Carlos I

,

A resistência a Carlos I reinventou a democracia

A democracia não foi reinventada pelos modernos em apenas um lugar. Foram vários episódios. O mais importante, todavia, foi a resistência ao poder despótico de Carlos I, na Inglaterra do século 17. Isso tem menos a ver, como se pensa, com a introdução posterior do sufrágio universal (por influência francesa). A segunda invenção da democracia (a primeira foi a dos atenienses, na passagem do século 6 ao século 5 AEC) não tem a ver propriamente com eleição e sim com um processo de desconstituição de autocracia (e, aliás, também a primeira, que foi inventada no processo de desconstituição da tirania dos psistrátidas: como se sabe, Psístrato deu um golpe militar e introduziu a tirania em Atenas em 546, governou até 527 e foi substituído por seus filhos Hipias e Hiparco. Hiparco foi assassinado em 514. Hípias ficou no poder até 510 e foi destituído por Clístenes. Só aí começou a democracia, ou melhor, a democracia foi inventada no processo de desconstituição da autocracia dos psistrátidas).

A DESCRIÇÃO DE MOSCA DA RESISTÊNCIA A CARLOS I

Vamos acompanhar a descrição clássica de Gaetano Mosca (1937) (1), na sua História das doutrinas políticas (2).

“Foi na Inglaterra que o poder absoluto do Rei, pelos anos de 1.200 D.C., começou a ser primeiramente contestado. O jogo de forças entre a nobreza e a monarquia ainda subsiste, apesar do predomínio do poder real sobre a nobreza.

O Parlamento, herdado da idade média, era composto da câmara dos comuns e da câmara dos lordes. Houve na Inglaterra uma fusão entre parte da nobreza menos influente e o terceiro estado, redundando na formação da câmara dos comuns. A câmara dos lordes era formada pelos grandes senhores feudais. Os Senhores Feudais freqüentemente eram convocados pelo Rei a se reunirem no Parlamento para discutir sobre as finanças necessárias para financiar as guerras.

A dinastia dos Tudors mantém a preponderância do poder real de 1485, final da guerra das duas rosas, até o ano de 1603. Durante este período, muito embora o Rei convocasse o parlamento com frequência, continuava ele exercendo o seu poder de forma absoluta, tanto quanto o Rei da França. O Rei exercia sua jurisdição local nomeando magistrados de sua confiança, que normalmente eram pessoas de renome nas localidades.

Havia uma relação de interdependência entre o Rei e parlamento. Este com representatividade local, procurava impor-se ao Rei através da edição dos Bill of Rigths. Cada vez que o Rei convocava o parlamento para levantar recursos financeiros, o parlamento lhe impunha um Bill.

O Rei Carlos I, quando assumiu o trono resolveu declarar guerra à França com o intuito de socorrer os huguenotes de La Rochelle, que também eram protestantes e lhe haviam pedido ajuda. O Rei Carlos I convocou o parlamento que lhe forneceu subsídios necessários para socorrer a cidade sitiada. Sucedeu que os ingleses perderam a batalha e tiveram de retornar.

O Rei e os nobres acusaram-se mutuamente acerca das responsabilidades pelo fracasso. O Rei dissolveu por duas vezes o parlamento convocando a outros na busca de ajuda financeira. Um terceiro Parlamento foi convocado e concordou em fornecer mais subsídios mediante a aprovação do chamado Bill of Rights (ato de direitos) que impunha restrições ao exercício do poder régio.

Aproximadamente em 1625 ocorreu o 1º Bill of Rights no qual ficou definido que:

1 – O Rei não poderia cobrar impostos, sequer sob a forma de contribuições ou doações sem consentimento do parlamento;

2 – Ninguém poderia ser perseguido por se recusar a pagar impostos não autorizados pelo parlamento.

O Rei Carlos I não cumpriu as determinações deste Bill of Rights. Houve uma guerra civil entre os parlamentares, de um lado, e o Rei Carlos I, de outro.

