719.949 | 407 | R$ 27 mil |
| 2 | Os Pingos nos Is | 23.113.767 | 111 | R$ 24 mil |
| 3 | O Giro de Notícias | 15.538.879 | 90 | R$ 16 mil |
| 4 | Jovem Pan News | 14.974.263 | 946 | R$ 15 mil |
| 5 | Cidade Alerta | 14.081.942 | 179 | R$ 14 mil |
| 6 | Morning Show | 13.589.533 | 151 | R$ 14 mil |
| 7 | Pânico Jovem Pan | 11.532.729 | 157 | R$ 12 mil |
| 8 | Jacaré de Tanga | 11.239.867 | 74 | R$ 11 mil |
| 9 | DR News | 10.038.899 | 21 | R$ 10 mil |
| 10 | TV 247 | 8.499.868 | 377 | R$ 9 mil |
Vídeos com mais visualizações no último mês
| # | Vídeo | Canal | Visualizações |
| 1 | Sequestrador de ônibus é morto por sniper no Rio de Janeiro | Jornal O Globo | 1.722.889 |
| 2 | Macron rebate Bolsonaro durante encontro do G7 | Jornal O Globo | 1.608.173 |
| 3 | Cenas explícitas de abuso de autoridade: 10a Vara do Trabalho de Curitiba | TV GGN | 1.491.301 |
| 4 | Veja o momento em que o sequestrador do ônibus na ponte Rio-Niterói é morto | O Antagonista | 1.316.321 |
| 5 | Colocamos um EX-TRAFICANTE e uma MÃE de um DEPENDENTE QUÍMICO pra conversar | Spotniks | 1.256.268 |
| 6 | RJ: Atirador de elite mata sequestrador de ônibus na Ponte Rio-Niterói | Jovem Pan News | 1.221.271 |
| 7 | BOLSONARO Fez o que NINGUÉM Esperava no Desfile de 7 de Setembro… | DR News | 1.171.371 |
| 8 | Bolsonaro publica vídeo de garoto chamado de ’imbecil’ por portal da Globo | Folha Política | 1.151.946 |
| 9 | Veja o momento em que sequestrador é baleado por atirador de elite | SBT Jornalismo | 1.092.780 |
| 10 | AMAZÔNIA – ANITTA ME ACUDA!!! | Nando Moura | 1.057.355 |
Metodologia
Para produzir o grafo, primeiro fizemos uma exploração em profundidade partindo de vídeos de cinco canais relacionados à política, sendo dois de esquerda, dois de direita e um considerado neutro (Roda Viva, MBL – Movimento Brasil Livre, ENZUH, TV Boitempo e Jean Wyllys). Sucessivamente seguimos os vídeos sugeridos pelo Youtube que estavam sob a categoria “Notícias e política”, cuja descrição estava em português e que possuíam ao menos 10 mil visualizações. Os vídeos coletados nesse processo fazem parte de 220 canais. A estes acrescentamos outros 100 canais que tiveram pelo menos um vídeo compartilhado por alguma das páginas de Facebook que monitoramos no período de um ano, além de outros canais sugeridos por informantes.
Extraímos desses 320 canais os IDs de quem comentou nos vídeos entre os dias 17 de agosto e 16 de setembro de 2019. Ao todo foram coletados 2.853.561 comentários de 576.934 usuários em 18.962 vídeos. Construímos assim um grafo cujos nós representam canais de política e o peso das arestas entre dois nós é índice de Jaccard – tamanho da interseção dividido pelo tamanho da união – dos conjuntos de comentadores de seus vídeos.
O diagrama que representa esse grafo foi construído com auxílio do Gephi (1). Filtramos todas as arestas cujo índice era menor do que 0,005. Esse corte removeu uma longa cauda que representava cerca de 65% do total de arestas. Removemos então os 43 nós que ficaram isolados. Em seguida utilizamos a função Force Atlas 2 (2) para dispor espacialmente a representação dos nós e o algoritmo de Louvain (3) para computar os agrupamentos (clusters).
Para estimar a receita mensal dos canais seguimos o site especializado Socialblade (4) que atribui um valor mínimo de U$0,25 para cada mil visualizações de um vídeo e assumimos que o dólar vale R$ 4,08.
Referências
1 – https://gephi.org/
2 – Esse algoritmo atribui uma força de repulsão entre os nós e uma força de atração entre nós que possuem aresta proporcional ao peso da aresta e então simula esse sistema físico em um plano bidimensional.
3 – Esse algoritmo usa uma técnica aglomerativa para produzir partições do grafo buscando otimizar a modularidade, ou seja, a razão entre as arestas que cruzam as partições normalizado pelo número esperado de arestas que atravessariam as partições em um grafo aleatório.
4 – https://socialblade.com



