Erdogan

, ,

Turquia: uma lição de democracia pelo avesso

O golpe desastrado desfechado anteontem por alguns militares turcos serve como um curso prático de democracia para os que pediam intervenção militar no Brasil. Mais do que isso, porém. Serve também como uma lição básica de democracia, pelo avesso.

Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu. Não sabemos, por exemplo, em que medida a parte do estamento militar que se rebelou estava animada por ideias do movimento islamita Gulen. Ou se Erdogan, agora, quer fazer crer que estivessem, aproveitando a ocasião para destruir seus inimigos gulenistas.

Mas mesmo que não conheçamos todos os detalhes dessa última quartelada turca mal-sucedida, algumas coisas já sabemos sobre o governo de Erdogan.

E sabemos o fundamental. Que Erdogan estava autocratizando o regime turco. Que ele reprimiu duramente as grandes manifestações sociais de 2013 em Istambul. Que ele estava fazendo – e foi o próprio que declarou – uma limpeza nas instituições do Estado, inclusive nas forças armadas, afastando os oficiais que podiam ameaçar o seu projeto (não apenas os gulenistas, mas os kemalistas e os laicistas). Que ele estava intervindo no poder judiciário, substituindo os antigos juízes independentes por pessoas fieis ao governo. Que ele estava cerceando a liberdade de imprensa, intimidando e prendendo jornalistas críticos ao regime. Que ele estava, portanto, descumprindo os critérios da legitimidade democrática: além de violar a liberdade, Erdogan colocou em marcha um processo de degeneração da institucionalidade (base da independência dos poderes) e de falsificação da rotatividade ou alternância (tentando converter o parlamentarismo numa espécie de presidencialismo imperial: antessala para a transformação da democracia representativa formal que vigia há décadas na Turquia em uma ditadura). Até aqui ele seguiu a fórmula clássica das protoditaduras contemporâneas que viraram ditaduras, como a Venezuela e a Rússia. Além disso, porém, Erdogan se aproximou do fundamentalismo islâmico, contrariando a tendência laicizante que caracterizou os regimes anteriores e isolando e combatendo as forças representantes da tradição republicana, democrática, laica, anti-islamista e kemalista que ainda existem na Turquia.

Nada disso, por certo, justifica um golpe militar. Mas é necessário analisar até onde foi o processo de autocratização da democracia promovido por Erdogan.

Os democratas, somos contra qualquer golpe, sobretudo militar e, sobretudo, desferido contra uma democracia (mesmo que apenas formal). No entanto, Erdogan já era um protoditador. Não é porque foi eleito que é democrata, ao contrário do que disse ontem, em um tweet solerte, a presidente afastada Dilma Rousseff:

A tentativa de golpe na Turquia é preocupante. Um governo eleito não pode ser derrubado. Nem por violência. Nem por artimanhas jurídicas.

Dilma, como tantos outros analfabetos democráticos e autocratas, quer nos empulhar com a ideia de que democracia é igual à eleição. Se fosse, a maioria dos quase 60 ditadores que remanescem no mundo atual não promoveria eleições.

A eletividade é um dos critérios da democracia representativa. Mas não é suficiente para caracterizar a legitimidade dos regimes democráticos. Além da eletividade, outros critérios são necessários: a liberdade, a publicidade ou transparência, a rotatividade ou alternância, a legalidade e a institucionalidade.

Isso significa que não basta a um governo ter sido eleito para ser democrático. É necessário, além de ser eleito, governar democraticamente. Maduro, o neoditador venezuelano, foi eleito. Putin foi eleito. A despeito disso, Venezuela e Rússia são hoje regimes ditatoriais.

Quais são as lições que podemos tirar do episódio?

Bem, a primeira delas é que um golpe militar contra um regime em processo de autocratização produz mais autocracia, não democracia. É o que, tudo indica, Erdogan fará agora. Aproveitando-se do golpe mal-sucedido, dará continuidade à sua limpeza política (demitindo de qualquer posição no Estado, quando não prendendo, mutilando e matando, os que discordam dele) e, inclusive – se não for contido pelas potências democráticas ocidentais – poderá avançar para algum tipo horrível de limpeza religiosa (embora a Turquia seja um país grande demais para fazer isso impunemente, sem sofrer consequências desastrosas no campo econômico).

