Explosão sobre o Kremlin
O que isso significa? Mais do mesmo da Rússia
Timothy Snyder, Substack (04/05/2023)
Tradução automática Google
Parece muito dramático. Dois drones e uma pequena explosão foram filmados sobre uma torre de um dos edifícios do Kremlin. Sem fornecer qualquer evidência, ou dar qualquer razão pela qual tal coisa poderia ser verdade, as autoridades russas culparam a Ucrânia, alegando que foi uma tentativa de assassinato contra Vladimir Putin.
Os russos mentiram sobre todos os grandes eventos desta guerra e sempre apresentaram a si mesmos e a seu presidente como vítimas. Portanto, estaríamos justificados em duvidar do que eles dizem.
As autoridades ucranianas negam ter algo a ver com os drones sobre o Kremlin. Eles não teriam nada a ganhar com tal operação e muito a perder. Seus aliados já lhes negam armas alegando que podem usá-las para atacar Moscou. Um ataque ucraniano tão importante prejudicaria a Ucrânia, tornando menos provável que eles obtenham os suprimentos necessários para vencer a guerra e impedir a matança em seu próprio país. A questão da motivação ucraniana tende a nos levar de volta aos russos.
Mesmo assumindo que os ucranianos estão mentindo e julgando mal seus próprios interesses: eles poderiam enviar um drone sobre o Kremlin? Parece improvável. Moscou está repleta de defesa antiaérea, e o Kremlin provavelmente seria o espaço mais cuidadosamente protegido. Isso tenderia a sugerir que as pessoas que enviaram os drones sobre o Kremlin eram as mesmas responsáveis pelas defesas aéreas. Portanto, perguntar sobre a capacidade ucraniana também nos leva de volta aos russos.
Levando a lógica ainda mais longe: suponhamos que os ucranianos estejam mentindo, interpretando mal seus próprios interesses e tenham a capacidade de realizar operações em Moscou. Mesmo se tudo isso fosse verdade, uma equipe ucraniana tão especial gastaria tal capacidade e revelaria sua própria existência atacando um alvo simbolicamente ressonante, mas operacionalmente sem sentido – uma torre de bandeira no topo de um prédio? Isso não faz muito sentido. Se eles corressem esse risco, fariam algo significativo.
Minha opinião é que o cenário mais provável é que o estado russo encenou o incidente como justificativa falsa para crimes de guerra na Ucrânia. Tenha em mente que isso é apenas especulação informada. Minha própria perspectiva é influenciada por meu trabalho como historiador desses tipos de operações (bandeira falsa ou maskirovka). Eu sei que eles acontecem. Mas lembre-se que a história também está cheia de ações descoordenadas e improvisações.
A resposta da propaganda russa é uma razão para acreditar que se tratava de uma maskirovka russa. Ao longo dos catorze meses desta guerra, várias coisas embaraçosas aconteceram à Rússia. Batalhas foram perdidas. Instalações explodiram dentro da Rússia. Elas estão explodindo agora, nos dias anteriores e posteriores ao incidente do Kremlin. Na maioria dos casos, a resposta russa tem sido ignorar os contratempos. Quando uma resposta chegava, geralmente era tarde e confusa. No caso dos drones sobre o Kremlin, Moscou produziu uma declaração concisa à imprensa. Isso sugere política.
Por que a Rússia encenou o incidente do Kremlin? Essa é a parte fácil: tentar reunir os russos para apoiar a guerra e afirmar que a Rússia é sua verdadeira vítima e tem permissão para fazer o que quiser. A televisão de propaganda russa usou o incidente para pedir medidas para crimes de guerra. O ex-presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, pediu o assassinato do presidente da Ucrânia. No dia seguinte aos ataques, o próprio porta-voz da imprensa russa disse essencialmente a mesma coisa, em linguagem menos selvagem: isso nos dá permissão para “retaliar” na Ucrânia. Em outras palavras, a ideia é reformular a narrativa para que Putin e a Rússia sejam as vítimas.
Claro, a Rússia já invadiu a Ucrânia, e o fez quatorze meses atrás com base na lógica implausível de que os russos foram vítimas. Já está cometendo crimes de guerra. A Rússia já tentou assassinar Zelensky, enviando equipes de ataque no início da guerra; e mata civis ucranianos o tempo todo. Por mais de um ano, seus soldados executaram líderes locais, torturaram um grande número de pessoas, sequestraram crianças e destruíram cidades inteiras. Para os ucranianos, drones e mísseis são uma realidade diária e mortal. O que quer que tenha acontecido no Kremlin, ninguém foi morto ou ferido. Ao mesmo tempo, a Rússia estava atacando civis em Kiev, Odesa e Kherson. Nos ataques de Kherson, 23 pessoas foram mortas.
Mas lançar mísseis contra shoppings, como a Rússia fez ontem em Kherson, não é maneira de vencer uma guerra. A guerra não está indo bem para a Rússia. Centenas de soldados russos estão morrendo todos os dias, sem nenhum ganho apreciável. Os avisos de mobilização agora são entregues eletronicamente, para que os homens não tenham tempo de fugir do país. A guerra é cada vez menos popular entre os russos em geral. A oposição russa no exterior emitiu uma declaração clara de oposição à guerra. Tanques de óleo e outras instalações pegam fogo e explodem na Rússia regularmente. E uma contra-ofensiva ucraniana está chegando. E assim um ataque encenado ao Kremlin pode ser um esforço para consolidar a nação contra um inimigo que supostamente faria tais coisas.
Há uma razão final pela qual a Rússia pode ter encenado tal incidente neste momento. Em 9 de maio, aconteceriam os desfiles habituais em Moscou e em toda a Rússia, celebrando a vitória do Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial. Tradicionalmente, os russos carregam fotos de parentes que lutaram e morreram naquela época. Números horríveis de jovens russos morreram na Ucrânia. Se os russos marchando em 9 de maio carregassem fotos daqueles entes queridos, os homens mortos nesta guerra, as coisas poderiam ficar fora de controle. Os russos podem olhar uns para os outros e perceber a escala da calamidade que seu líder lhes trouxe. As autoridades russas estão cancelando apressadamente essas marchas. Encenar um ataque ao Kremlin dá-lhes uma desculpa para o fazer.
Posso estar errado sobre a bandeira falsa. Observadores experientes da Rússia acham que as imagens são simplesmente embaraçosas demais para o Kremlin. Talvez por isso. Ou talvez esta operação simplesmente não tenha sido pensada até o fim? As operações russas em relação à Ucrânia geralmente não funcionaram como esperado.
Se eu estiver errado, o próximo cenário mais provável seria partidários russos ou uma disputa entre agências. Ao contrário dos ucranianos, os guerrilheiros russos teriam todo o incentivo para fazer algo visível e humilhante. Nesse caso, a maior parte do raciocínio acima ainda se aplica. Faria sentido para o Kremlin culpar a Ucrânia por ações russas fora de seu controle. A última coisa que eles gostariam que os russos soubessem é que há uma oposição coordenada à guerra dentro da Rússia.
O Kremlin continuará gerando ficções e pessoas reais serão mortas. Sejam ucranianos ou russos, suas mortes não importam para Putin, que prefere mentiras que lhe permitam reivindicar a condição de vítima. Nesse sentido, as explosões sobre o Kremlin não são nada de novo, apenas um exemplo de um padrão dessa guerra que está presente desde o início.
TS 3 de maio de 2023