O exército parlamentar liderado por Oliver Cromwell acabou por prender Carlos I, o qual foi julgado e condenado a pena de morte, sendo executado no ano de 1649.

O governo Cromwell foi uma república ditatorial militar, regime até então desconhecido na Inglaterra. Oliver Cromwell morreu em 1658 e com ele foi enterrada a ditadura. Houve uma fase de transição na qual o filho de Cromwell governou. Após várias disputas retornou à Inglaterra a monarquia, assumindo o trono o filho do Rei Carlos I, Carlos II.

Diferentemente de seu pai, Carlos II não aspirava exercer um poder absoluto. Havia uma relação de interdependência entre o Rei e parlamento. Este com representatividade local procurava impor se ao Rei através dos Bill of Rigths. Cada vez que o Rei convocava o parlamento para levantar recursos financeiros, o parlamento lhe impunha um Bill. A autoridade parlamentar foi se firmando, pouco a pouco, transferindo para si o poder de governo.

Em 1685 morre Carlos II, assumindo em seu lugar como sucessor seu irmão Jaime II, fervorosamente católico de tendência absolutista.

O Rei Jaime II estava com idade avançada e tinha duas filhas protestantes provenientes de um primeiro casamento. Quando nasceu um filho seu com a segunda mulher, este foi batizado católico. O direito deste príncipe excluía da sucessão as filhas protestantes do Rei. O parlamento sentiu o temor de instalar~se novamente na Inglaterra uma dinastia de religião católica, com tendências absolutistas. O Parlamento procurando evitar este perigo firmou um acordo com o príncipe Guilherme de Orange, que era casado com a filha mais velha de Jaime II, para a deposição do rei. Em 1688 Guilherme de Orange invade a Inglaterra com seu exército, recebendo o apoio do parlamento Inglês. Diante da impopularidade do Rei Jaime ll, não houve maiores dificuldades para derrubá-lo. O Rei Jaime II refugiou~se na França jogando o sinete real no Tâmisa.

Guilherme Orange e Maria, sua esposa, foram proclamados respectivamente Rei e Rainha da Inglaterra. Efetivou-se, desta forma, o que os ingleses chamaram de revolução gloriosa.

Em 1689 o Parlamento discutiu e aprovou o segundo Bill of Rights determinando que:

1- Os reis da Inglaterra deveriam ser protestantes;

2 – Nenhuma guerra podia ser declarada sem o consentimento do parlamento;

3 – Nenhum estrangeiro poderia fazer parte do Conselho Privado;

4 – Todas as decisões reais para terem força executória, deveriam ser contra-assinadas por um membro do Conselho Privado;

5 – Todas as decisões reais, para ter força executória, deveriam ser aprovadas por um membro do Conselho Privado;

6 – Todos os juízes deveriam ser nomeados em função de sua conduta exemplar;

7 – O rei não podia suspender o processo de impeachment;

8 – Nenhum soberano inglês poderia deixar a Inglaterra sem o consentimento do Parlamento.

A partir daí, o parlamento assume definitivamente a condição de legislador independente do poder régio. Como bem acentua Gaetano Mosca, ainda não se poderia denominar o regime inglês como sendo o parlamentar.

O Conselho Privado, a que se fez alusão no Bill of Right de 1689, era um corpo político que assistia o soberano no exercício de suas funções políticas, composto de 50 a 60 membros aproximadamente. O número de membros era excessivo, tornando-o pouco apto para exercer as suas funções rapidamente e em segredo, quando necessário.

No reinado de Carlos II, afim de evitar estes inconvenientes, reduziu-se esse número aos quatro ou cinco membros mais influentes do Conselho Privado. Estes discutiam os assuntos mais importantes, e posteriormente os levavam à reunião plenária do Conselho. Este grupo restrito do Conselho, que também atuou nos reinados de Jaime II, de Guilherme II e da rainha Ana, foi denominado Gabinete.