No mínimo, Erdogan fará o que fez Chávez após a tentativa frustrada de golpe que sofreu em 11 de abril de 2002 (avançando na bolivarianização do regime com efeitos horríveis para a democracia e para a estabilidade econômica do país, como se comprova hoje pelo apodrecimento da Venezuela sob Maduro). Por isso os democratas são contra qualquer golpe de força, como, por exemplo, o que tentaram dar contra Chavez, independentemente de se concordar ou não com Chávez, que também foi, por sua vez, um militar golpista: como se sabe, em 4 de fevereiro de 1992, o tenente-coronel Hugo Chávez (mancomunado com outros oficiais do exército: Francisco Arias, Jesus Miguel Ortiz e Francisco Urdaneta) promoveu uma quartelada (semelhante à que viria a sofrer dez anos depois) para tentar depor o presidente Carlos Andrés Pérez. Ambos os golpes militares fracassaram em poucas horas, como o que ocorreu ontem contra Erdogan.

Tudo isso, entretanto, é muito diferente do que aconteceu no Egito em 30 de junho de 2013 (a maior manifestação social de toda a história humana), quando Morsi, o jihadista da Irmandade Muçulmana eleito, foi derrubado pelas ruas (e os militares assumiram porque não havia outra força política nacional organizada para tanto). Basta assistir o filme The Square para entender.

A segunda lição é a seguinte: se não há democracia fora do respeito à lei (que sempre é quebrada pelos golpistas), só o respeito à lei não assegura a democracia. Erdogan pode dizer que respeita as leis (sobretudo as leis que ele faz). A despeito disso está transformando a Turquia em uma ditadura.

A questão que se coloca aqui é crucial para a democracia. Até que ponto de autocratização do regime o império da lei pode ser aceito como um critério democrático? Não é uma questão trivial. Se um governante democraticamente eleito não governa democraticamente e viola boa parte dos critérios democráticos (além dos critérios da eletividade e da legalidade) – como a liberdade, a publicidade ou transparência, a rotatividade ou alternância e a institucionalidade – isso significa que ele passa, em grande medida, a ditar as leis (que é o que fazem os ditadores). Pois bem, nestas circunstâncias, o respeito às leis permanece como critério democrático? Ou, colocando a mesma questão de outra forma: nessas circunstâncias, o Estado de direito significa Estado democrático?

Não há uma resposta inequívoca e geral para essa questão. Depende de até onde chegou o processo de autocratização da democracia. Do ponto de vista teórico – de uma teoria social da democracia – essa questão não tem solução sem admitirmos que o que chamamos de democracia não é um estado (por exemplo, um modelo de administração política do Estado) e sim um processo de democratização. No artigo O que é democracia, resolvi a questão, desse ponto de vista, da seguinte maneira:

Não há um modelo de democracia que possa servir de referência para se dizer o que é e o que não é democracia. Toda vez que o processo de democratização consegue, mesmo intermitentemente, prosseguir, dizemos que estamos numa democracia, devendo-se entender por isso o seguinte: estamos conseguindo tornar modos de regulação de conflitos menos autocráticos e padrões de organização menos hierárquicos, nada garantindo, porém, que vamos definitivamente para o céu: sempre pode haver retrocesso quando – no caso da democracia dos modernos (a democracia representativa realmente existente nos países que a adotam) – restringe-se a liberdade, viola-se a publicidade, frauda-se a eletividade, falsifica-se a rotatividade, descumpre-se a legalidade e degenera-se a institucionalidade. Quando algumas dessas coisas são feitas a partir de certo grau que começa a inviabilizar a continuidade do processo de democratização, dizemos que não estamos mais numa democracia (ou seja, que a democracia que temos não está mais conformando-se como um ambiente favorável a caminharmos em direção à democracia que queremos). Mas os limites não são fixos.

