in

Tiranos e proto-tiranos no mundo em 2023

Nós, os democratas, existimos para nos inconformar com as tiranias. De qualquer cor. Seja a de Hitler ou a de Stalin. Seja a de Médici ou a de Fidel. Seja a de Maduro ou a de Bukele. Seja a de Erdogan ou a de Ortega.

A lista dos tiranos (e proto-tiranos) continua grande no mundo (e, infelizmente, está crescendo). Estudar a trajetória política desses líderes autoritários e as características dos regimes que comandam é um dos melhores exercícios para a aprendizagem da democracia. Seguem alguns exemplos.

Afewerki

Isaias Afewerki é o primeiro e atual presidente, e ditador, da Eritreia, cargo que ocupou desde a independência do país em 1991. Dirigiu a Frente de Libertação do Povo Eritreu à vitória em maio de 1991, encerrando assim 30 anos de guerra por independência.

Akhundzada

Hibatullah Akhundzada é um estudioso islâmico afegão, clérigo, jurista e atual líder supremo do Afeganistão. Ele lidera o Talibã desde 2016 e chegou ao poder com sua vitória sobre as forças apoiadas pelo Ocidente na guerra de 2001–2021.

Al Khalifa

Hamad bin Isa Al Khalifa é o atual rei do Barém (desde 2002), tendo sido previamente seu emir (desde 1999).

Aliyev

Ilham Heydar Aliyev é o atual presidente do Azerbaijão desde 2003.

al-Mashat

Mahdi al-Mashat é um político iemenita do movimento Houthi. Após a morte de Saleh Ali al-Sammad, em 19 de abril de 2018, tornou-se presidente do Conselho Político Supremo e chefe de Estado de facto nos territórios mantidos pelos houthis.

al-Menfi

Mohamed Yunus al-Menfi é um diplomata e político líbio. Em 5 de fevereiro de 2021, foi escolhido para ser o Presidente do Conselho Presidencial no Fórum de Diálogo Político da Líbia em Genebra na Suíça.

Assad

Bashar Hafez al-Assad‎ é um político sírio e o atual presidente de seu país e Secretário Geral do Partido Baath desde 17 de julho de 2000. Sucedeu a seu pai, Hafez al-Assad, que governou a Síria por 30 anos até sua morte.

Berdimuhamedow

Serdar Gurbangulyýewiç Berdimuhamedow é um político turquemeno, e atual presidente do Turquemenistão.

Bibi

Benjamin “Bibi” Netanyahu é um político israelense que serve atualmente como Primeiro-ministro de Israel desde dezembro de 2022. Ele ocupou a posição anteriormente duas outras vezes, de 1996 a 1999 e de 2009 a 2021. O regime de Israel continua sendo uma democracia liberal, apesar de Bibi ser um autocrata.

bin Salman

Mohammad bin Salman bin Abdulaziz Al Saud é o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, em Setembro de 2022 se torna o primeiro-ministro do Reino da Arábia Saudita e ex-ministro da defesa do país.

Bukele

Nayib Armando Bukele Ortez é um político e empresário salvadorenho. É o atual presidente da República de El Salvador desde 1 de junho de 2019, pelo partido populista de centro-direita Nuevas Ideias, sucedendo a Salvador Sánchez Cerén nesse cargo.

Canel

Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez é um professor universitário, engenheiro eletrónico e político cubano que serve como Presidente da República de Cuba desde 19 de abril de 2018, e como Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba desde 2021. Em 1987, entrou na União de Jovens Comunistas, e em 1993 aderiu ao PCC.

Chinh

Phạm Minh Chính é um político vietnamita e atual primeiro-ministro de seu país desde 5 de abril de 2021.

Erdogan

Recep Tayyip Erdoğan é um político turco, atual presidente da Turquia desde 28 de agosto de 2014. Anteriormente, ocupou o cargo de primeiro-ministro do país entre 14 de março de 2003 e 2014, tendo sido também prefeito de Istambul de 1994 a 1998.

Henry

Ariel Henry é um político e neurocirurgião haitiano, atuando como primeiro-ministro e presidente interino do Haiti desde 20 de julho de 2021.

Itno

Mahmud ibn Idriss Déby Itno é o Presidente do Conselho Militar de Transição do Chade e filho do então ex-presidente Idriss Déby. Anteriormente, foi o segundo no comando das Forças Armadas Chadianas na Intervenção no Mali.

Jong-un

Kim Jong-un é um político norte-coreano, que serve como Líder Supremo de seu país, desde 2011, e é líder do Partido dos Trabalhadores da Coreia, desde 2012. É o terceiro e mais jovem filho de Kim Jong-il com sua última esposa Ko Young-hee. Ele é neto de Kim Il-sung, o primeiro líder da Coreia do Norte de 1948 a 1994.