Em 1714, o primeiro Rei da Dinastia de Hanover, Jorge I, que só falava o idioma alemão, teve a ideia de chamar para o Gabinete os membros mais influentes da Câmara dos Comuns. Por influência de Horácio Walpole, conselheiro do Rei durante quase vinte anos, Jorge I passou a escolher para a composição do Gabinete somente membros do partido majoritário, que na época eram os Whigs. Como Jorge I sequer entendia a língua inglesa, o Gabinete passou a reunir-se sem ele, adquirindo o hábito de simplesmente submeter à sua assinatura as decisões tomadas sem a sua presença. Foi desta forma que o Gabinete, órgão até então desconhecido pela constituição inglesa, passou a exercer de fato o poder executivo.

Jorge II, filho do Rei, seguiu o exemplo do pai abstendo-se completamente. Seu sucessor, Jorge III, nascido na Inglaterra, foi o último rei que procurou ainda conservar as prerrogativas da antiga monarquia. Após o seu reinado tornou-se impossível, na Inglaterra, governar sem o apoio de um dos partidos políticos.

Foi a partir desta época que um governo parlamentar puro estabeleceu-se na Inglaterra. As grandes modificações ocorridas posteriormente no parlamento, foram de correntes do sistema eleitoral dos seus integrantes. Havia três correntes doutrinárias divergentes. O partido conservador pregava que apenas os proprietários de terras deveriam exercer o direito de voto. Uma segunda corrente defendia que se deveriam enquadrar como eleitores também os proprietários de bens móveis, que eram os grandes industriais da época. Por certo não havia a idéia de bem imóvel por acessão física. Havia também uma corrente democrática, influenciada pelos franceses, que defendia o sufrágio universal.

A segunda corrente acabou prevalecendo. Somente no ano de 1867 o direito de voto foi estendido a todos os chefes de família. Após a segunda guerra mundial (1939-1945) o sufrágio foi concedido às mulheres”.

DEMOCRACIA E ELEIÇÃO

Nem para os antigos gregos, nem para os modernos ingleses, as eleições estão na gênese da democracia. Foi o populismo que introduziu essa interpretação, forçando a mão para dizer que democracia é a vontade da maioria (auferida aritmeticamente) e levando seus críticos a condená-la como uma espécie de ditadura da maioria. O que é essencial na democracia – em termos genéticos – é não viver sob o jugo de um senhor. Como escreveu Ésquilo (472 AEC), em Os Persas, referindo aos atenienses: “Não são escravos, nem súditos de ninguém”.

Psístrato e seus filhos e Carlos I queriam súditos, pessoas submissas à sua vontade soberana. A resistência a isso gerou a democracia: pela primeira vez e pela segunda. E só por isso pode-se denominar os dois processos com a mesma palavra: ‘democracia’. Não porque tivesse havido eleições. Os interagentes na Agora ateniense, que depuseram Hipias com a leitura de um édito na praça, são em tudo semelhantes, do ponto de vista do que constitui geneticamente a democracia, aos redatores do Bill of Rights para conter a vontade soberana de Carlos I. Ninguém falou em eleição. Regimes eleitorais não são necessariamente democracias: basta ver que, das 60 autocracias (ditaduras) que ainda remanescem no século 21 (sob as quais – pasme-se! – ainda vive mais da metade da população do planeta), boa parte delas promove eleições. E nem por isso.

DEMOCRACIA E CIDADANIA

E nem se pode dizer que são as eleições livres, com a participação universal (ou de todos), que caracterizam a democracia. Nem foi assim com os antigos atenienses do século 5 (AEC), nem com os ingleses do século 17. Em ambos os casos não eram todos os que participavam das decisões políticas (apenas os membros da comunidade política: no caso dos atenienses, a Polis, quer dizer, a koinonia política e no caso dos ingleses o parlamento). No caso dos gregos, não podiam participar os estrangeiros, os escravos e as mulheres. No caso dos ingleses, idem (e mais ainda: no início, nem mesmo os que não possuíam propriedades). Isso não significa, ao contrário do que afirmam os analfabetos democráticos e os autocratas, que confundem democracia com cidadania ou subordinam a liberdade à igualdade, que não eram “verdadeiros” regimes democráticos. Não eram mesmo: em primeiro lugar porque não existem “verdadeiros” regimes democráticos e, em segundo lugar, porque a democracia é um processo de desconstituição de autocracia, não um modelo estático para colocar no lugar de qualquer governo autocrático.