A terceira lição é que a democracia nunca nasce da guerra. Um golpe é uma ação de guerra, não apenas em razão do emprego da violência, como acreditam tolamente os que acham que guerra é o conflito violento (e este tema já foi tratado no texto A democracia nunca nasce da guerra e, mais resumida e incisivamente, no artigo Quinze declarações sobre a guerra). Por mais que um governo esteja engajado em um processo de autocratização d0 regime político, uma guerra movida contra ele não obterá como resultado a sua democratização.

O que não é o caso, ao contrário do que muita gente afirma, da Tunísia, do Egito e de outros países cujas populações se sublevaram na chamada Primavera Árabe. Ali não foi guerra o que aconteceu. Não houve contingentes armados, destacamentos de combate que se mobilizaram para derrubar governos autocráticos. Foram grandes enxameamentos de pessoas, um incremento súbito e surpreendente da interatividade social que constelou multidões nas ruas e aumentou a fermentação na base da sociedade. E os resultados foram claros: as sociedades onde ocorreram essas revoluções (sociais, stricto sensu) se democratizaram mais e não menos. É o caso, inconteste, da Tunísia. O mesmo ocorreu no Egito: embora os sublevados que derrubaram Mubarak (o ditador reinante) em 11 de fevereiro de 2011 e, inclusive, Morsi (o protoditador que foi “democraticamente” eleito) em 30 de junho de 2013, não tivessem tomado o poder (que recaiu nas mãos dos militares), o fato do poder (de Estado) não ter sido “tomado” pela sociedade sublevada não significa que não tenha ocorrido um vigoroso processo de democratização (na sociedade). Pelo contrário, o que aconteceu foi uma prova de que não havia um destacamento guerreiro, um grupo querendo dar um golpe de força para se apossar do governo.

Outro exemplo eloquente é a Síria. Os sublevados contra Assad em janeiro de 2011 não fizeram guerra nenhuma contra ele. Pelo contrário, foi Assad que iniciou a guerra para matar a rede (que é o objetivo de qualquer guerra) e interromper o processo de democratização da sociedade que estava sendo desencadeado pelas manifestações sociais.

A incompreensão das raízes sociais da democracia – ou seja, do condicionamento recíproco entre padrão de organização (social) e modo de regulação (político) – tem levado várias pessoas a questionar a validade da democracia diante de eventos como o recente e frustrado golpe turco.

Vamos examinar um exemplo. Uma pessoa publicou ontem, no grupo aberto Dagobah do Facebook, a transcrição do seguinte post de Mauricio Noblat, também no Facebook:

Eis como a democracia foi deformada ao ponto de ser irreconhecível. Digamos que um líder democraticamente eleito se torne um tirano e condene sua população a um horror nível URSS, Coréia do Norte, Venezuela, Cuba ou Alemanha Nazista. Ainda sim deve se encarar os fatos de modo a preservar primeiramente a democracia em detrimento das pessoas, como se a democracia fosse um valor em si mesmo superior a todos os outros? Claro que não. Democracia é um método de escolha dos representantes, que em sociedades estáveis politico e institucionalmente se adota por ter provado ser o menos imperfeito dos modelos. Em dados momentos históricos de cada povo se terá as condições ideais para um democracia como base do pacto social que rege os homens daquele lugar. Em outros momentos históricos não será viável a democracia, esta terá que ser quebrada em prol de retirar tiranos que se apropriaram do modelo e subvertem-o, usando a democracia exatamente para destruí-la. Sempre que grupos revolucionários assume o poder deformam o sistema e as leis usando a farsa de terem sido eleitos democraticamente como passe livre para destroçar os indivíduos. A democracia não é um valor em si mesmo, não é atemporal e aplicável a qualquer momento histórico. Em dados momentos deve se agir de todos as formas para se libertar as pessoas da tirania que nos dias de hoje se esconde na roupagem democrática. Destituir um Hitler, intervir numa Coréia do Norte, em Cuba, Venezuela e em tantos regimes anti humanos não viola a democracia e exemplificam o quão delicada é esta como valor. A democracia como valor só é viável em momentos de solidez institucional. Não, a democracia não é um dado atemporal e constante na história humana, apenas é o melhor ( menos pior) método de representatividade em períodos de prosperidade política,moral e institucional. Sem resguardar princípios e valores intrínsecos ao conceitos clássico de democracia, esta é apenas uma farsa.

