in

Para comprar o livro “Como as democracias nascem”

A partir das 12h00 do dia 11/07/2023 começou a venda do livro de Augusto de Franco, Como as democracias nascem: redescobrindo o papel inovador da democracia como regime político e como modo-de-vida. Uma edição de 2023 das Casas da Democracia.

A venda está sendo feita exclusivamente pelo site https://comoasdemocraciasnascem.org/

Assista abaixo um rápido depoimento (de menos de 2 minutos) sobre o livro.

O LIVRO

A democracia depende da continuidade de conversações democráticas. Se essas conversações cessarem (ou desanimarem), a democracia acaba (ou esmorece).As definições de democracia da atual ciência política, por mais precisas que sejam, não são capazes de empolgar as pessoas que não se dedicam a estudar teorias políticas, nem de animar novas conversações democráticas (algumas chegam a ser desanimadoras, como as que reduzem a democracia à troca eleitoral de governo sem derramamento de sangue).

Foi pensando nisso que escrevi o livro Como as democracias nascem: redescobrindo o papel inovador da democracia como regime político e como modo-de-vida. Para animar novas conversações democráticas.

Felizmente, centenas de pessoas (cujos nomes estão registrados no livro) deram apoio a esse projeto, permitindo que a publicação fosse editada de modo independente. Agora você pode comprá-lo aqui.

O QUE HÁ DE NOVO NESTE LIVRO

A primeira democracia nasceu em Atenas, como modo-de-vida antes de virar modo político de administração do Estado. Seu nascimento, como o nascimento de qualquer democracia, foi comunitário. Ela nasceu nas redes de conversações que se formaram na praça do mercado e em outros lugares dos quais não se tem notícia.

Mas só nasceu em espaços com condições de serem publicizados, quer dizer, não nasceu jamais intramuros, em alguma organização hierárquica privada, com dirigentes ou mestres, não nasceu em academias e liceus, como a platônica e o aristotélico, que obviamente vieram depois, mas nem mesmo antes, em centros de sabedoria, confrarias, irmandades ou sodalícios, como o pitagórico.

Mas depois de 322 a.C. a democracia ficou desaparecida por mais de dois mil anos. Quando os modernos a reinventaram, a partir do século 17, perderam parte do código original.

Para redescobrir as potencialidades criativas da democracia é preciso decifrar o seu código – não como regra do jogo, mas como o próprio jogo. O livro Como as democracias nascem sugere algumas decifrações.

Agora você pode adquirí-lo aqui.

PAGAMENTO

R$ 118,00 com Frete Grátis

Para adquirir o Livro basta fazer um PIX no valor de R$118 por livro na conta abaixo (não esquecendo de preencher os dados para a entrega). Para depósito em conta vá para o site.

Chave Pix:

59654e42-6df7-4ce0-bdf1-08e008ed39ba

QR Code

Depois de pagar é importante preencher os dados para a entrega no formulário próprio clicando aqui.

Meus artigos de junho de 2023 na Crusoé

As três ondas de democratização e de autocratização: uma nova abordagem