É claro que é desejável que todos os cidadãos participem e que a cidadania seja universalizada. Mas isso não tem a ver com a gênese do processo de democratização (que é o que, propriamente, podemos chamar de democracia). É uma conquista progressiva de inclusão na política, que pode ser impulsionada, sim, pela democracia, mas não pode ser condição para o início e a continuidade do processo de democratização (que começa sempre em autocracias, onde não apenas alguns, mas ninguém, ex parte populis, participa de nada).

DEMOCRACIA E GUERRA

Ademais, tanto os redatores do édito de Clístenes, aposentando Hipias, quanto os redatores do Bill of Rights que queriam domesticar Carlos “Leviatã” I, não inventaram e reinventaram a democracia por um ato de força, por um golpe, por uma guerra ou por uma revolução violenta. Hipias deixou o poder pacificamente. Carlos I, não – e só por isso houve aquela guerra civil que levou à ditadura (transitória) de Cromwell (sim, guerra é um outro nome para autocracia), não que isso tivesse sido essencial para o início do segundo processo fundante de democratização que ocorreu na história. A democracia nunca nasce da guerra.

Referências

(1) MOSCA, Gaetano, História das Doutrinas Políticas, completada por Gaston Bouthoul. Rio de Janeiro: Zahar, 1958.

(2) Resumo elaborado por Marco Fridolin Sommer dos Santos no trabalho intitulado Funções do Estado, apresentado no curso de mestrado em Direito da UFRGS, na disciplina de Teoria Geral de Direito Público e publicado na Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, volume 13, 1997.

 

 

 

92 Comments

Leave a Reply
  1. I’m curious to find out what blog platform you happen to be
    utilizing? I’m experiencing some small security issues with my latest blog and I would like to find something more secure.

    Do you have any suggestions?

  2. Thank you for another informative blog. The place else may just I
    am getting that type of info written in such an ideal
    way? I have a mission that I am just now working on, and I’ve been on the look out
    for such information.

  3. Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the net the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they plainly do not
    know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  4. After I originally commented I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and
    from now on whenever a comment is added I recieve four emails with the exact
    same comment. Perhaps there is a means you are able to remove
    me from that service? Appreciate it!

  5. I’m not that much of a internet reader to be honest but
    your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back down the
    road. Cheers

  6. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found
    that it’s really informative. I am gonna watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future.

    Lots of people will be benefited from your writing.

    Cheers!

  7. Great post. I used to be checking continuously this blog and I’m impressed!
    Extremely useful information specifically the last part :) I take care of such information a lot.
    I used to be seeking this certain information for a long time.
    Thanks and best of luck.

  8. I don’t know if it’s just me or if everybody else
    experiencing issues with your site. It appears as
    though some of the written text in your posts are running off the screen.
    Can somebody else please comment and let me know if this is happening to them too?
    This may be a issue with my web browser because I’ve had this happen previously.

    Kudos

  9. I have been browsing online more than 2 hours today, yet I
    never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. In my opinion,
    if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet
    will be much more useful than ever before.

  10. Pretty component to content. I simply stumbled upon your site and in accession capital to
    assert that I acquire in fact enjoyed account your blog posts.
    Anyway I’ll be subscribing to your feeds and even I success you get right of entry
    to consistently quickly.

  11. I am extremely impressed with your writing skills and also
    with the layout on your weblog. Is this a paid theme
    or did you modify it yourself? Anyway keep up the nice quality writing,
    it’s rare to see a great blog like this one nowadays.

  12. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this outstanding blog!

    I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed
    to my Google account. I look forward to new updates and will talk about this website with my Facebook group.
    Chat soon!

  13. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be really something
    which I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me.
    I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

  14. I’m not sure why but this weblog is loading incredibly slow for me.
    Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?
    I’ll check back later and see if the problem still exists.