O texto acima é um exemplo perfeito e acabado de analfabetismo democrático (e é – mesmo que não intencionalmente – uma profissão de fé na autocracia).

Em primeiro lugar toma a democracia como um modelo de governo (quando ela é – geneticamente – um processo de democratização, quer dizer, de desconstituição de autocracia).

Em segundo lugar confunde democracia com eleição (esquecendo todos os outros critérios sem os quais apenas a eletividade não basta para caracterizar um regime como legitimamente democrático).

Em terceiro lugar, deriva dessas duas premissas incorretas a conclusão de que a democracia não é um valor em si mesmo (confundindo o valor universal do modo de regulação não-guerreiro com algum conteúdo substantivo, como “princípios e valores intrínsecos”) e que, portanto, a democracia só seria “viável em momentos de solidez institucional” (o que é uma gravíssima afirmação anti-democrática: pois então, neste caso, teríamos que ter autocracia durante o tempo suficiente para construir uma “solidez institucional” para, só depois, podermos ter democracia).

Voltamos aqui à crença autocrática (repetida por castristas e por todos os estatistas de esquerda) de que a democracia é uma espécie de luxo (verbalizada não raro por meio da pergunta impertinente e sórdida: de que adiante ter democracia se o povo passa fome?) ou de que precisamos primeiro alcançar patamares de igualdade e equidade para, só depois, podermos exercitar a liberdade (ou seja, até lá, até alcançarmos um excelente patamar civilizatório, o caminho deverá ser autocrático, como se a democracia fosse uma sociedade ideal, uma utopia igualitária que, para ser alcançada, merecesse um ditador benevolente, um guia genial autocrático condutor dos povos para o reino da liberdade e que exigisse dos seus conduzidos a privação presente das suas liberdades individuais e coletivas em nome de uma imaginária liberdade para todos a ser alcançada no futuro).

Voltamos aqui à temática do déspota esclarecido (aquele capaz de construir a nação – ou pior, o Estado – preparando-a, por vias não-democráticas, para a democracia).

Voltamos aqui à velhíssima problemática da década de 1970, de se um país está ou não está preparado para a democracia. Amartya Sen, como se sabe, desconstituiu o falso problema ao dizer que a questão não se colocava na medida em que todos os países se preparam através da democracia. Ou seja, como já havia percebido John Dewey, a democracia é meio e fim: só se pode atingir democracia por meios democráticos. Porque a democracia (como modo pazeante de regulação de conflitos e não modelo de sociedade ideal) não é o porto, o ponto de chegada e sim o modo de navegar que desconstitui autocracia (agora, no presente, e não em qualquer futuro imaginário).

Por tudo isso, o recente golpe turco, embora com consequências lamentáveis para a democracia na Turquia, na região e no resto do mundo (sim, porque a reação de Erdogan à patuscada militar acabou tendo que contar com o apoio das grandes potências democráticas, dos Estados Unidos e da Europa), pode nos servir, pelo avesso, como uma rica lição de democracia.

 

 

 

171 Comments

Leave a Reply
  1. whoah this weblog is excellent i really like reading your posts.
    Stay up the great work! You recognize, a lot of persons are hunting
    around for this information, you could help them greatly.

  2. Während der großen Hungersnot in Irland (1845-50) entsendete das Osmanische Reich eine kleine Flotte mit Lebensmitteln zu den britischen Inseln. Obwohl die englische Regierung versuchte die Hilfssendung zu verhindern, durchbrach die osmanische Flotte eine Seeblockade der englischen Marine und löschte ihre Ladung in der irischen Hafenstadt Drogheda.