Khamenei

Saiyyid Ali Hosseini Khamene é um Marja’ duodecimano xiita iraniano que atualmente serve como Líder Supremo do Irã, desde 1989, quando sucedeu o Aiatolá Khomeini. Anteriormente, ele também foi presidente do Irã de 1981 a 1989.

Lourenço

Formado na Lenin Military-Political Academy (1978–1982), João Manuel Gonçalves Lourenço é um militar, historiador e político angolano, atual presidente de Angola desde 2017.

Lukashenko

Aleksandr Grigorievitch Lukashenko ou Łukašenka é um político bielorrusso. É o atual presidente da Bielorrússia. Eleito pela primeira vez em 20 de julho de 1994 e com mandato até 2001, foi sendo novamente reeleito.

Maduro

Nicolás Maduro Moros é um político venezuelano e atual presidente da República Bolivariana da Venezuela. Como vice-presidente, assumiu interinamente a presidência da República em 2012, logo após a vitória eleitoral de Hugo Chávez, em razão da grave enfermidade do presidente eleito.

Mayardit

Salva Kiir Mayardit é um político sul-sudanês, atual presidente do Sudão do Sul desde 2011. Nos anos de 1960, Kiir uniu-se aos rebeldes do sul na primeira guerra civil sudanesa.

Mbasogo

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo é um político e militar guinéu-equatoriano, atual presidente da Guiné Equatorial desde 1979, após depor seu tio, Francisco Macías, num golpe de estado militar.

Mirziyayev

Shavkat Miromonovich Mirziyoyev é um político uzbeque e atual presidente do Uzbequistão. Anteriormente, foi primeiro-ministro do Uzbequistão de 2003 a 2016. Após a morte do presidente Islam Karimov, ele foi nomeado pela Assembleia Suprema como presidente interino do Uzbequistão em 8 de setembro de 2016.

Modi

Narendra Damodardas Modi é um político indiano e atual 14º primeiro-ministro do seu país. É membro do Partido Bharatiya Janata.

Ndayishimiye

Évariste Ndayishimiye é um militar e político do Burundi, atual presidente do Burundi, desde 2020. Envolveu-se no Conselho Nacional de Defesa da Democracia – Forças de Defesa da Democracia, durante a Guerra Civil do Burundi, onde levantou as fileiras de sua milícia.

Orban

Viktor Mihály Orbán é um político húngaro que serve como primeiro-ministro da Hungria desde 2010, anteriormente tendo tendo ocupado o cargo de 1998 a 2002. Ele preside o partido nacional-conservador Fidesz, desde 1993, com uma breve pausa entre 2000 e 2003.

Ortega

José Daniel Ortega Saavedra é um político nicaraguense, atual presidente desde 2007. Foi presidente da Nicarágua entre 1979 e 1990 e voltou ao cargo em 2006, tendo sido reeleito em 2011, 2016 e 2021, essa última, com a prisão de diversos opositores e rejeitada pela grande maioria da comunidade internacional.

Putin

Vladimir Vladimirovitch Putin é um político russo, atual presidente da Rússia, além de haver servido como agente do KGB no departamento exterior e chefe dos serviços secretos soviético e russo, KGB e FSB, respectivamente.

Rahmon

Emomali Sharipovich Rahmon é um político tajique, presidente de seu país desde 20 de novembro de 1992. É de facto Presidente desde 1992 mas apenas assumiu oficialmente o posto em 1994 o qual ele ocupa até hoje. Emomali venceu 4 eleições consecutivas acumulando 28 anos no cargo de presidente.

Sen

Hun Sen é um político e ex-comandante militar, atual primeiro-ministro do Camboja, ocupando a posição de chefe de governo desde 26 de dezembro de 1984, sendo assim um dos líderes mais antigos do mundo. Ele também é o presidente do Partido do Povo Cambojano e membro da Assembleia Nacional por Kandal.

Sisoulith

Thongloun Sisoulith é um político laosiano, exercendo o cargo de presidente do Laos desde 2021. Anteriormente foi primeiro-ministro de 2016 a 2021, vice-primeiro-ministro de 2001 à 2016, assim como Ministro de Relações Exteriores de 2006 à 2016. É membro do politburo do Partido Popular Revolucionário do Laos.

Tokayev

Kassym-Jomart Kemeluly Tokayev é um político e diplomata cazaque e atual presidente do Cazaquistão desde 20 de março de 2019. Ele se tornou presidente interino após à renúncia de Nursultan Nazarbayev, em 19 de março de 2019 após 29 anos no cargo.

Touadera

Faustin-Archange Touadéra é um político centro-africano, atual Presidente da República Centro-Africana, desde 30 de março de 2016. Anteriormente, foi primeiro-ministro do país, de 22 de janeiro de 2008 a 17 de janeiro de 2013.