  15. I’d like to thank you for the efforts you’ve put in penning this site.
    I am hoping to see the same high-grade content from you later
    on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now
    😉

  16. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and
    wished to mention that I have really loved surfing around your blog posts.
    In any case I’ll be subscribing on your rss feed and I’m hoping
    you write once more very soon!

  17. Hey! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog
    platform are you using for this website? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good
    platform.

  18. you’re really a excellent webmaster. The website loading velocity is amazing.
    It kind of feels that you’re doing any unique trick. In addition, The contents are masterwork.
    you have done a great process on this subject!

  19. Hi there! This blog post could not be written much better!
    Going through this article reminds me of my previous roommate!

    He continually kept preaching about this. I’ll send this article
    to him. Pretty sure he will have a great read. Thanks for sharing!

  20. Simply want to say your article is as amazing.
    The clearness in your post is simply great and i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission let me to grab your feed
    to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please
    continue the enjoyable work.

  21. Excellent post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!
    Very useful info specially the last part
    :) I care for such info a lot. I was seeking this particular information for a long time.
    Thank you and good luck.

  22. Oh my goodness! Incredible article dude! Thanks, However I
    am experiencing troubles with your RSS. I don’t understand
    the reason why I cannot join it. Is there anyone else
    getting similar RSS problems? Anyone that knows the solution will you kindly respond?
    Thanks!!

  23. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your site provided us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our entire community will be grateful to you.