  3. I am really loving the theme/design of your web site.
    Do you ever run into any internet browser compatibility problems?
    A couple of my blog readers have complained about my blog not working correctly in Explorer
    but looks great in Firefox. Do you have any tips to help fix this problem?

  4. I just could not leave your site prior to suggesting that I actually enjoyed the standard info an individual
    provide for your guests? Is gonna be again ceaselessly to check out new posts

  5. Thanks a lot for sharing this with all people you actually recognize what you’re
    speaking about! Bookmarked. Please also consult with my site =).
    We could have a link trade agreement among us

  6. This is really fascinating, You’re a very professional blogger.
    I have joined your feed and look ahead to looking for extra of your wonderful post.
    Additionally, I have shared your site in my social networks

  7. Great beat ! I wish to apprentice at the same time as you amend
    your website, how can i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal.
    I have been a little bit familiar of this your broadcast provided shiny clear concept

  8. thePhilippinesCHAPTER20235Apeace accord entre le gouvernement philippin et le Front de libération MNLF MoroNational en Septembre 1996 ont ajouté aresolution à plus de trois décennies de conflit dans la région de Mindanao ofsouthern Philippines. La région, qui abrite la plus grande concentration-tion des musulmans du pays, a depuis fluctué de près de la paix à conflict.Many violent les organisations de la société civile, y compris les groupes religieux, ont des services pro-prévu pour aider à réhabiliter la région déchirée par la guerre, le développement un vari-ety des façons de travailler avec les donateurs internationaux et le développement organi-sations. LE CONFLICTEstablished que le Sultanat de Sulu en 1450, la prédominance Muslimstate de Mindanao a combattu les Espagnols pour quelque 333 ans et remainedfree jusqu’en 1898, lorsque les États-Unis ont acheté la

  9. garder vos voyages secret pour lui. Pour Whatman pourrait penser de permettre à une femme avec une telle richesse de cheveux à gowandering dans les pays étrangers? Maintenant, en supposant que vous avez perdu votre purseat minuit dans un train snowbound dans le nord de la Russie? Mais je nai la moindre intention, je began.I les dont dire que vous avez. Mais quand vous avez dit adieu à votre Dearman Je suis convaincu que vous aviez pas l’intention de venir ici. Mon cher, Iam une femme d’expérience, et je sais que le monde. Alors qu’il se trouve youhave une fièvre dans le sang. Votre cœur triste vole pour le confort de theseforeign terres. A la maison, vous ne pouvez pas supporter la vue de ce lit-il vide islike viduité. Depuis la mort de mon cher mari, je l’ai neverknown un peace.I d’heures comme des lits vides, je protestais ensommeillé, battant le pillow.That ne peut pas être vrai car il est

  10. For the reason that the YouTube video clips are posted here same like I also embed YouTube video code at my own web site, because it is effortless to take embedded code.
    [url=http://www.whorebutt.top/gallery/3214/young-chick-makes-her-tender-twat-soak-with-juice.html]Young chick makes her tender twat soak with juice[/url]

  11. Hi my friend! I wish to say that this post is awesome, nice written and include almost all significant infos. I would like to see more posts like this.
    [url=http://www.whorebutt.top/]Free Erotic Picture Galleries[/url]

  12. Its nice comical YouTube video, I every time go to go to see YouTube website in support of humorous videos, as there is much more data available.
    [url=http://rexuiz.top/]Rexuiz FPS Game[/url]

  13. I wanted to say Thank You for providing this information, youre doing a great job with the site if you get a chance would you help me make some changes to my site? Ill pay you for your help, you can find the link to my site in my name. Thank you!
    keen boots sale

  14. Simply desire to say your article is as astonishing.
    The clearness for your post is just spectacular and i can think
    you are knowledgeable in this subject. Well together with your permission allow me to clutch your feed to keep
    updated with drawing close post. Thanks one million and please
    carry on the enjoyable work.