Xi Jinping

Xi Jinping é um político chinês que tem servido como Secretário-Geral do Partido Comunista da China, Presidente da Comissão Militar Central desde 2012 e Presidente da República Popular da China desde 2013. Xi tem sido, desde 2012, o líder político mais proeminente da China.

E não, a lista ainda não terminou

Ainda faltam na galeria acima os chefes de governo das autocracias eleitorais da Albânia, da Argélia, de Bangladesh, do Benin, de Burkina Faso, de Camarões, do Congo, de Djibouti, da República Democrática do Congo, do Egito, da Etiópia, de Fiji, do Gabão, da Guatemala, da Guiné Bissau, do Iraque, da Costa do Marfim, do Quirguistão, do Líbano, de Madagascar, da Malásia, da Mauritânia, de Moçambique, da Nigéria, de Papua Nova Guiné, do Paquistão, da Palestina (WB), das Filipinas, de Ruanda, da Sérvia, da Somalilândia, da Tanzânia, do Togo, da Tunísia, de Uganda, de Zanzibar, do Zimbabue. E das autocracias fechadas de Essuatíni, da Guiné, da Jordânia, do Kuwait, de Mali, do Marrocos, de Myanmar, de Oman, da Palestina (Faixa de Gaza), do Catar, da Somália, do Sudão, da Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

POPULISTAS QUE APOIAM TIRANIAS

A lista dos chefes de governo (e eminências pardas) propensos a se aliar a tiranias e proto-tiranias contra as democracias liberais também está crescendo no mundo de hoje. Em geral, essa lista é composta por populistas. Alguns exemplos.

Alberto Fernández (e Cristina Kirchner)

Alberto Ángel Fernández é um político, advogado e professor argentino, atual presidente da Argentina desde 2019. Filiado ao Partido Justicialista, foi eleito no primeiro turno da eleição de 2019 após derrotar o presidente Mauricio Macri, que tentava reeleição. Cristina Elisabet Fernández de Kirchner é uma política e advogada, atual vice-presidente da Argentina desde 2019. Foi presidente da Argentina de 2007 até 2015 e senadora pelas províncias de Santa Cruz e Buenos Aires.

Cyril Ramaphosa

Matamela Cyril Ramaphosa é um político, empresário, ativista e ex-líder sindical sul-africano, e o quinto e atual presidente de seu país desde 2018. Foi vice-presidente do governo do presidente Jacob Zuma, de 25 de maio de 2014 até 14 de fevereiro de 2018, quando Zuma renunciou à presidência.

Joko Widodo

Joko Widodo é um político indonésio que atualmente serve como presidente do seu país. Ele já havia sido governador de Jacarta e prefeito de Suracarta. Ele alcançou destaque nacional em 2009 por seu trabalho como prefeito de Suracarta.

Lee Hsien Loong

Lee Hsien Loong é um político de Singapura, atual primeiro-ministro de Singapura desde 2004. Ele assumiu a liderança do Partido da Ação Popular quando o ex-primeiro ministro Goh Chok Tong deixou a posição para se tornar o novo ministro sênior. Lee levou seu partido à vitória nas eleições gerais de 2006, 2011 e 2015. Não é bem populista e sim mais um proto-tirano.

Lopez Obrador

Andrés Manuel López Obrador, também conhecido como AMLO é um político mexicano e atual presidente do México desde 2018.

Luis Arce (e Evo Morales)

Luis Alberto Arce Catacora é um economista, contador, professor universitário e político boliviano, atual presidente da Bolívia após ter vencido as eleições gerais de 2020. Juan Evo Morales Ayma, é um político boliviano. Foi presidente da Bolívia por três mandatos consecutivos, de 2006 a 2019.

Lula (e Dilma Rousseff)

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, é um ex-metalúrgico, ex-sindicalista e político brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, é o 39.º presidente do Brasil desde 1.º de janeiro de 2023. Foi também o 35.º presidente da República, de 2003 a 2011. Dilma Vana Rousseff é uma economista e política brasileira. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, foi a 36.ª Presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016. Atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento, sediado em Xangai, na China, conhecido como Banco dos BRICs (uma articulação de autocracias e governos populistas i-liberais) – por indicação de Lula.

Xiomara Castro (e Manuel Zelaya)

Iris Xiomara Castro de Zelaya, nascida Iris Xiomara Castro Sarmiento é uma política hondurenha. Filiada ao Partido Liberdade e Refundação, é a presidente de Honduras desde 22 de janeiro de 2022. É mulher do populista Manuel Zelaya.

Meus artigos de julho de 2023 na Crusoé

Uma oposição que pede desculpas por ser oposição não cumpre um papel democrático