  24. Clomid Achat En Ligne [url=http://cial5mg.xyz/cost-of-cialis.php]Cost Of Cialis[/url] No Script Canadian Pharmacy Buy Levitra?Overnight Delivery [url=http://zol1.xyz/buy-zoloft-online-usa.php]Buy Zoloft Online Usa[/url] Viagra Sur Femme Cialis Online Canada Reviews [url=http://cial1.xyz/order-cialis.php]Order Cialis[/url] Online Viagra Forum Buy Nexium Online [url=http://zol1.xyz/low-price-zoloft.php]Low Price Zoloft[/url] Best Secure Canadian Pharmacy Cialis Wirkt Nicht Viagra [url=http://viag1.xyz/viagra-price.php]Viagra Price[/url] Finasteride 1 Mg Generique Achat De Viagra Prix [url=http://cial5mg.xyz/order-generic-cialis.php]Order Generic Cialis[/url] Viagra Verpackung Original Site Pour Acheter Cialis Generique [url=http://cial5mg.xyz/order-cialis-online-usa.php]Order Cialis Online Usa[/url] Levitra Foro Precio Cialis Generico [url=http://cial1.xyz/order-cialis-online.php]Order Cialis Online[/url] Pharmacy By Mail From Canada Buy Viagra Dapoxetine Online [url=http://zol1.xyz/buy-zoloft-online.php]Buy Zoloft Online[/url] Cialis Generika Usa Nolvadex For Cheap [url=http://viag1.xyz/sildenafil-100mg.php]Sildenafil 100mg[/url] Vendita Viagra Generico In Europa Cialis Farmacia Madrid [url=http://cial1.xyz/buy-cheap-cialis.php]Buy Cheap Cialis[/url] Levitra Prezzo Buy Lasix Canada [url=http://viag1.xyz/biuy-viagra-online.php]Biuy Viagra Online[/url] Sildenafil Citrate 250mg Xenical Fat Blocker [url=http://zol1.xyz/zoloft-buy-online.php]Zoloft Buy Online[/url] Viagra Bestellen Gunstig ca TV Listings Community Partnerships Hot topics Hobsons Garden Record Replay Rangers Report Wellness Road to Rio Olympics Pan Am Games Latest Stories SEE MORE A Reason For Being multimedia blog View Deal Local Ads InsideHalton. [url=http://money-loan-today.com]loans online[/url] Notice of order.To qualify for an unsecured loan you must be in stable employment with sufficient income and have no prior adverse credit history.Online Pharmacies Uk Amoxicillin [url=http://cial5mg.xyz/generic-cialis-pricing.php]Generic Cialis Pricing[/url] 40mg Tadalafil Levitra Cialis Prezzo [url=http://zol1.xyz/order-zoloft-in-usa.php]Order Zoloft In Usa[/url] Acheter Cialis Non Generique Online Prescription Sales Of Viagra [url=http://cial1.xyz/cheap-cialis-20mg.php]Cheap Cialis 20mg[/url] Amoxicillin Safe Pregnancy Original Kamagra Online [url=http://cial1.xyz/order-cialis-in-usa.php]Order Cialis In Usa[/url] Amoxicillin Doses For How Long Priligy Ereccion [url=http://propecia.ccrpdc.com/propecia-1mg.php]Propecia 1mg[/url] Costo Levitra On Line Amoxicillin Tooth Infection [url=http://cial5mg.xyz/tadalafil-online.php]Tadalafil Online[/url] Propecia Acheter Canada Buy Cytotec Misoprostol Online [url=http://cial1.xyz/how-to-buy-cialis.php]How To Buy Cialis[/url] Viagra 35 Anni Cialis Turkei [url=http://cial5mg.xyz/tadalafil.php]?Tadalafil[/url] Propecia 0.5 Mg Online Cialis Efectos Secundarios [url=http://levitra.ccrpdc.com/buy-vardenafil.php]Buy Vardenafil[/url] Buy Acyclovir Cream Over The Counter Cialis Drug Interactions [url=http://zol1.xyz/buy-cheap-generic-zoloft.php]Buy Cheap Generic Zoloft[/url] Where Can I Buy Cheap Flagyl In Carrollton Cialis Levitra Libido [url=http://viag1.xyz/by-cheap-viagra.php]By Cheap Viagra[/url] Kamagra Glaucoma Viagra Per Erboristeria [url=http://cial5mg.xyz/cost-of-cialis.php]Cost Of Cialis[/url] Prix De Cytotec Au Maroc Comprar Cialis 10 O 20 Mg [url=http://zol1.xyz/zoloft-online-prices.php]Zoloft Online Prices[/url] Lasaoren Apotheke Cialis Bestellen [url=http://zol1.xyz/cheap-zoloft-online.php]Cheap Zoloft Online[/url] Amoxil Gouttes Pediatriques Zithromax Dosage Children [url=http://cial1.xyz/buy-cialis.php]Buy Cialis[/url] Keflex Breast Cyst Escitalopram 10 Mg Buy [url=http://lasix.ccrpdc.com/cheap-lasix-order.php]Cheap Lasix Order[/url] Cialis Effet Dose Lasting Longer In Bed [url=http://inderal.ccrpdc.com/buy-inderal-online.php]Buy Inderal Online[/url] Pak Coupon Cephalexin Strep Throat [url=http://doxycycline.ccrpdc.com/how-to-get-vibramycin.php]How To Get Vibramycin[/url] Viagra 70 Amoxicillin And Chlamydia [url=http://cial5mg.xyz/cialis-online-no.php]Cialis Online No[/url] I Overdosed On Keflex Cause Superinfection Find Amoxicilina Visa Free Doctor Consultation [url=http://viagra.ccrpdc.com/buy-viagra-online-usa.php]Buy Viagra Online Usa[/url] Order Proscar For Hair Loss Purchase Viagra In India [url=http://viag1.xyz/viagra-online-usa.php]Viagra Online Usa[/url] Cialis Nachnahme Rechnung Revatio 20mg Buy Online [url=http://zol1.xyz/zoloft-online-pharmacy.php]Zoloft Online Pharmacy[/url] Propecia Dosage Hair Loss Androgenetic Alopecia Should I Take Expired Amoxicillin [url=http://zol1.xyz/cheap-zoloft-50mg.php]Cheap Zoloft 50mg[/url] Lioresal Sans Ordonnance Rhine Inc [url=http://kama1.xyz/order-kamagra.php]Order Kamagra[/url] Combigan Levitra Eigenschaften [url=http://cytotec.ccrpdc.com/cheap-cytotec-no-rx.php]Cheap Cytotec No Rx[/url] Levitra Prezzo Italia Priligy 30 Mg Ohne Rezept [url=http://doxycycline.ccrpdc.com/generic-vibramycin.php]Generic Vibramycin[/url] Levitra Oral Jelly Is Keflex Stronger Than Amoxicillin [url=http://viag1.xyz/purchase-viagra-usa.php]Purchase Viagra Usa[/url] Buy Azithromycin Or Ceftriaxone Now Drug Reaction To Amoxicillin [url=http://kama1.xyz/kamagra-jelly-forum.php]Kamagra Jelly Forum[/url] Cialis Viagra Generico Fluoxetine Uk Buy [url=http://zol1.xyz/zoloft-online-cs.php]Zoloft Online Cs[/url] Zithromax Tri Are Amoxicillin And Ciprofloxacin [url=http://zol1.xyz/buy-zoloft-online-usa.php]Buy Zoloft Online Usa[/url] Levitra Schmelztablette Preisvergleich Wii Amoxicillin Clear Up My Gingervitis [url=http://kama1.xyz/how-to-get-kamagra.php]How To Get Kamagra[/url] Where To Order Generic Stendra Worldwide Clomid Cycle Menstruel [url=http://cial5mg.xyz/cialis-price.php]Cialis Price[/url] Viagra Dove Acquistarlo