  15. What i don’t realize is in fact how you’re no longer really much more neatly-appreciated than you may be right now. You are so intelligent. You understand therefore significantly when it comes to this matter, made me in my opinion imagine it from so many various angles. Its like women and men are not fascinated unless it’s something to do with Woman gaga! Your own stuffs outstanding. All the time maintain it up!
    [url=http://www.whorebutt.top/]Free Porn Picture Galleries[/url]

  16. Que frase… La idea fenomenal, brillante
    [url=http://www.whorebutt.top/gallery/2691/teenage-couple-having-horny-sex-on-the-living-room-couch.html]Teenage couple having horny sex on the living room couch[/url]

  17. Just a fast hello and also to thank you for discussing your ideas on this web page. I wound up inside your weblog right after researching physical fitness connected issues on Yahoo guess I lost track of what I had been performing! Anyway I’ll be back once again inside the potential to check out your blogposts down the road. Thanks!
    roberto cavalli online store

  18. I seriously love your website.. Excellent colors & theme.
    Did you build this website yourself? Please reply back as I’m trying to create my own website and would like to find out
    where you got this from or just what the theme is called.

    Kudos!

  19. Oui vous ГЄtes talentueux
    [url=http://www.whorebutt.top/gallery/3330/she-thinks-nobody-can-see-her-masturbating-in-the-field.html]She thinks nobody can see her masturbating in the field[/url]

  20. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog site?
    The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright
    clear concept

  21. I’m amazed, I have to admit. Rarely do I come across a
    blog that’s both equally educative and amusing, and without a doubt, you have hit the nail on the head.
    The issue is an issue that not enough people are speaking intelligently about.
    Now i’m very happy I came across this in my hunt for something regarding this.

  22. You must know, your post goes to the center in the issue. Your clearness leaves me wanting to know a lot more. merely so you know, i will instantly grab your feed to keep up to date with your website. Sounding Out thanks is purely my little way of saying bravo for a wonderful resource. Accept my nicest wishes for your inflowing article.
    montblanc fountain pen

  23. Hello there! Do you know if they make any plugins to help with Search
    Engine Optimization? I’m trying to get my blog
    to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Cheers!

  24. fantastic put up, very informative. I ponder why the other
    specialists of this sector do not realize this. You must proceed
    your writing. I’m sure, you have a huge readers’ base already!

  25. I’d like to thank you for the efforts you’ve put in penning this
    website. I am hoping to check out the same high-grade content from you
    later on as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now 😉

  26. Greetings I am so thrilled I found your blog page, I really found
    you by mistake, while I was browsing on Bing for something
    else, Regardless I am here now and would just like
    to say many thanks for a remarkable post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time
    to browse it all at the minute but I have bookmarked it and also included your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read
    much more, Please do keep up the superb work.

  27. I think this is among the most vital information for me. And i’m
    glad reading your article. But want to remark on few general things, The website style is wonderful,
    the articles is really nice : D. Good job, cheers

  28. Thanks for the auspicious writeup. It in fact was once a enjoyment account it.
    Look advanced to more added agreeable from you! By the way, how
    could we communicate?

  29. What i do not realize is in reality how you’re not really a
    lot more neatly-appreciated than you may be right
    now. You are so intelligent. You recognize thus significantly when it
    comes to this subject, produced me individually imagine it from numerous numerous angles.
    Its like men and women aren’t fascinated unless it is something to
    accomplish with Girl gaga! Your individual stuffs nice.
    At all times handle it up!

  30. What i don’t understood is if truth be told how you are no longer really a lot
    more smartly-appreciated than you may be right now.
    You’re so intelligent. You realize therefore considerably in terms
    of this subject, produced me in my opinion imagine it from
    so many varied angles. Its like women and men are not fascinated unless it’s something to accomplish with
    Lady gaga! Your own stuffs nice. All the time handle it up!

  31. I’m impressed, I have to admit. Rarely do I encounter
    a blog that’s equally educative and interesting, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head.
    The issue is an issue that too few men and women are speaking
    intelligently about. I’m very happy I found this during my
    search for something regarding this.

  32. Having read this I thought it was rather enlightening.
    I appreciate you taking the time and energy to put this informative article together.
    I once again find myself spending a lot of time both reading and posting comments.
    But so what, it was still worth it!

  33. Attractive section of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I get actually enjoyed
    account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your augment and even I
    achievement you access consistently quickly.

  34. Howdy! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for
    my comment form? I’m using the same blog platform
    as yours and I’m having difficulty finding one?
    Thanks a lot!

  35. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker
    who had been conducting a little research on this. And he in fact bought me breakfast simply because I discovered it for him…
    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanx for spending some time to discuss this topic here on your blog.

  36. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any
    widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something
    like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  37. Thank you for another informative web site. The place else may just I am getting
    that type of information written in such a perfect means?
    I have a challenge that I am just now working on, and I’ve been on the glance out for such info.

  38. Excellent post. Keep posting such kind of information on your site.
    Im really impressed by your blog.
    Hello there, You have performed an incredible
    job. I’ll definitely digg it and in my opinion suggest to my
    friends. I am sure they will be benefited from this web site.

  39. Hello! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d
    ask. Would you be interested in exchanging links or maybe
    guest writing a blog post or vice-versa? My
    site goes over a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each
    other. If you happen to be interested feel free to send me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Superb blog by the way!

  40. Write more, thats all I have to say. Literally,
    it seems as though you relied on the video to make your point.
    You definitely know what youre talking about, why throw away your intelligence on just
    posting videos to your weblog when you could be giving us something informative to read?

  41. Ive been meaning to read this and just never got a chance. Its an issue that Im very interested in, I just started reading and Im glad I did. Youre a excellent blogger, 1 of the very best that Ive seen. This weblog unquestionably has some facts on topic that I just wasnt aware of. Thanks for bringing this things to light.
    free marlboro coupons

  42. Can I make a suggestion? I feel youve bought something good here. But what should you added a couple links to a web page that backs up what youre saying? Or possibly you would give us one thing to take a look at, one thing that may connect what youre saying to something tangible? Only a suggestion. Anyway, in my language, there arent a lot good source like this.
    can you buy marlboro tobacco

  43. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could
    i subscribe for a weblog site? The account aided me a acceptable
    deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided brilliant transparent concept

  44. Very nice post. I simply stumbled upon your blog and wanted to say that I have really
    enjoyed surfing around your weblog posts. After all I’ll be
    subscribing in your feed and I’m hoping you write again soon!

  45. Great post. I used to be checking continuously this
    weblog and I’m impressed! Extremely useful info specially the
    remaining phase :) I take care of such info much.
    I was looking for this certain information for a
    very long time. Thank you and good luck.

  46. Hey, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it
    has some overlapping. I just wanted to give you a
    quick heads up! Other then that, fantastic blog!

  47. Very great post. I simply stumbled upon your weblog and wished to mention that I’ve truly
    loved surfing around your weblog posts. In any case
    I’ll be subscribing on your rss feed and I am hoping
    you write again very soon!