  25. Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after
    I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr…
    well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say great blog!

  26. Great beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how could i subscribe for a
    blog website? The account helped me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  27. Hello my friend! I wish to say that this article is amazing, nice written and include approximately all vital infos.
    I’d like to peer more posts like this .

  28. you’re in point of fact a just right webmaster. The web site loading velocity is incredible.

    It seems that you are doing any unique trick.
    Also, The contents are masterwork. you’ve done a excellent activity on this subject!

  29. Hi there would you mind sharing which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most
    blogs and I’m looking for something completely
    unique. P.S Sorry for being off-topic but I had to ask!

  30. wonderful publish, very informative. I wonder why the
    other specialists of this sector do not realize this.

    You should proceed your writing. I’m confident, you’ve a great readers’ base already!

  31. Great blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks
    would really make my blog stand out. Please let
    me know where you got your theme. Cheers

  32. naturally like your website but you need to take a look at the spelling on several of your posts.
    Many of them are rife with spelling problems and
    I in finding it very troublesome to tell the reality nevertheless I’ll definitely come back again.

  33. I’m not that much of a online reader to be honest but your blogs
    really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your
    site to come back down the road. Cheers

  34. wonderful points altogether, you simply gained a new reader.
    What would you recommend in regards to your publish that you simply made some days
    in the past? Any certain?

  35. Its like you read my thoughts! You appear to know so much
    approximately this, like you wrote the e-book in it or
    something. I believe that you could do with some percent
    to drive the message house a bit, however other than that, that
    is great blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  36. Hello, Neat post. There is an issue together with your website in internet explorer,
    may check this? IE still is the market chief and a big part of other people will
    leave out your magnificent writing because of this
    problem.

  37. Hello there! I know this is kinda off topic however ,
    I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging
    links or maybe guest writing a blog article or vice-versa? My website covers a lot of the same subjects as yours and I feel we could greatly benefit from each other.
    If you happen to be interested feel free to shoot me an email.

    I look forward to hearing from you! Great blog by the way!

  38. 429830 180777Oh my goodness! a great post dude. Thanks Nevertheless My business is experiencing problem with ur rss . Dont know why Not able to sign up for it. Possibly there is any person obtaining identical rss difficulty? Anyone who knows kindly respond. Thnkx 263178

  39. Good day I am so delighted I found your blog page, I really found you by error, while I was researching
    on Bing for something else, Regardless I am here now and
    would just like to say many thanks for a marvelous post and a all round entertaining blog (I
    also love the theme/design), I don’t have time to read it all at the moment but I have
    bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back
    to read a great deal more, Please do keep up the superb jo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Deixe seu comentário