  48. Levitra Prix Baisse [url=http://xenical.ccrpdc.com/cheap-xenical-no-rx.php]Cheap Xenical No Rx[/url] Order Synthroid Online No Prescription Cialis Nicht Nehmen [url=http://zol1.xyz/zoloft-online-no.php]Zoloft Online No[/url] Can You Buy Cialis Online Cialis 33 Anos [url=http://cial1.xyz/cialis-viagra.php]Cialis Viagra[/url] Non Script Toradol Cialis Y Mujeres [url=http://kama1.xyz/buy-kamagra-jelly-online.php]Buy Kamagra Jelly Online[/url] Order Tadacip 10mg No Prescription Viagra Delle Donne [url=http://cialis.ccrpdc.com/cialis-online-prices.php]Cialis Online Prices[/url] Cialis 40 Mg Dosage Viagra Zollfrei [url=http://cial1.xyz/buy-cheap-cialis-site.php]Buy Cheap Cialis Site[/url] Is There Such Thing As Generic Viagra Sinequan [url=http://viag1.xyz/price-generic-viagra.php]Price Generic Viagra[/url] Kamagra Kautabletten Kaufen Cialis With Priligy Pills [url=http://accutane.ccrpdc.com/buying-accutane-online-safe.php]Buying Accutane Online Safe[/url] Venta Cialis Barcelona Online Pharmacy Thailand [url=http://cial5mg.xyz/cialis-5mg.php]Cialis 5mg[/url] Medrol Levitra Canada Price [url=http://zol1.xyz/generic-zoloft.php]Generic Zoloft[/url] Cialis Was Beachten Propecia Y Cerveza [url=http://kama1.xyz/cheap-generic-kamagra.php]Cheap Generic Kamagra[/url] Staxyn Price Compra Segura Viagra [url=http://cial1.xyz/get-cheap-cialis-online.php]Get Cheap Cialis Online[/url] Commander Lasix Ou Furosemide

  49. Magnificent goods from you, man. I have understand
    your stuff previous to and you’re just too fantastic.
    I really like what you have acquired here, really like what
    you are saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of
    to keep it smart. I can’t wait to read far more from you.
    This is actually a tremendous site.

  50. It is the best time to make some plans for the longer term and it is time
    to be happy. I have learn this submit and if I may I desire to suggest you some fascinating things
    or suggestions. Maybe you can write next articles referring to
    this article. I want to learn more issues about it!

  51. Everything published made a great deal of sense. But, what
    about this? what if you typed a catchier title? I ain’t
    saying your information isn’t good., but suppose you added a title that grabbed
    people’s attention? I mean Turquia: uma lição de democracia pelo
    avesso – DAGOBAH is a little plain. You ought to glance at Yahoo’s front page and watch how they create article headlines to get viewers to open the links.
    You might try adding a video or a picture or two to get people excited about what you’ve written. Just my opinion, it would bring your website a little
    bit more interesting.

  52. Good day very nice website!! Man .. Excellent .. Wonderful ..
    I’ll bookmark your site and take the feeds additionally?
    I’m glad to find numerous useful info here in the post, we need develop extra strategies on this regard, thank you
    for sharing. . . . . .

  53. I’m curious to find out what blog platform you’re
    using? I’m experiencing some minor security problems with my latest website and I would like to find something more safeguarded.
    Do you have any recommendations?

  54. We are a gaggle of volunteers and starting a new scheme in our community.

    Your web site offered us with useful information to work on. You have done a formidable process and our entire community shall be
    grateful to you.

  55. Hey there I am so delighted I found your web site, I really found you by accident, while I was looking on Askjeeve for something
    else, Anyways I am here now and would just like to say thank you for a fantastic post
    and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to look over it all at the moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be
    back to read a great deal more, Please do keep up the superb
    job.

  56. hello!,I like your writing very a lot! share we communicate more
    about your article on AOL? I need an expert on this house to solve my problem.
    May be that is you! Having a look forward to peer you.

  57. Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the
    images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.

  58. What’s up to every body, it’s my first pay a visit of
    this blog; this webpage includes awesome and in fact good information in favor of readers.

  59. Heya! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard work due to no back
    up. Do you have any solutions to protect against hackers?

  60. My partner and I stumbled over here different
    web address and thought I might check things
    out. I like what I see so now i’m following you.

    Look forward to going over your web page for a second time.

  61. I’m really impressed with your writing skills as smartly as with the format for your weblog.
    Is this a paid subject matter or did you modify it yourself?
    Either way keep up the excellent high quality
    writing, it is rare to peer a nice blog like this one today..

  62. Fantastic beat ! I wish to apprentice at the same time as you amend
    your web site, how could i subscribe for a weblog
    website? The account aided me a appropriate deal.
    I were tiny bit acquainted of this your
    broadcast offered shiny clear concept

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Deixe seu comentário